“Primeira viagem” do Metrô de São Paulo completou 50 anos

Composição com apenas dois vagões percorreu 500 metros na área do Pátio Jabaquara, dois anos antes do início da operação, em 1974
Primeira viagem teste no Metrô de São Paulo (Arquivo do Estado de São Paulo)

Nesta terça-feira foram completados 50 anos de um momento simbólico no transporte sobre trilhos no Brasil. No dia 6 de setembro de 1972 era realizada a primeira viagem de teste com um trem do Metrô de São Paulo, então em obras desde o final da década de 60.

O fato ocorreu no período do regime militar e, apesar da censura da época, existem alguns registros deste importante momento, tanto em imagens como em vídeos. A composição realizou a “viagem” dentro do Pátio Jabaquara, percorrendo apenas 500 metros de forma manual.

Estavam presentes no evento o presidente do Metropolitano, Plinio Assman, o prefeito de São Paulo, Figueiredo Ferraz, o governador do estado, Laudo Natel e o presidente da república, Emílio Médici que acionou um dispositivo que faria a partida do trem de forma “remota”, algo que na pratica ocorreu de forma mais analógica.

O canal do YouTube do Metrô de São Paulo tem o registro em vídeo deste momento

A composição utilizada nas viagens fazia parte da antiga Frota A que foi fabricada pela Mafersa sob licença da empresa americana Budd Company.

Algumas fotografias registram por um ângulo diferente parte do evento que marcou o início da operação experimental deste trem. As imagens fazem parte do acervo da Secretaria de Governo e foram disponibilizadas pelo Acervo Público do Estado de São Paulo.

O evento, mais político que técnico, ocorreu muito antes que a pioneira Linha Norte-Sul estivesse pronta para operação comercial. Durante os anos que se seguiram as composições seriam testadas continuamente.

Somente em julho de 1973 a primeira composição percorreria os 11 km entre as estações Jabaquara e Liberdade, parte do primeiro trecho da Linha 1-Azul. A operação comercial da linha ocorreu em 14 de setembro de 1974. Atualmente, após processo de modernização, a composição protótipo circula sob identificação I24.

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