Primeiras viagens de teste na extensão da Linha 5 devem ocorrer em maio

Testes que percorrerão o trecho entre as estações Adolfo Pinheiro e Brooklin devem ocorrer a partir do dia 10 de maio, segundo funcionários da obra
Estação Brooklin: primeiras viagens de testes sem passageiros em maio (Metrô)
Estação Brooklin: primeiras viagens de testes sem passageiros em maio (Metrô)

Nesta segunda-feira, 1º de maio, o Metrô fará, ao que tudo indica, um teste do sistema CBTC em condições semelhantes a encontrada em dias úteis, quando há a maior demanda da Linha 5-Lilás. Para isso, o ramal estará novamente fechado até às 15h30 – o serviço será atendido por PAESE. Se tudo der certo, a nova Frota P de trens deverá assumir a operação completa da linha durante maio, um preparativo para as futuras inaugurações do novo trecho.

Segundo o blog apurou, haverá também testes entre as estações Adolfo Pinheiro e Brooklin, incluindo a passagem por Alto da Boa Vista e Borba Gato, que devem ser inauguradas em julho, conforme promessa do governo. Essas primeiras viagem pelo novo trecho estariam marcada para começar a partir do dia 10 de maio, segundo funcionários da obra.

Para isso é preciso que o trecho seja energizado, o que deve estar perto de ocorrer já que o Metrô já tem autorização para utilizar a subestação Bandeirantes, que fornecerá energia elétrica para a linha.

Dois meses de correria

Se quiser mesmo abrir, mesmo quem em horário restrito, as novas estações da Linha 5, o governo terá de pressionar os consórcios a acelerar as obras das três estações. Mesmo Brooklin, a mais adiantada delas, ainda exibe muito trabalho a fazer. As portas de plataforma, também chamadas de PSD, não começaram a ser instaladas, embora seja possível abrir o trecho sem elas. Bloqueios e o SSO, por exemplo, também estão por ser trabalhados.

Já Alto da Boa Vista e Borba Gato, que são de responsabilidade do mesmo consórcio, estão bem mais atrasadas, sobretudo a última. Alto da Boa Vista já exibe o acesso em formato de concha assim como a estrutura básica do acesso secundário, enquanto o prédio técnico começa a receber acabamento. Internamente, ela está bem atrás de Brooklin. Já Borba Gato ainda trabalha nos acessos e na preparação para pavimentação do trecho da avenida Santo Amaro hoje ocupado pelo canteiro. Algumas escadas rolantes chegaram ao local nas últimas semanas. Os próximos dois meses deverão ser bem intensos.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. É realmente acho impossível deasas três estações estarem prontas,
    Fui a uma consulta médica que é próximo a Estação Borba Gato e pelo que vi falta muita coisa mesmo .
    Vamos ver se irá cumprir esse prazo eu duvido …
    Mandei um email para o metro, sobre a expansão até o Jardim Ângela eles disseram que no momento não há estudos e nem investimentos, e sim finalizar até a Chacara Klabin

  2. Danilo provalvelmente esse trecho entre Capao Redondo e Jardim Angela, estarar pronto entre os anos de 2025 ou 2030.

Comments are closed.

Previous Post

Nova identidade musical da Linha 4 causa surpresa em usuários

Next Post

Gestão Alckmin já revê prazos de entrega das estações da Linha 4

Related Posts