Como afirmos há pouco mais de dois anos, o que já havia se tornado uma “lenda urbana” está cada vez mais real. Neste sábado, 29 junho, o primeiro trem de monotrilho da Linha 17-Ouro chegou ao Brasil.
O navio Kong Que Song, que havia partido da China em meados de maio, aportou em Santos após um mês e meio no mar, trazendo a bordo a composição N01, a primeira de 14 unidades que irão operar no ramal.
Trata-se de um marco em um projeto que acumula anos e anos de atraso e vários questionamentos sobre sua viabilidade.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Segundo o Metrô de São Paulo, o trem será desembarcado neste domingo e passará então por procedimentos de liberação aduaneira antes de ter seus componentes carregados em caminhões que os levarão até o Pátio Água Espraiada.
Serão cinco carretas, que transportarão individualmente cada um dos carros do trem até a Zona Sul da cpaital. A logística inclui o transporte em horários específicos, de forma a reduzir os impactos no tráfego das rodovias e avenidas do trajeto.
Já no Bloco A, o maior prédio do complexo de manutenção, o trem N01 será remontado e passará por protocolo de testes a fim de obter o certificado de segurança e liberação para a operação.
Demanda de 100 mil usuário por dia
Até o final do ano o N01 ganhará a companhia do segundo do trem da BYD. Os demais 12 trens chegarão durante 2025 para estarem à disposição para operação a partir do primeiro semestre de 2026.
Se tudo correr bem, a Linha 17-Ouro finalmente começará a ligar duas linhas metroferroviárias (5-Lilás e 9-Esmeralda) ao Aeroporto de Congonhas, atendendo também outras cinco estações pelo eixo da Avenida Roberto Marinho.
Trata-se da primeira de três fases previsas no projeto, mas as demais ainda estão envoltas em mistério. Vez ou outra o governo as cita, mas também as omite no planejamento.
Com os trechos Morumbi-São Paulo-Morumbi e Washington Luis-Jabaquara, a Linha 17 poderá atender um número bastante grande de passageiros, incluindo regiões de mobilidade ruim como a Favela de Paraisópolis.
Por enquanto, a companhia diz que o ramal terá um movimento diário de 100 mil usuários por dia.
Bom Saber que o Trem da Linha 17 Já Chegou No Brasil! Agora Fica a Pergunta: Será Mesmo Que Vão Entregar a Linha em 2026 ou é só Falácia?
Tem funcionários nas obras suficiente para isso.
Pelo jeito, com a chegada do primeiro trem, podemos começar a acreditar que talvez um dia esta Linha comece mesmo a funcionar.
Durante este mesmo tempo em que o primeiro (e curto) trecho da Linha 17 encontra-se em atraso, lá na China já se construiram e entregaram milhares de kms adicionais de trem-bala.