Primeiro da Linha 17-Ouro do Metrô já está no Brasil

Monotrilho fabricado pela chinesa BYD aportou em Santos a bordo do navio Kong Que Song após um mês e meio no mar. Nos próximos dias, caminhões levarão composição até o Pátio Água Espraiada
O navio Kong Que Song chega a Santos com o primeiro trem da Linha 17 (CMSP)
O navio Kong Que Song chega a Santos com o primeiro trem da Linha 17 (CMSP)

Como afirmos há pouco mais de dois anos, o que já havia se tornado uma “lenda urbana” está cada vez mais real. Neste sábado, 29 junho, o primeiro trem de monotrilho da Linha 17-Ouro chegou ao Brasil.

O navio Kong Que Song, que havia partido da China em meados de maio, aportou em Santos após um mês e meio no mar, trazendo a bordo a composição N01, a primeira de 14 unidades que irão operar no ramal.

Trata-se de um marco em um projeto que acumula anos e anos de atraso e vários questionamentos sobre sua viabilidade.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Segundo o Metrô de São Paulo, o trem será desembarcado neste domingo e passará então por procedimentos de liberação aduaneira antes de ter seus componentes carregados em caminhões que os levarão até o Pátio Água Espraiada.

Um dos cinco carros do trem da Linha 17-Ouro
Um dos cinco carros do trem da Linha 17-Ouro prestes a ser embarcado na China (CMSP)

Serão cinco carretas, que transportarão individualmente cada um dos carros do trem até a Zona Sul da cpaital.  A logística inclui o transporte em horários específicos, de forma a reduzir os impactos no tráfego das rodovias e avenidas do trajeto.

Já no Bloco A, o maior prédio do complexo de manutenção, o trem N01 será remontado e passará por protocolo de testes a fim de obter o certificado de segurança e liberação para a operação.

Demanda de 100 mil usuário por dia

Até o final do ano o N01 ganhará a companhia do segundo do trem da BYD. Os demais 12 trens chegarão durante 2025 para estarem à disposição para operação a partir do primeiro semestre de 2026.

Se tudo correr bem, a Linha 17-Ouro finalmente começará a ligar duas linhas metroferroviárias (5-Lilás e 9-Esmeralda) ao Aeroporto de Congonhas, atendendo também outras cinco estações pelo eixo da Avenida Roberto Marinho.

Primeiro trem deveria ser desembarcado neste domingo (CMSP)
Primeiro trem deveria ser desembarcado neste domingo (CMSP)

Trata-se da primeira de três fases previsas no projeto, mas as demais ainda estão envoltas em mistério. Vez ou outra o governo as cita, mas também as omite no planejamento.

Com os trechos Morumbi-São Paulo-Morumbi e Washington Luis-Jabaquara, a Linha 17 poderá atender um número bastante grande de passageiros, incluindo regiões de mobilidade ruim como a Favela de Paraisópolis.

Por enquanto, a companhia diz que o ramal terá um movimento diário de 100 mil usuários por dia.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. Bom Saber que o Trem da Linha 17 Já Chegou No Brasil! Agora Fica a Pergunta: Será Mesmo Que Vão Entregar a Linha em 2026 ou é só Falácia?

  2. Pelo jeito, com a chegada do primeiro trem, podemos começar a acreditar que talvez um dia esta Linha comece mesmo a funcionar.
    Durante este mesmo tempo em que o primeiro (e curto) trecho da Linha 17 encontra-se em atraso, lá na China já se construiram e entregaram milhares de kms adicionais de trem-bala.

Comments are closed.

Previous Post
Luís Kolle, presidente da AEAMESP, durante apresentação da 30ª STMF (Jean Carlos)

AEAMESP fará a 30º Semana de Tecnologia Metroferroviária em novo espaço

Next Post
Linha 6-Laranja terá baixos intervalos (Jean Carlos)

Linha 6-Laranja transportará 51 mil passageiros no horário de pico, prevê LinhaUni

Related Posts