Após boa parte das obras civis do People Mover do Aeroporto de Guarulhos terem sido concluídas, o consórcio AeroGRU tem focado no trabalho de implantação dos sistemas que permitirão aos veículos da Aeromovel circularem no trajeto de 2,7 km de extensão.
Um desses sistema é o de portas de plataforma nas quatro estações da linha. O primeiro módulo de fachada, inclusive, foi instalado recentemente, conforme postagem da Aeromovel em suas redes sociais.
A primeira estação a contar com parte do equipamento instalado é a que servirá o Terminal 1 do aeroporto, que fica próximo à estação Aeroporto Guarulhos, da Linha 13-Jade, da CPTM.
“As portas são especialmente desenvolvidas para o sistema Aeromovel e atendem a todos os critérios de segurança e performance especificados para este tipo de transporte”, explicou a empresa.
O People Mover de Guarulhos deverá ser inaugurado no primeiro semestre deste ano e realizar a conexão dos três terminais do aeroporto com a malha metroferroviária de São Paulo.
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Ele substituirá o serviço de ônibus usado atualmente oferecendo mais capacidade e viagens mais rápidas, de até 6 minutos, com intervalos de partidas também a cada 6 minutos.
Cada veículo, com dois carros, será capaz de acomodar até 200 passageiros e malas. O embarque será feito em nível, facilitando o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida e também bagagens volumosas.
Oi Ricardo. Tem dois errinhos no texto. Um no subtítulo:
“Linha férrea que conectará *o Aeroporto de Guarulhos à Linha 13-Jade”
E no primeiro parágrafo:
“o consórcio AeroGRU tem focado no trabalho de implantação dos sistemas que permitirão *que os veículos da Aeromovel circulem no trajeto de 2,7 km de extensão.”
Abraços.
Oi Bruno, obrigado pela ajuda. Vou revisar, abraços!
Sempre às ordens! E obrigado pelo conteúdo do site! Abraços.
Boa tarde, Ricardo.
Gostaria de sugerir uma matéria, já citou linha 13 Jade da CPTM.
Desde o dia 8 de janeiro, um lado da Estação Aeroporto Guarulhos, encontra-se sem as telhas de um dos lados e toda chuva que possui molha parte da estação e com possibilidades reais de estragar elevadores, escadas rolantes e com riscos reais dos telhados caírem nas vias.
Todas as vezes que passo lá não há qualquer funcionário na hora de arrumar e deixar do jeito ideal.
Sem mais a dizer.
Atenciosamente: Carlos
Aguardo ansiosamente a extensão da linha 13, Jade, até o bairro de Bonsucesso…
Pode parecer pergunta de leigo, mas como funcionário do aeroporto ainda não entendi como vai funcionar esse sistema.
Pelos “trilhos” montados não é possível que dois veículos trafeguem ao mesmo tempo (como o metrô), ao meu ver o tempo de espera vai ser maior.
Existe alguma matéria aqui explicando isso por favor?
Olá, Gustavo, sua dúvida é pertinente. Nós não abordamos esse assunto no site ainda, mas é uma boa sugestão. Para entender o princípio, sugiro assistir esse curto vídeo do funicular de Luxemburgo. O conceito é o mesmo, um trecho duplicado no meio do traçado onde os trens se cruzam. https://www.youtube.com/watch?v=o6ERlfZFJdU
vai funcionar igual o bondinho do Rio de janeiro, só existe uma via, a mesma que sobe desce.. então como que não batem? ..resposta tem uma “puxadinho” , ou o um recuo ou uma segunda via… dessa forma um vem entra nessa vi a, e outro passa, e quem vem ao contrário, continua seguido depois que outro passar… veja os vídeos do bondinho do Cristo Redentor, que fica fácil de entender.
oi!! e simples, no meio do percurso tem uma coisa chamada bypass, onde a linha fica duplicada e os dois trens passam um ao lado do outro em sentido oposto 😉