Aguardada há quase cinco anos, a escavação dos túneis da Linha 6-Laranja do Metrô terá início nesta quinta-feira, 16 de dezembro. A Acciona, empresa que assumiu a Parceria Público-Privada (PPP) no lugar da Move São Paulo, colocará o primeiro ‘tatuzão’ em funcionamento após pouco mais de um ano de montagem.
A data, que coincide com o aniversário do governador João Doria, foi revelada pela Rádio Bandeirantes, mas ainda não confirmada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
Nesta terça-feira, a Acciona retomou a produção na fábrica de aduelas, localizada em Perus. O local fornece os anéis de concreto que são montados pelo shield a cada trecho que avança no subsolo. O consórcio anterior chegou a produzir boa parte das 60 mil aduelas necessárias para abrir os cerca de 15 km de túneis.
Com o início da escavação, as aduelas começaram a ser transportadas até o VSE Tietê, de onde o tatuzão partirá amanhã.
Segundo a Acciona, o processo de fabricação leva 28 dias entre a concretagem e a cura, quando as peças estão liberadas para serem usadas. Por dia, a fábrica pode produzir 27 metros de anéis, ou seja 15 conjuntos, cada um com nove segmentos.
Ainda de acordo com a empresa, a maior parte dos 120 funcionários será composto de mulheres, numa proporção de 70%.
O avanço da tuneladora sul permitirá que a Acciona comece a montar o segundo tatuzão, que escavará no sentido norte. Ele tem como principal diferença a roda de corte capaz de avançar sobre rocha, que constitui grande parte do trecho até próximo ao pátio Morro Grande.
Alguém saberia me dizer se a alimentação elétrica na linha 6 será terceiro trilho ou catenária rígida?
Olá, AA, será catenária. Abs
Na minha opinião, a catenária é superior ao terceiro trilho em vários aspectos.