A Acciona realizou a descida da roda de corte do primeiro tatuzão da Linha 6-Laranja até o fundo do poço VSE Tietê nesta terça-feira, 17. O evento, que serviu como palanque político para o governador João Doria, estava previsto pela construtora, como mostrou o site ontem.
A roda de corte nada mais é do que a peça frontal que faz a escavação dos túneis e que será instalada na estrutura principal da tuneladora de cerca de 100 metros de comprimento. Boa parte dos componentes já foi içado para o poço, onde é feita a montagem final.
Durante os discursos, o secretário Alexandre Baldy (Transportes Metropolitanos) tirou dos executivos da Acciona a promessa de que a tuneladora Sul começará a escavar até o dia 31 de dezembro deste ano.
A previsão é diferente da divulgada pela empresa em algumas ocasiões, que citava o mês de janeiro para o início de operação. a Acciona também confirmou abril de 2022 como o começo da escavação do segundo shield, em direção ao norte – nesse caso, a previsão anterior era para março do ano que vem.
Ainda segundo a empresa, a tuneladora sul, que escavará em direção à estação São Joaquim, levará 30 meses para percorrer cerca de 10 km, uma média diária de aproximadamente 10,5 metros de avanço. A Acciona havia afirmado que sua experiência no Metrô de Quito fazia crer que os trabalhos serão bastante velozes, no entanto.
Se o cronograma for cumprido, o tatuzão sul encerrará seus trabalhos por volta de junho de 2024, um ano antes da abertura da linha.
Em relação à tuneladora norte, que escavará um subsolo rochoso, a Acciona previu 17 meses de trabalho. A partir de abril de 2022, isso significaria chegar à estação Brasilândia por volta de setembro de 2023 num ritmo diário médio de 10,2 metros.
Licença da Cetesb
Baldy afirmou que existem hoje 3 mil funcionários na obra enquanto o direto da Acciona Brasil, André de Angelo citou 2.500 colaboradores. Ambos previram que o total de pessoas envolvidas na obra chegará a 9 mil no ano que vem.
O secretário dos Transportes Metropolitanos também confirmou que as últimas cinco estações devem ter suas obras iniciadas em breve, após o recebimento da licença da Cetesb, entre elas a Perdizes, citada como a última delas.
Cada hora falam uma coisa. Mas o que importa é que o ritmo das obras se mantenha assim, acelerado. Muito ansioso por essa linha.