No começo do mês de junho, o novo trem que prestará serviço na Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, será enfim revelado ao público que acompanha o noticiário do transporte sobre trilhos.
Nas próximas semanas, representantes da companhia devem viajar para a China, onde fica a sede da CRRC, fabricante responsável pelas composições da Série 2500, que devem prestar serviços na linha mais jovem da operadora.
O aviso de deslocamento da equipe consta em uma publicação do Diário Oficial do Estado. A publicação explica que a visita se trata da “Cerimônia de entrega do primeiro trem, cujo objeto é o serviço de projeto, fabricação e comissionamento de 8 trens de 8 carros cada, totalizando 64 carros para a Linha 13-JADE da CPTM”.
O trem deve prestar serviços no eixo entre Engenheiro Goulart e o Aeroporto de Guarulhos, assim como nos serviços Connect, entre o Brás e Guarulhos, além do serviço expresso, entre a Luz e o Aeroporto. Os novos comboios seguem com as mesmas caraterísticas dos novos trens da CPTM, com diferença que terão bagageiros à disposição de seus usuários.
A aquisição do material rodante foi feita em 2016 por meio de uma licitação, e foi vencida pelo consórcio Temoinsa-Sifang no valor de R$ 316,720.807,00. A Chinesa venceu a Hyundai – Rotem e Caf na concorrência pública.
Dança das cadeiras
Atualmente, cerca de seis trens da série 9000 prestam serviços na Linha 13, das 9 composição adquiridas. As outras 3 levam passageiros na Linha 11-Coral.
Há expectativa que a frota, antes exclusiva da Linha 11, passe a integrar outra ferrovia. Um deles, o trem T024, fez testes com passageiros na Linha 12-Safira.
E os Chineses agradecem aos brasileiros pelos empregos gerados na China atualmente não temos mais empresas nacionais que fabriquem trens. Viva o Brasil colônia.