Primeiro trem chinês da Linha 15-Prata é entregue

Composição da Frota S é uma das 19 encomendadas pelo Metrô à Alstom, mas que estão sendo fabricadas pela CRRC em Wuhu, na China
Trem S29 da Linha 15-Prata (CMSP)
Trem S29 da Linha 15-Prata (CMSP)

Nesta quarta-feira, 3 de julho, foi realizada uma cerimônia de conclusão e entrega do primeiro trem de monotrilho da Frota S, que será usada na Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo.

A composição foi fabricada pela CRRC Puzhen Alstom, em Wuhu, na China, onde ocorreu o evento, que contou com membros da companhia estatal.

O modelo Innovia 300 foi projetado originalmente pela canadense Bombardier, que montou 26 dos 27 trens em uma fábrica em Hortolândia, no interior de São Paulo.

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Após adquirir a Bombardier, a Alstom mudou de planos e estabeleceu uma joint venture com a gigante CRRC para estabelecer uma linha de montagem na China.

Cerimônia de conclusão e entrega do primeiro trem da Linha 15 na China
Cerimônia de conclusão e entrega do primeiro trem da Linha 15 na China (CRRC)

Ao contrário da primeira encomenda, o Metrô não exigiu que a produção do trem fosse feita em território nacional. Com isso os 19 trens do segundo pedido serão todos produzidos em Wuhu e virão de navio para o país.

Segundo o Metrô, será iniciado o processo de envio da composição que deve chegar ao Brasil até outubro, por meio de navio que embarcará do Porto de Shanghai com destino a Santos.

A previsão é que as 19 composições cheguem ao país até 2026. A encomenda atenderá a expansão da Linha 15-Prata, que terá as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, no sentido leste, além da estação Ipiranga, no sentido oeste.

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8 comments
  1. Será que as novas composições terão uma suspensão diferente dos trens da Frota M para que andem mais suave e sem muita trepidação ou será que é a mesma coisa com relação à frota mais antiga? Os trens são idênticos, praticamente os mesmos dos atuais, mas bem que poderiam ter essa diferença!

    1. Acredito q seja os trens, pq ja fizeram fresagem nas vias, e um tenpo atrás o Metrô estava queremdo colocar suspensão nos trens para evitar a trepidação

      1. Sim já foi feito matérias sobre as diferencas dos trens, a suspensão da frota S será parecida com a de trens convencionais sobre trilhos, a suspensão da frota M é um pouco diferente q foi prometida ser equivalente mas na prática parece q se provou tão equivalente assim

  2. Por que será que as coisas da L15 fluem tão mais rápido que na L17 se são o msm tipo de modal?

    1. Bom, tirando toda a treta desde o início da construção da linha, seja com empresa abandonando a obra, outra aplicando recurso, assumindo e fazendo o mesmo, empresa falindo que não construiu os trens, outra já em estado de falência aplicando recurso contra a vencedora…

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