Nesta quarta-feira, 3 de julho, foi realizada uma cerimônia de conclusão e entrega do primeiro trem de monotrilho da Frota S, que será usada na Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo.
A composição foi fabricada pela CRRC Puzhen Alstom, em Wuhu, na China, onde ocorreu o evento, que contou com membros da companhia estatal.
O modelo Innovia 300 foi projetado originalmente pela canadense Bombardier, que montou 26 dos 27 trens em uma fábrica em Hortolândia, no interior de São Paulo.
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Após adquirir a Bombardier, a Alstom mudou de planos e estabeleceu uma joint venture com a gigante CRRC para estabelecer uma linha de montagem na China.
Ao contrário da primeira encomenda, o Metrô não exigiu que a produção do trem fosse feita em território nacional. Com isso os 19 trens do segundo pedido serão todos produzidos em Wuhu e virão de navio para o país.
Segundo o Metrô, será iniciado o processo de envio da composição que deve chegar ao Brasil até outubro, por meio de navio que embarcará do Porto de Shanghai com destino a Santos.
A previsão é que as 19 composições cheguem ao país até 2026. A encomenda atenderá a expansão da Linha 15-Prata, que terá as estações Boa Esperança e Jacu Pêssego, no sentido leste, além da estação Ipiranga, no sentido oeste.
Ótima notícia!
Será que as novas composições terão uma suspensão diferente dos trens da Frota M para que andem mais suave e sem muita trepidação ou será que é a mesma coisa com relação à frota mais antiga? Os trens são idênticos, praticamente os mesmos dos atuais, mas bem que poderiam ter essa diferença!
Como teve uma nova nomenclatura, é provável q haja alguma diferença em relação a frota M.
Acredito que a questão da trepidação não tenha tanto a ver com os trens e sim com as vias…
Acredito q seja os trens, pq ja fizeram fresagem nas vias, e um tenpo atrás o Metrô estava queremdo colocar suspensão nos trens para evitar a trepidação
Sim já foi feito matérias sobre as diferencas dos trens, a suspensão da frota S será parecida com a de trens convencionais sobre trilhos, a suspensão da frota M é um pouco diferente q foi prometida ser equivalente mas na prática parece q se provou tão equivalente assim
Por que será que as coisas da L15 fluem tão mais rápido que na L17 se são o msm tipo de modal?
Bom, tirando toda a treta desde o início da construção da linha, seja com empresa abandonando a obra, outra aplicando recurso, assumindo e fazendo o mesmo, empresa falindo que não construiu os trens, outra já em estado de falência aplicando recurso contra a vencedora…