O primeiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro fabricado pela empresa chinesa BYD deverá entrar em fase de testes em breve. A partir de 2025, a primeira composição já poderá ser vista em suas primeiras movimentações pelo ramal.
Os trens, como de costume, deverão passar por uma bateria de testes internos, denominados de testes estáticos.
Nesta primeira fase será realizada a inspeção e aferição das peças, funcionamento de itens como ar-condicionado, ligações entre carros e equipamentos eletrônicos do trem.
Já nos testes dinâmicos o trem começará a se movimentar. Geralmente são testados esforços de tração, frenagem e aceleração.
A primeira parte dos testes dinâmicos ocorrerá em um trecho de 100 metros, possivelmente dentro do Pátio Água Espraiada.
Superada esta etapa, o trem deverá circular no trecho principal ou operacional. Segundo o governo do estado, os trens deverão ser testados entre as estações Vereador José Diniz e Vila Cordeiro, passando pela Estação Campo Belo.
A região de 1,2 km seria ideal principalmente pela ausência de aparelhos de mudança de via, permitindo maior velocidade. O terceiro e quatro trilhos estão sendo instalados a partir desta região, uma vez que a recepção de energia do trecho ocorre em Campo Belo.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Após a finalização dos testes, o primeiro trem estará em condições de operar. Cabe citar que a operação da linha está condicionada ao término da implantação das estações e de alguns sistemas.
“Preterido” significa rejeitado. No caso do trecho citado, presumo que ele seja o “escolhido”.