Primeiro trem movido a hidrogênio do mundo começa a operar

Trens Coradia iLint, fabricados pela Alstom, já operam na Alemanha
Trens Coradia iLint, fabricados pela Alstom, vão substituir modelos movidos a diesel (Alstom)

Os primeiros trens de passageiros movidos a hidrogênio do mundo começaram a operar nesta quarta-feira (24) na Alemanha, abrindo caminho para novas possibilidades de propulsão no transporte ferroviário.

São no total 14 trens Coradia iLint, fabricados pela Alstom, que fazem a ligação entre quatro cidades no norte da Alemanha, na região de Bremen e Hamburgo, com baixo nível de ruído e emitindo apenas vapor e água condensada.

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Os trens vão substituir modelos que ainda operam com diesel. Segundo a Alstom, cada 1 kg de hidrogênio gera energia equivalente a cerca de 4,5 litros de diesel.

Um tanque cheio permite que a célula de hidrogênio produza energia elétrica para percorrer cerca de 1.000 quilômetros, o que significa que o comboio pode rodar um dia inteiro na rota sem reabastecer.

Reabastecimento de hidrogênio em trem na Alemanha (Alstom)

Neste trajeto, o trem movido a hidrogênio viaja a velocidades de 80 km/h a 120 km/h, mas pode atingir uma máxima de 140 km/h.

A Alstom realizou um teste de dois anos dos trens a hidrogênio na região e já tem outros três contratos assinados. Além da linha que estreia hoje, mais 27 trens Coradia iLint vão operar em Frankfurt. Os outros dois contratos são na Itália e França.

O desenvolvimento da tecnologia teve financiamento do governo alemão, que busca substituir ao longo dos próximos ano parte da frota de 4 mil trens que ainda não estão eletrificadas.

Ainda não há indícios de uso de trens a hidrogênio no Brasil, mas o combustível alternativo já vem sendo testado em frotas de ônibus com tecnologia nacional.

Ponto de reabastecimento de hidrogênio na Alemanha (Alstom)

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  1. A Marcopolo, junto com a Eletra, a Voith e outras empresas, teriam a capacidade de produzir trens assim e diversas rotas regionais onde o BNDES já tinha feito até estudos onde constatou a viabilidade de trens desse tipo interligando as principais cidades de alguns estados brasileiros e que poderiam ser implantados diminuindo custos de eletrificação e tirando trens a diesel poluidores! Eu sou a favor de que haja implantações de trens desse tipo no Brasil, seria muito interessante e induziria o desenvolvimento de várias cidades!

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