As obras do People Mover do Aeroporto de Guarulhos se encaminham para a reta final, com um certo atraso em relação aos planos originais.
Ainda assim, o consórcio AeroGRU está bem próximo de concluir as algumas etapas importantes como a estação no Terminal 2 e alguns sistemas e equipamentos da linha ferroviária.
Outro marco perto de ser atingido é o comissionamento dos dois primeiros veículos Aeromovel, fornecidos pela Aerom.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A empresa anunciou em suas redes sociais nesta semana que eles estão na etapa final de testes antes de serem liberados para aprovação. O terceiro veículo, na cor laranja, no entanto ainda não foi entregue.
Nem o consórcio nem a GRU Airport, concessionária do aeroporto e que é responsável pelo projeto, divulgam datas exatas de inauguração.
O CEO da Aerom, Marcus Coester, chegou a afirmar que o sistema começará a funcionar em operação assistida em um trecho menor e ser expandido à medida que os testes evoluam.
Previsão furada
Já o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tem repetido a postura do seu antecessor, João Doria, e tratado o People Mover como um projeto do estado de São Paulo.
Como se sabe, a implantação da linha que ligará os três terminais do aeroporto à Linha 13-Jade da CPTM é de responsabilidade do governo federal, do qual o próprio Tarcísio participou na gestão passada.
Os recursos que bancam o projeto são oriundos da outorga paga pela GRU Airport pela concessão e que foram liberadas pela União para financiá-lo. Ao estado coube apenas apoiar os estudos e ajudar na conexão com a malha metroferroviária.
Apesar disso, Tarcísio anunciou meses atrás que o People Mover estrearia em agosto, o que não ocorreu. Segundo alguns sites, o governador disse recentemente que o sistema estreará em dezembro.
Portanto, vale desconfiar da previsão e esperar pelo anúncio oficial de quem está realmente à frente do projeto.
Bom o seu artigo,porem nem o governo federal se preocupou com o Aeroporto de Guarulhos, sempre jogado as traças o aeroporto mais importante , senão um dos
mais importantes da América do Sul. Cabe lembrar que a obra é bem complexa e não se faz do dia para noite.
Como bem lembrado na matéria, a obra eh fruto do trabalho de Tarcísio e equipe de Paulo Guedes quando estavam na gestão federal. Hoje ambos estão na gestão estadual fazendo um excelente trabalho no quesito transporte sobre trilhos. Claro que herdaram muita coisa do Dória, mas vale aí o crédito pelo o que estão fazendo pela expansão do sistema.