“Primo” do People Mover de Guarulhos, Trem do Pampa começa a operar no Sul

Veículo Leve Sobre Trilhos da Marcopo Rail, Prosper guarda semelhanças com o Aeromovel que será usado no aeroporto paulista, mas utiliza propulsão diesel-hidráulica
O VLT Prosper do Trem do Pampa
O VLT Prosper do Trem do Pampa (Marcopolo)

Ainda em vias de recuperar o protagonismo do transporte ferroviário regional, o Brasil ganhou mais uma linha férrea, desta vez no Rio Grande do Sul.

O chamado Trem do Pampa dará início às viagens turísticas entre as cidades de Sant’Anna do Livramento e Palomas, num trajeto de 20 km.

A ferrovia é um projeto da Giordani Turismo, também responsável pelo “Trem do Vinho”, uma Maria Fumaça que percorre o roteiro nas Serras Gaúchas a partir de Bento Gonçalves.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Mas nesse caso há uma diferença importante, o uso de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nacional, o Prosper, da também gaúcha Marcopolo Rail.

Veículo foi fornecido pela Marcopolo Rail
Veículo foi fornecido pela Marcopolo Rail

Parece com o People Mover de Guarulhos

O veículo de dois carros possui semelhança com outro modelo, o Aeromovel que será usado no People Mover do Aeroporto de Guarulhos.

Mas em vez de propulsão pneumática, o Trem do Pampa é movido por um sistema diesel-hidráulico.

“Esse produto reforça o nosso compromisso em ser protagonista no desenvolvimento soluções de transporte de passageiros de alta capacidade, inovadoras e tecnológicas. O início dessa operação consolida a atuação da Marcopolo Rail e demonstra a versatilidade da companhia para atender aos diferentes segmentos ferroviários, sejam eles turísticos, intercidades ou urbanos seja no Brasil ou no exterior”, disse Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Trem percorrerá trecho de 20 km aos sábados por enquanto
Trem percorrerá trecho de 20 km aos sábados por enquanto

Segundo a organização do serviço, a primeira viagem está marcada para o sábado, 20 de julho, passeio que será repetido no sábado seguinte, 27 de julho. O valor do bilhete é de R$ 135 e o passageiro desfrutará de uma experiência um tanto diferente do usual.

Além da paisagem dos pampas, a viagem incluirá música a bordo e degustação de vinhos produzidos na região de Campanha.

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
5 comments
  1. amei o design apesar de achar os carros individuais muito longos e dao um aspecto meio estranho nas curvas
    mas te amo marcopolo rail agora cria um metro ai pra podermos usar mais marcas nacionais

  2. Muito bacana!
    Este modelo de VLT seria ideal também pra linhas regionais e turísticas de baixas e médias demandas, exatamente pelo seu baixissimo custo operacional quando comparado a trens convencionais.

  3. Eu entrei em um mockup do Prosper VLT da Marcopolo na Feira Negócio nos Trilhos da Revista Ferroviária no Expo Imigrantes no final de 2022, também no mockup do people mover de Guarulhos e gostei dos veículos por dentro e por fora! No caso do Prosper VLT as poltronas do tipo ônibus rodoviário são macias e confortáveis, a sensação no salão de passageiros é agradável e acredito que se a Marcopolo promover bem seus produtos ferroviários poderá ter chances de vencer suas concorrências para alguns sistemas no país em expansão e modernização, pois no Piauí o governo de lá diz que precisa adquirir novos VLTs para o Metrô de Teresina, a SuperVia diz que precisa para os ramais a diesel e no caso da Baixada Santista com as expansão para Samaritá, na área continental de São Vicente e para o Guarujá via túnel, a EMTU vai precisar também e a Marcopolo diz que tem a capacidade de produzir elétricos!
    Eu acho que se o Rio de Janeiro pretender mesmo expandir sua rede de VLT também pode ser um mercado interessante e se um dia o de Brasília sair do papel também, mas a concorrência com as empresas estrangeiras já consolidadas no mercado é grande, mas basta aprimorar mais ainda as manufaturas e ter alguma facilidade por parte do governo que a Marcopolo pode se dar bem, pelo menos para o Chile conseguiu exportar o Prosper VLT!

Comments are closed.

Previous Post
Contrato de concessão da Linha 7 teve contrato modificado (Jean Carlos)

EXCLUSIVO: Contrato do Trem Intercidades teve 87 modificações e “anexo fantasma”

Next Post
Trens das linhas 6-Laranja e 17-Ouro

Rede metroferroviária de São Paulo pode atingir 570 km até 2050, mostram mapas do governo

Related Posts