Princípio de incêndio atingiu trem da Linha 9-Esmeralda na noite da segunda-feira, 14

Incidente ocorreu na estação Granja Julieta e afetou operação no trecho. Concessionária afirmou que situação foi controlada
Incêndio atingiu trem da ViaMobilidade na noite da segunda-feira (redes sociais)
Incêndio atingiu trem da ViaMobilidade na noite da segunda-feira (redes sociais)

Um princípio de incêndio atingiu um trem na estação Granja Julieta, da Linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, na noite desta segunda-feira, 14,

De acordo com a concessionária, o incêndio foi controlado. ” Os clientes foram atendidos em segurança pelos Agentes de Atendimento da concessionária e seguiram viagem em outra composição”, disse a ViaMobilidade.

Durante o incidente, a operação ocorreu em via única entre as estações Granja Julieta e Morumbi, com intervalos maiores no local.

Curto-circuito do lado de fora do trem assustou passageiros
Curto-circuito do lado de fora do trem assustou passageiros (Reprodução)

Imagens que circularam nas redes sociais mostram um novo trem da Série 8900, fabricado pela Alstom, com uma área do teto pegando fogo próximo ao sistema de ar-condicionado e um pantógrafo.

Enquanto chegava na estação, os passageiros ficaram alarmados com o curto-circuito do lado de fora, mas não houve feridos.

A Série 8900 já conta com 35 trens entregues e será o principal trem das linhas 8 e 9, administradas pela ViaMoblidade. A fabricação das composições ocorre em Taubaté, onde o último trem está sendo finalizado.

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22 comments
  1. parabéns as privatizações em massa,falta de manutenção será?isso vai acontecer em breve nas linhas 11,12 ,13 e logo na 7 e 10,privatiza tudo que melhora (ironia)..quem sempre paga o pato é o passageiro ,enquanto os gravatas enchem o bolso de grana..Enel , Sabesp tudo mesmo caminho ..quem vota a favor de privatizações é muito leigo ou gente que não precisa dos serviços

    1. Ironia é ainda estarmos aguardando a Via Mobilidade oferecer um serviço decente.

      Ironia é ainda estarmos aguardando a Via Mobilidade, o Governo do Estado e a Polícia Civil apontarem os supostos sabotadores que causaram as falhas ocorridas na última greve.

      Mas acho que essas coisas não vão acontecer não é mesmo?

  2. Essa empresa não vai ficar muito tempo nessas linhas pelo jeito. Acho que vai chegar num ponto em que ela mesma vai entregar os pontos. Esse caso foi bem grave e vai repercutir muito, deixando a imagem dela pior do que já está. Fora que pelo visto já perdeu um dos trens novos, pois estragou até o teto dele. Catastrofe…

  3. nem vou falar nada, os vídeos já dizem tudo. vamos deixar os defensores da via fatalidade arrumar desculpas esfarrapadas para defender a empresa.

    1. O vídeo não fala nada, curtos elétricos são mais comuns do que você imagina, você como eletricista sabe a alta corrente que a continua possua né. pontos quentes são bem difíceis de se prever, imagina em equipamento novo, que nem chegou no tempo de revisão geral, falar é muito fácil.

      1. Comum? Nunca vi trem do metrô ou da CPTM pegando fogo. Não passe pano, sempre tem um problema novo e bizarro nessas linhas 8 e 9, a ViaImobilidade é um lixo! Linhas 4 e 5 só não sofrem o mesmo porque são novas. Do contrário, estariam na mesma.

        1. A CPTM circulou oito anos com trens sem freios até o acidente de Perus (2000).

          O primeiro acidente fatal por falha do metrô ocorreu em 2001 após uma evacuação de trem mal realizada matar uma passageira asfixiada por um incêndio no túnel entre Barra Funda e Deodoro.

          Não existe empresa imune aos acidentes e incidentes.

          1. o acidente da linha 11 coral foi um cobertor de um morador de rua jogado de cima da plataforma da luz. não deixa de ser uma falha da empresa, visto que permitiu tal ação, mas foi um vandalismo e não uma falha de sistema.

            “A CPTM circulou oito anos com trens sem freios até o acidente de Perus (2000)”

            se o trem circulasse sem freio, não ia conseguir nem parar na estação.
            o que aconteceu em Perus foi que o trem ficou sem energia elétrica por um bom tempo, com isso foi a pressão do freio foi caindo e como não tinha eletricidade para ligar o compressor, o trem ficou sem ar, e pro consequência, sem freio. também não haviam calços. a partir desse acidente, todos os trens passaram a usar calços, tanto para estacionamento quanto para situações desse tipo.

            todas as empresas metro ferroviárias estão sujeitas a acidentes e incidentes, isso é óbvio. mas o número de acidentes e a gravidade destes em tão pouco tempo de Viamobilidade não é algo normal.

            além disso, a concessão veio para melhorar, não veio para ser igual ou muito menos ser pior. então dizer que na CPTM aconteceu algo parecido em 1900 e bolinha não é justificativa. o projeto já nasceu errado, continua errado e vai terminar errado. a CCR entrou nesta concessão com uma politica de lucro máximo e gasto mínimo, não se esforça em resolver seus problemas de manutenção e operação, além de ver uma insatisfação geral de seus funcionários e uma debandada geral, e mesmo assim não melhora salários nem adota uma nova politica de valorização do capital humano. e como o “cliente” , que no caso é o GESP, é conivente, nada vai acontecer.

            eu sei que é difícil admitir para muitos entusiastas da privatização, mas esta concessão não deu certo.

        2. Comparar as empresas não é o carreto, o trem é novo o que deve ser apurado, houve sim, inclusive colisões na CPTM com mortes.

  4. É comum também ouvir “Não põem a mão no ferro não, não coloca a mão no ferro” dos agentes de segurança? Vc preso dentro de um trem soltando faíscas e ouvindo isso é aceitável ?

  5. É um incidente lamentável. Mas a atuação dos funcionários fez com que não tivessem feridos.

    É um trem novo. Caso seja falha no trem, a Alstom será penalizada. Caso seja falha de operação e manutenção, a Via mobilidade. Agora se foi sobrecarga, a culpa é da CPTM que não entregou a rede de energia com a capacidade projetada. Era para a a Linha 9 ter 44MW de capacidade. A CPTM enterrou 32 MW com a subestação Cidade Dutra incompleta. Mesmo assim garantiu nos documentos da concessão que era possível operar com 21 trens com a linha atual em horário de pico.

    Veremos se a iniciativa privada será transparente. Quando ocorre no Metrô e na CPTM, as causas nunca são reveladas e se perdem nas comissões internas das empresas (comissões que são herança da ditadura militar).

  6. O ódio se sobressai ao teor técnico, quantos só julgam mas de eletricidade nada entendem, quando Tesla disse que seria possível a distribuição ilimitada e gratuita de eletricidade mataram o cara, ou seja falam muito mas não sabem de nada. Viva Nicola Tesla pai da eletricidade alternada, aliás a do trem é contínua viu kkkkkkk.

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