Privatização do Metrô de São Paulo entra na mira do Grupo CCR, aponta relatório

Balanço geral do ano de 2024 mostra que o Grupo CCR está mapeando oportunidades de negócio e cita as quatro linhas sob operação da empresa
Concessão do Metrô entra na mira da CCR (Jean Carlos)
Concessão do Metrô entra na mira da CCR (Jean Carlos)

O Grupo CCR, atualmente o maior operador privado de sistema de passageiros sobre trilhos do Brasil, estuda novas oportunidades de expansão de seu portfólio no médio e longo prazo.

Apesar da ausência no leilão do Trem Intercidades São Paulo-Campinas, a companhia cita uma série de oportunidades futuras, entre elas a concessão das linhas 11, 12 e 13 com previsão de leilão em março.

A empresa, que já detém as operações das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, também mapeia oportunidades futuras apresentadas pelo governo do estado.

Concessão do TIC Sorocaba (Jean Carlos)
Concessão do TIC Sorocaba (Jean Carlos)

Para 2025, a CCR pretende mirar em dois leilões importantes, sendo eles o Lote ABC Guarulhos das linhas 10 e 14 e também o TIC Sorocaba que deverá ter consulta pública aberta em 2025.

O relatório da CCR ainda cita oportunidades futuras que podem passar os R$ 100 bilhões em investimentos como a concessão de todas as linhas do Metrô de São Paulo em três lotes (Linhas 1 e 20; 2, 15 e 22; 3 e 19).

Concessão das Linhas do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)
Concessão das Linhas do Metrô de São Paulo (Jean Carlos)

Os trens intercidades para São José dos Campos, Santos além dos VLTs de Sorocaba em Campinas também estão mapeados como futuras oportunidades.

Concessão do Metrô é citada em documento da CCR (CCR)
Concessão do Metrô é citada em documento da CCR (CCR)

A concorrência pelos ativos metroferroviários tem aumentado nos últimos anos com a entrada de novos participantes brasileiros e estrangeiros, estes últimos geralmente em parcerias com empresas nacionais.

Total
0
Shares
4 comments
  1. O METRO JÁ ESTA MUITO TEMPO RUIM ,BONS TEMPOS DO COMEÇO DA LINHA NORTE SUL (AZUL ) DE UMA UMA EPOCA PARA SE TORNOU UM VERDADEIRO DESASTRE,O MUNDO DO METRO COMEÇOU EM 1974, E NÃO EM 2022, QUANDO O TARCISIO ENTROU . O PROBLEMA É QUE SÓ A CCR QUER FATURAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Estação São Joaquim da Linha 6-Laranja em fevereiro de 2025

Prestes a receber o tatuzão, estação São Joaquim é que mais avançou na Linha 6-Laranja

Next Post

Linha 6-Laranja: Tatuzão Sul chega à estação São Joaquim

Related Posts