Programa SP nos Trilhos terá apoio técnico da CPTM e incluirá trens de carga

Decreto assinado no final de maio mostra que projeto terá integração de diversas secretarias, além de apoio especializado da CPTM. Coordenação do plano fica a cargo da Secretaria de Parcerias em Investimentos
Trens de carga estão dentro dos projetos SP nos Trilhos (Rob Dammers)
Trens de carga estão dentro dos projetos SP nos Trilhos (Rob Dammers)

O governo de São Paulo instituiu por meio de decreto o programa SP nos Trilhos que visa fomentar o transporte ferroviário no estado de São Paulo. O instrumento dá uma série de detalhes sobre o plano que deverá contar, inclusive, com o auxílio da CPTM.

O programa envolve a estruturação do transporte ferroviário de passageiros no estado. Além do que foi divulgado, o plano também inclui o transporte de cargas

Os três principais objetivos do programa são:

  1. Viabilizar alternativas de transporte sobre trilhos de média e alta capacidade aos municípios
  2. Fomentar o uso da malha existente, sobretudo a ociosa e de baixa capacidade
  3. Incentivo de soluções sustentáveis em termos socioeconômicos e ambientais com melhorias em aspectos de governança e eficiência.
Trem de carga passando pela estação Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)
Trem de carga passando pela estação Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)

Dentre os agentes envolvidos estão as secretarias de estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), Transportes Metropolitanos (STM), Turismo e Viagens (SETUR) e Parcerias e Investimentos (SPI), esta última que atua como coordenadora do programa.

As principais atribuições da SPI serão a avaliação ao arcabouço jurídico, prospecção de projetos, divulgação de municípios e elaboração de estudos de viabilidade em suas diversas disciplinas.

Os estudos poderão ser contratados por empresas especializadas e contar com apoios e parcerias firmadas por meio de convênios com entidades públicas. Caberá também à SPI o mapeamento de potenciais investidores.

José Efraim Neves, diretor do Grupo Comporte e Marcos Camelo, Gerente Geral de Ferrovias da TÜV Rheinland
Governo deverá atrair investidores (TÜV)

A SEMIL e SPT são parceiros para o apoio técnico nas ações coordenadas pela SPI, sobretudo no fornecimento de informações e dados para o planejamento do sistema de transportes.

A SETUR deverá fornecer apoio técnico para a SPI no que se refere ao fluxo de usuário e dados do turismo ferroviário no estado, mostrando que tal setor também poderá ser beneficiado.

A CPTM também será parte chave deste programa. Caberá à companhia a realização das seguintes atividades:

  • Identificação de áreas, linhas e infraestrutura ferroviária com potencial para novos projetos sobre trilhos, indicando os principais entes e municípios envolvidos.
  • Elaboração de estudos técnicos de viabilidade operacional para os projetos.
Rede de trens regionais proposta em 2013 (CPTM)
Rede de trens regionais proposta em 2013 (CPTM)

No que envolve a CPTM, o decreto delega que a Secretaria da Fazenda deverá adotar providências para o cumprimento das ações da estatal, o que pode representar aumento dos subsídios para potencializar a capacidade de trabalho da estatal.

O Metrô de São Paulo, empresa estatal que deverá ser incluída dentro do plano, não tem qualquer tipo de menção dentro do decreto, apesar da empresa estar encabeçada diretamente nos estudos de ampliação da rede metroviária com os projetos das linhas 16-Violeta, 19-Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom.

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  1. Mas como a CPTM vai dar apoio se ela é uma empresa notoriamente incompetente ?
    Principalmente na área de projetos e estudos nunca conseguiu Fazer nada, seus quadros técnicos são muito fracos e mau acostumados

    1. é tão incompetente que o CEO da viamobilidade é ex diretor da CPTM.

      até hoje a turma do ” privatiza que melhora ” não me respondeu essa pergunta.

      1. O CEO da ViaMobilidade é oriundo da Fepasa e trabalhou na CPTM após a incorporação do trem Metropolitano na então nova estatal.

        Quadro próprio formado pela CPTM mesmo não há nenhum em cargo de destaque. Qualquer um que aparece é ex Fepasa ou ex Metrô.

        A unidade da Fepasa que cuidava do trem metropolitano fez em 3 anos o que a CPTM não conseguiu fazer em 30. E detalhe, a Fepasa fez mais obras com menos recursos.

        1. “Agora na manutenção diária do sistema, sempre falhou. Mesmo com dinheiro em caixa suficiente, a CPTM manteve a cultura (herdada da CBTU e Fepasa) de realizar apenas manutenção corretiva no sistema. Daí esse relaxo com o sistema feito de forma deliberada pela CPTM fez com que o estado tivesse que reinvestir em obras em linhas e estações já modernizadas.”
          “Estatais ruins que não melhoram apesar de investimentos, devem ser extintas (a CPTM é um mero continuísmo da Fepasa e da RFFSA) e o estado realizar concessões, que preservam o interesse público.”
          Palavras suas. Você diz que a cultura herdada da Fepasa era um problema. Agora diz que quem veio depois é que não tinha competência.
          Quando você afirma que a CPTM recebeu muito dinheiro e não faz nada, essas pessoas ex-Fepasa e CBTU, inclusive o atual da viamobilidade, eram diretores. E na Comporte está vindo outra leva de ex-funcionários da diretoria da CPTM para exercer os mesmos cargos ou até maiores.
          Ou seja, você diz que CPTM é um mero continuísmo da Fepasa e CBTU, mas depois diz que quem era Fepasa era bom (???). Defende a ideia de que a equipe da CPTM é incompetente e que isso justifica a concessão, mas nas concessionarias a diretoria é oriunda da própria CPTM.

          1. Distorcer palavras é seu novo hobby?

            O setor da Fepasa responsável pelos subúrbios era ótimo em implantar projetos e péssimo em manter a ferrovia. A Fepasa implantou em 3 anos o que a CPTM não conseguiu implantar em 30.

            A CPTM é péssima em implantar projetos (todos inacabados) e péssima em manter a ferrovia

            O resto do seu comentário é mera distorção das minhas palavras.

    2. Como incompetente se a qualidade das linhas da cptm são absurdamente maiores doq eram na época em que a cptm as recebeu? Projetos e estudos não são somente expansões não, que incompetência são essas operando linha manualmente com intervalo de 210s?

    3. É preciso separar a capacidade de projetar com capacidade de executar.
      O projeto de trens regionais que o governo divulga é fruto dos estudos prévios e em curso na CPTM.
      A capacidade de execução é em muito atrelada a disponibilidade de caixa, financiamentos e vontade politica. Portanto nem tudo o que está no papel se concretiza no campo da realidade

  2. distorcer suas palavras? não, vc é quem distorce sua própria linha de raciocínio.

    copiei as tuas palavras. vc escreveu que a CPTM é um mero continuísmo da FEPASA e CBTU. vc disse que FEPASA e CBTU não investia em manutenção preventiva. vc disse inúmeras vezes que a CPTM é incompetente e que desperdiçou dinheiro. e que por isso deve ser extinta

    mas ainda não me respondeu que grande parte do corpo direitivo das concessionárias são ex funcionários da CPTM. e que o CEO da concessionária que vc defende fez parte da diretoria da CPTM ao qual vc tanto critica. tem a assinatura dele em vários projetos que vc disse q a CPTM desperdiçou dinheiro. até hoje vc não me respondeu isso. se resumiu a explicar a trajetória do sujeito e resolveu enaltecer a FEPASA que vc tanto criticou. a mesma FEPASA que segundo vc em vários de seus comentários, tinha um custo que ia quebrar o estado se não fosse dissolvida.

    vc defende concessões, com o discurso que a CPTM deve ser extinta por ter só gente incompetente, mas desconversa sobre o fato que as concessionárias vão contratar justamente essa mão de obra incompetente e manter o mesmo sistema, na verdade até pior, vide a viamobilidade.

    não tenho culpa se vc para defender seu ponto de vista, posa de senhor das informações, e depois se enrola em seu próprio discurso

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