A Linha 20-Rosa do Metrô deu mais um passo nos últimos dias para enfim deixar de ser uma promessa eleitoral.
Após a companhia celebrar o contrato com o Consórcio MNEPI Linha 20 na semana passada para produzir o projeto básico do ramal, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou a ordem de serviço para sua execução nesta quarta-feira, 5.
O projeto básico é uma das últimas etapas antes de a Linha 20 passar pela sua fase definitiva, quando são licitados o projeto executivo, as obras civis e os sistemas.
No caso do ramal que ligará o ABC Paulista à região da Lapa, em São Paulo, tudo leva a crer que teremos uma concessão em formato de Parceria Público-Privada (PPP).
Ou seja, com as informações levantadas pelo projeto básico, mais outros estudos como de potencial econômico e de ambiental, o governo poderá modelar a futura licitação de concessão, que deve ser feita em conjunto com a Linha 1-Azul.
O trabalho será dividido em dois lote, o primeiro, de maior demanda e com mais conexões, entre Santa Maria e Abraão de Morais, e o segundo, entre Cursino e Santo André, o ABC.
O consórcio terá 20 meses para concluir o projeto a partir da ordem de serviço, emitida nesta quarta-feira. Portanto, o prazo se encerrá por volta de outubro do ano que vem.
Pátio Capuava
Mesmo antes disso, o Metrô e a Secretaria de Parcerias em Investimentos, que coordena as concessões, já terão subsídios para definir o modelo econômico para a implantação da Linha 20-Rosa.
Uma das tarefas do MNEPI será decidir as características de estações, poços de ventilação e saída de emergência e pátios de manutenção.
Serão dois, um ao próximo à estação Santa Marina e o outro ao lado da futura estação ABC (antiga Pirelli), que atenderá as linhas 10-Turquesa e 14-Ônix.
Este último apareceu apenas na documentação do Lote ABC Guarulhos, que inclui os dois ramais da CPTM, mas sem grandes detalhes.
Ainda não está claro como a Linha 20 irá de Santo André até o chamado Pátio Capuava, que deve tomar o lugar do Pátio Rhodia.
Se não houver mudanças, a Linha 20 terá 33 km, 24 estações e demanda diária de quase 1,3 milhão de passageiros.
Boa notícia, espero que se concretize.