O Metrô de São Paulo realizou a sessão pública de análise das propostas técnica e comercial para o projeto básico da Linha 20-Rosa nesta segunda-feira, 10. O consórcio escolhido foi o MNEPI Linha 20, que também fez a proposta mais barata, de R$ 138 milhões na soma dos dois lotes.
Agora o grupo, formado pelas empresas Maubertec, Nova Engevix, Pólux e Intertechne, terá três dias para entregar os documentos e planilhas à comissão de licitação para análise. Caso os dados estejam corretos, o consórcio será habilitado e poderá assinar contrato.
Quatro consórcios participaram da concorrência, dividida em dois lotes, o Lote 1 que fará o projeto do trecho entre Santa Marina e Abraão de Morais, e o Lote 2, a partir dessa estação até Santo André.
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A melhor nota técnica em ambos foi obtida pelo Consórcio Sener Setepla-Egis-Setec, mas que estipulou valores maiores que os do MNEPI Linha 20, o segundo no quesito técnico.
Na pontuação média que definiu a classificação final, o MNEPI teve 847,89 pontos tanto no Lote 1 quanto no Lote 2. O Sener Senepla-Egis-Setec atingiu 796 pontos no Lote 1 e 775,15 pontos no Lote 2.
Também participaram da licitação os consórcio L20 Projetista (Systra, GPO Sistran, Tylin, Geocompany, Outec, Estratégia, Copem e Tecnifer) e CAS L20 (Engecorps, EGT, CJC, Jugend, Tetrarq, SMZ e Tekhnikes).
Projeto básico dará subsídios para construção do ramal
Se não houver questionamentos ao resultado, o consórcio vencedor pode assinar contrato no começo do segundo semestre e então iniciar os serviços 30 dias depois da emissão da ordem de serviço. Serão 20 meses de prazo, portanto, o trabalho deve se encerrar por volta do primeiro trimestre de 2026.
Com o projeto básico será possível quantificar e detalhar a implantação da Linha 20, fornecendo subsídios valiosos para definir as características do ramal e assim preparar o edital de concessão.
A despeito disso, o plano da gestão estadual é levar a Linha 20-Rosa à leilão, possivelmente em um pacote com a Linha 1-Azul, no final de 2025, para que o contrato de concessão seja assinado e meados do ano seguinte.
Pelo visto, está andando. Vamos ver o que acontece em 2026, ano que o atual governador muito provavelmente vai se candidatar à reeleição ou à presidência e vai querer mostrar serviço. A questão é saber se ele realmente vai iniciar a construção pelo ABC. Moro a 600 metros da futura Estação Portugal e vejo, com a chegada do Metrô à região, uma profunda transformação do bairro e da região central como um todo.
Entendo que deverias ser mais realista! Da forma como vem administrando com concessões altamente prejudiciais e dispendiosas financeiramente ao Estado e a população, brevemente São Paulo ao invés de um “Estado Eficiente” será um estado falido, e a última falácia do T-171 é de se conceder uma futura Linha 20-Rosa é um dos “projetos prioritários do atual governo” e deve ser concedida em conjunto com a existente Linha 1-Azul de concepções técnicas incompatíveis e totalmente divergentes.
De acordo com os estudos desta Linha foram alterados radicalmente, e embora as previsões iniciais levando a Linha 20 até a estação Santo André numa ponta, e Santa Marina na outra. Sorrateiramente, uma Manifestação de Interesse Privado apresentada em dezembro de 2020 na qual ao governo já havia proposto a concessão da Linha Rosa em conjunto com a Linha 2-Verde. A empresa sugeriu assumir a operação deste ramal enquanto construiria a Linha 20, mas somente no trecho Santa Marina São Judas, foi considerado prioritário por ela, ao contrário da extensão até o ABC Paulista, tida como opcional foi mutilada e descartada, e mais uma vez a população do ABC foi ludibriada com a total conivência dos prefeitos locais do PSDB, e o cambalacho confirmado, pois com a reunificação da Linha Integradora-710 que agora querem extinguir, esta linha perderia a razão de ser, pois estas já possuem as Estações de Santo André e Lapa no seu trajeto, sendo sua previsão após a década de 50, lembrando que seu mandato termina em 2026!