O Metrô está perto de concluir os projetos básico e executivo da futura estação Ipiranga da Linha 15-Prata. A nova parada ficará vizinha à homônima da Linha 10-Turquesa, da CPTM, e servirá como estação terminal do ramal de monotrilho no futuro.
Um aditivo do contrato de execução do serviço foi assinado nesta segunda-feira com GPO SISTRAN Engenharia, que venceu a licitação ainda em 2014. Trata-se da oitava alteração do documento e que postergou a conclusão dos serviços para 25 de dezembro. Originalmente, o contrato previa que todo o escopo fosse entregue até novembro de 2016, mas como a extensão acabou suspensa, o Metrô passou a prorrogar seu prazo desde então.
A entrega desses projetos é essencial para que a companhia possa dar sequência ao empreendimento e preparar o edital de obras civis e sistemas. Conforme mostrou o site, a futura estação terá plataformas laterais, cobertura integral e laterais envidraçadas, com brises, aparentemente. Ela ficará bem ao lado da parada da CPTM, como mostra a projeção na abertura do artigo.
Nos planos do Metrô, a estação Ipiranga aparece como prevista para 2024, mesmo ano em que duas outras estações da Linha 15, Boa Esperança e Jacu-Pêssego, deverão ser inauguradas.
Para viabilizar a extensão oeste do ramal, o Metrô iniciou no último sábado uma obra que ampliará as vias em 380 metros e que receberá um aparelho de mudança de via. Ao todo o trecho deverá acrescentar 1,5 km ao percurso total do monotrilho. Entre os desafios está a passagem ao largo de uma grande comunidade de baixa renda na região.
Futura parada da Linha 5-Lilás
Hoje com um movimento modesto, Ipiranga deve mudar completamente de situação no futuro. Se os planos do Metrô não mudarem, a Linha 5-Lilás deverá ser estendida a partir de Chácara Klabin, ganhando mais três estações: Ricardo Jafet, Bom Pastor e Ipiranga.
Meier, será que esses aditivos no projeto foram feitos para incluir as estruturas da futura estação da Linha 05? Fazer algo como foi feito em Klabin e Pedro II…
Não, Rafael, são aditivos apenas de mudança de prazos, infelizmente. Não creio que a construção de Ipiranga da Linha 15 possa prever uma área subterrânea para a Linha 5, para ser honesto. Creio que é diferente de Klabin, onde foi preciso escavar o subsolo para a Linha 2 e tiveram a visão de considerar a Linha 5. Você citou Pedro II com razão, mas talvez pelo desfecho ruim, já que a plataforma foi um gasto inútil, penso que o Metrô não vá arriscar isso novamete. Mas, sim, seria muito interessante já prever essa ligação, facilitaria muito o acesso aos dois ramais, com certeza.
A ligação com a linha 5 nessa estação é fundamental para aliviar a linha 2 que irá ficar muito saturada e também gerar integrações e ajudar a população na região, o metro já devia pensar nessa ligação antes de chegar o monotrilho. Também podiam integrar a estação com o BRT, que se não me engano era pra ter uma estação próxima a estação Ipiranga.