Projeto do Trem Intercidades São Paulo-Campinas terá três audiências públicas em fevereiro

Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) marcou reuniões para discutir os estudos de impacto ambiental do TIC Eixo Norte e da segregação do transporte ferroviário de carga
Trem regional (Stadler)

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) convoca três audiências públicas para discutir o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA) do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte.

As audiências ocorrerão em fevereiro e terão como locais de realização as cidades de Campinas, Jundiaí e São Paulo.

Além do TIC, os encontros também avaliarão o projeto de Segregação Noroeste (SNO) do Transporte Ferroviário de Cargas, sob responsabilidade da CPTM.

A concessão do Trem Intercidade Eixo Norte engloba três serviços, a Linha 7-Rubi, o Trem Intermetropolitano e o serviço expressso. O leilão do projeto está marcado para 29 de fevereiro na Bolsa B3, em São Paulo.

Assim como no caso da Linha 20-Rosa, será possível participar presencialmente ou de forma remota. No segundo caso, é preciso acessar o link https://semil.sp.gov.br/consema no dia da audiência para se inscrever.

Confira as datas e locais das audiências

Primeira Audiência:
– Data: 06 de fevereiro de 2024
– Horário: 17 horas
– Local: TEATRO BENTO QUIRINO
Endereço: Rua Luzitana, 1505 – Centro – Campinas – SP

Segunda Audiência:
– Data: 08 de fevereiro de 2024
– Horário: 17 horas
– Local: TEATRO POLYTHEAMA
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro – Jundiaí – SP

Terceira Audiência:
– Data: 15 de fevereiro de 2024
– Horário: 17 horas
– Local: CEU PÊRA-MARMELO – TEATRO PLINIO MARCOS
Endereço: Rua Pêra Marmelo, 226 – Jardim Santa Lucrécia – Jaraguá – São Paulo – SP

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7 comments
  1. um projeto de trem bilionário que anda na velocidade de ônibus… sinceramente não consigo ver vantagem… tipo de onibus, vc já anda a 80/60kmh. o projeto precisa ser refeito. Não acredito que ele concorra no preço da passagem ao transporte que já existe. sinceramente esse projeto é uma vergonha para a engenharia brasileira.

  2. pois é colega infelizmente eles não tem o interesse de fazer um projeto viável e/ou bom pra população. só querem dar dinheiro pros amigos, só ver as cláusulas de lucro garantido, e a parte pouca garantida na manutenção/operação do trem intercidades.

  3. Os gestores tem dado preferencias ao TIC em relação aos Trens Metropolitanos, lembrando que as demandas para o TIC até Campinas estimadas foram para somente após 2040 e não após sua implantação em 2024, com 49 mil /dia /ano/12 milhões de passageiros ou ainda mais longe 2050 com 59 mil /dia /ano ou 13 milhões de passageiros, desta forma tem-se a justificativa perfeita por conta de uma manipulação farsante de previsão comprovadamente superavaliada das demandas, ou seja; muito menor que ela realmente terá lembrando para efeito comparativo que a Linha 13-Jade possui demanda de ~15 mil/dia.
    É nesta formula a exemplo que no entendimento de alguns “experts”, as linhas entregues para concessão por terem sido “incompletas” como as 4, 5, 8 e 9 devem permanentemente receber aportes financeiros robustos permanentes do Estado com risco ZERO neste cambalacho perfeito que seguindo as estimativas de demanda que comprovadamente foram superestimadas.

  4. Percebe-se uma tentativa desesperada de viabilizar o trem intercidades para a iniciativa privada, onerando demais os cofres públicos quando a CPTM poderia operar o trecho com tecnologia, eficiência, conforto e menores custos.
    Não é possível mensurar se haverá concorrência com os ônibus em função de uma previsão de demanda sem base sólida. Por conta disso, a implantação em primeiro lugar do trem intermetropolitano(TIM) forneceria um valioso parâmetro para identificar a demanda e melhorar o formato do edital, que poderia muito bem estar com outra redação mais preocupada com a função social do transporte sobre trilhos do que em como garantir a mitigação de risco ao possível futuro operador privado. Daí a preocupação com o EIA-RIMA seria um mero detalhe!

    1. Deveriam focar em fazer o Trem Bala! Estamos em 2024 ou 1964?? Sigam o exemplo da China (que construiu milhares de quilômetros em poucos anos), e implantem o Trem Bala, interligando Campinas – Jundiaí – São Paulo – Guarulhos – Rio de Janeiro. Isso vai ajudar inclusive a resolver o problema de densidade demográfica em São Paulo, pois será possível morar em outra cidade e trabalhar em São Paulo se deslocando rapidamente através do Trem Bala! Além disso, irá interligar de vez São Paulo e Rio de Janeiro, desafogando as rodovias e acelerando o desenvolvimento! Acordem! Criem coragem, e façam o Trem Bala!

  5. A população pode participar opinando ou vai só para escutar eles falando ?
    Desculpe a pergunta galera, sou leigo nesse assunto e gostaria de poder participar.

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