Projeto funcional da Linha 20-Rosa do Metrô recebe propostas de 10 empresas

Proposta mais barata, de R$ 5,3 milhões feita pelo consórcio GPO-GEOCOMPANY-GEOTEC, foi selecionada para ser detalhada pelo grupo até o dia 28. Prazo de execução é de 32 meses
Traçado atualizado da Linha 20-Rosa
Traçado atualizado da Linha 20-Rosa

O Metrô de São Paulo realizou na tarde desta terça-feira, 20, a sessão pública de recebimento das propostas da licitação do anteprojeto de engenharia e projeto funcional e estudo de impacto ambiental da Linha 20-Rosa. O certame teve a participação de 10 consórcios que apresentam suas propostas comerciais sem detalhes dos serviços. O valor mais baixo foi pedido pelo consórcio GPO-GEOCOMPANY-GEOTEC, formado pelas empresas GPO Sistran Engenharia, Geocompany Tecnologia Engenharia e Meio Ambiente e GEOTEC Consultoria Ambiental, que propôs um custo de R$ 5.315.227,80.

A proposta ficou pouco mais de R$ 100 mil mais barata que a do consórcio Projetista Linha 20 Nova Engevix/Ambiente Brasil, formado pelas empresas Nova Engevix Engenharia e Projetos e Ambiente Brasil Engenharia, que pediram R$ 5.416.223,09.

Agora o consórcio vencedor terá um prazo de cinco dias úteis para apresentar a planilha de serviços e preços, que trará os detalhes quantitativos e custos unitários da proposta. Só então o Metrô analisará e então homologará o grupo como vencedor caso não haja irregularidades. A Sistran já participou de vários trabalhos com o Metrô e a CPTM, entre eles o projeto básico e executivo da Linha 15-Prata.

Mudanças de traçado e novas estações

A diretriz do Metrô prevê que a Linha 20-Rosa terá cerca de 31 km de extensão, uma das mais longas de São Paulo, e 24 estações que farão conexão com outras 10 linhas de metrô e da CPTM, além do malfadado “BRT” do ABC, que substituiu o projeto da Linha 18-Bronze.

Mapa de estações da Linha 20-Rosa

As novidades do traçado provisório são a inclusão da estação Santa Marina, da Linha 6-Laranja, e a mudança do trecho após a futura estação Alfonsina, que agora seguirá em direção à estação Santo André, da Linha 10-Turquesa. Essas alterações são bem-vindas já que potencializam as possibilidades de trajeto para os passageiros ao incluir um ramal próximo à Lapa e na outra ponta liga o Corredor ABD e o centro de Santo André, em vez seguir para a estação Prefeito Saladino, como havia sido sugerido anteriormente.

Por cruzar duas das mais movimentadas rodovias que chegam à capital, a Linha 20 deverá prever uma conexão para que usuários da Via Anchieta e Rodovia dos Imigrantes possam acessar o ramal, evitando deslocamentos sobre pneus dentro da região central da metrópole.

A importância dessa linha pode ser medida pelo fato de que ela atenderá cerca de 1 milhão de pessoas por dia, mas também passa por um eixo onde também existe 1 milhão de empregos, ou seja, terá um carregamento máximo de 32 mil passageiros por hora sentido, mais baixo e que significa que muitos usuários embarcarão e desembarcarão pelo caminho. Em outras palavras, a linha perimetral é o oposto do que é a Linha 3-Vermelha, radial e pendular, e que mais causa dificuldades operacionais porque os passageiros permanecem por muitas estações a bordo dos trens.

Veja os valores das propostas:

Metrô recebeu propostas de R$ 5,3 milhões a mais de R$ 13,5 milhões (CMSP)

 

 

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7 comments
  1. É ano de eleição… marketing perfeito pra reeleição de prefeitos do trecho.
    Se sair a linha 20 algum dia, vai terminar na linha 1, não existirá o trecho rumo ao Abc. Podem anotar!

  2. O trajeto final dessa linha não está melhor que a da linha 18 pra galera do ABC? (não estou sendo a favor do cancelamento dela, é só uma pergunta mesmo..)

    1. Olá, Rodrigo, tudo bem? Certamente a Linha 20-Rosa deverá ser a melhor forma de transporte do ABC em direção à maior parte da capital paulista, mas na minha opinião ela não concorre com a Linha 18, que teria outra finalidade, semelhante ao papel da Linha 10 para Santo André, Mauá e Ribeirão Pires. Não há dúvida que São Bernardo do Campo é quem mais perde sem a Linha Bronze, enquanto Santo André terá duas linhas importantes cobrindo boa parte de sua região central. Obrigado por participar!

  3. eu entendo que todo e qualquer projeto é importante, mas considerando o pouco recurso financeiro que o governo estadual tem, essa linha realmente é prioridade? tirando o trecho de sao bernardo do campo, todos os outros locais já possuem uma boa infraestrtura de transporte, basta ver o numero de integraçoes (se considerar só as estaçoes existentes, sao 6). nao estou dizendo que esta linha deveria ser cancelada ou alterada, mas fazer um tunel saindo da lapa para santo andré (caminho que pode ser feito pela CPTM) , que pode terminar daqui uns 30 anos (sem exagero), e deixar de lado projetos que atenderiam regioes realmente carentes de transporte publico de maior capacidade, eu nao vejo sentido. essa é minha humilde opiniao.

    1. Bom, até antes da pandemia, a região do Itaim Bibi e Juscelino Kubitscheck demandava urgentemente uma linha de metrô, aquilo ali era um trânsito dos infernos porque todos os escritórios da cidade parece que se concentram ali. No entanto, com o novo normal e o home office sendo amplamente difundido, creio que a quantidade de trabalhadores na região tende a reduzir bastante; então, realmente, talvez agora surja uma nova realidade e a demanda da região não seja mais tão alta. Em todo caso, ainda considero a linha 20 importante sim. O Itaim Bibi ainda é uma região que muita gente trabalha e muito dependente de ônibus e carro pra chegar lá

      1. entendo o que vc diz, mas a regiao já conta com a linha 5 proxima, tem a linha 17 que , apesar de todos os problemas, deve ser concluida pelo menos nos proximos 10 anos. a linha 9 e a linha 4 que passam proximos dali, alem dos corredores de onibus que poderiam ser modernizados para atender uma demanda maior. mas tem regioes que nao tem nada, por exemplo SBC. até essa linha chegar em SBC, vai demorar muito. a linha 18 que o governo cancelou e que já estava encaminhada, seria mais interessante do que a linha 20 no momento.

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