Uma das grandes esperanças para reduzir o desconforto dos passageiros na Linha 12-Safira, e indiretamente na Linha 13-Jade, teve um atraso de três meses, segundo informações publicadas pela CPTM nesta sexta-feira, 11.
O contrato de implantação de “novos intertravamentos nos circuitos de detecção de trens por meio de áudio frequência” promete reduzir o tempo de espera por uma composição para apenas 3 minutos, uma marca inédita na companhia.
Ele está sendo implantado pela empresa MPE Engenharia e Serviços desde setembro de 2020 e deveria se concluído no mês que vem, pelos termos do contrato. No entanto, um aditivo assinado em 9 de fevereiro postergou o prazo para junho, segundo cálculos feitos pelo site.
É um pequeno atraso, mas que está dentro da complexidade da obra. O projeto tem custo de R$ 14,5 milhões, a grande parte (R$ 14 milhões) investida nos 18 meses iniciais.
Para entender a importância da modernização das vias, que compreende o trecho entre Calmon Viana e Tatuapé, é preciso imaginar os trilhos da Linha 12-Safira divididos em partes menores em que existem sensores que detectam a presença dos trens e impedem duas composições estejam em um deles ao mesmo tempo.
No caso da Linha 12, esses blocos são muito grandes, o que impede que os trens possam circular mais próximos. Por essa razão, o projeto investe justamente na instalação de novos circuitos que farão com que cada trecho de trilhos seja menor (veja esquema acima).
Com isso, mais trens poderão circular no ramal e numa distância menor, refletindo num intervalo inferior ao atual. O reflexo será a possibilidade de injeção de mais trens oriundos da Linha 13-Jade, o chamado Expresso Aeroporto, e que hoje só circulam a cada 60 minutos.
Ainda não está claro se apenas a entrega dessa atualização será suficiente para que os intervalos possam ser reduzidos ou se existe a necessidade de outras melhorias. É esperado, no entanto, que as viagens da Linha 13 possam ser ampliadas ao menos até Brás já que para chegar até Luz o expresso utiliza vias da Linha 11.
O novo ramal da CPTM possui oito novos trens da Série 2500 e que estão subutilizados no momento.
Vcs tão e destruindo todas as melhorias que a cptm, tinha feito. Nunca na vida a cptm fez uma operação pecima igual a vcs esse cervico de via mobilidade e uma barracão. Vcs não tem o direito de atrapalhar o dia dia das pessoas.