Promessa furada da atual gestão, a entrega da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, deveria ocorrer até o final de 2022. As previsões otimistas duraram até o fim do 1º turno das eleições, quando o governador Rodrigo Garcia (PSDB) foi derrotado pelos candidatos Fernando Haddad (PT) e Tarcísio Freitas (Republicanos), que acabou eleito em segundo turno.
Novos aditivos com prazos dilatados foram publicados pela CPTM, jogando a finalização da estação para 2023, uma data que já era mais do que óbvia, observando o estágio de construção da parada.
Até então, via-se um movimento no canteiro de obras aparentemente focado em concluir o mínimo para que o novo trecho fosse aberto ainda neste ano, como o trecho de vias até Mendes-Vila Natal, plataformas e um dos acessos. Mesmo assim, era notório que havia muito a fazer para deixar a estação minimamente funcional.
Graças ao sobrevoo do drone do canal iTechdrones nesta segunda-feira, 28, foi possível conferir a situação atual do empreendimento. E o que se nota é que o ritmo voltou ao “normal”, ou seja, sem a pressa vista meses atrás.
Para chegar à essa conclusão basta observar as escadas rolantes, que haviam sido descarregadas na plataforma no mês passado e continuam no mesmo lugar. Ou ver que a instalação do piso na mesma plataforma pouco evoluiu.
Demanda represada
Comparando imagens do mesmo canal feitas no dia 25 de outubro, é possível ver uma estrutura semelhante à caixa d’água sendo erguida ao seu lado. Também houve uma boa evolução nos trilhos perto da estação, onde está sendo instalado um aparelho de mudança de via. A construtora responsável, Engibrás, também passou a montar uma estrutura sobre o telhado, mas não ficou claro do que se trata.
As atividades de acabamento seguem em marcha, mas o acesso leste continua apenas com sua estrutura básica. Como se vê nas artes divulgadas pela CPTM, Varginha terá outra entrada a oeste, cuja passarela e praça ainda saíram do papel. Outro ponto importante do projeto, a área de manobras ao sul da estação, está sem qualquer movimento há meses.
Parte de um projeto lançado pelo governo do estado há cerca de uma década, a extensão sul da Linha 9-Esmeralda deverá atrair 110 mil usuários por dia ao ramal, hoje operado pela ViaMobilidade. Trata-se de uma região carente de transporte público de qualidade, que dará um belo salto quando os trens chegarem até lá.
Prova disso é Mendes-Vila Natal, estação que desde julho passou a funcionar de fato – apesar da inauguração eleitoreira do ex-governador João Doria um ano antes disso. Desde então, o movimento na nova estação atingiu quase 23 mil usuários em dias úteis, que a coloca em 5º lugar entre as paradas mais movimentadas do ramal. Certamente, Varginha deverá repetir esse feito quando for aberta para valer.
Já que irão entregá-la no ano que vem, já não seria possível começar as obras do viaduto e do pátio?
Vão empurrar essas estação pra entregar nas eleições municipais. Pra servir de vitrine pra um candidato da base do governo.
A obra depende de recursos para progredir. O governo Garcia já cortou R$ 4 bilhões para investimentos no ano que vem . E Tarcísio irá cortar mais R$ 1,5 bilhão por ano até 2026.
Votaram em candidato que só governa para rico, é isso que terão!
Bem feito…
E quem governa pra pobre? O pt? Gostaria de ser pobre igual ao Marcelo Odebrecht e os empreiteiros da Andrade Gutierrez, OAS, Camargo Correa, etc
Vão entregar quando meus netos tiverem netos
Parabéns pela matéria bem elaborada e com muitos detalhes!
Gostaria de mencionar um comentário anterior ” candidato que só governa para ricos ”
Hoje todos nós sabemos que nós conservadores somos maioria, e cada vez mais pessoas estão mais e mais esclarecidas , buscando informações por conta própria e tirando as suas próprias conclusões, sabendo quais as frases que não tem uma base de fundamentação!