A estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, deverá ser inaugurada, após diversos atrasos, até junho deste ano, de acordo com nota enviada pela assessoria da CPTM ao site.
A despeito da promessa, as obras no local continuam e agora estão em uma nova fase, a construção do chamado acesso oeste da estação.
Por razões não conhecidas, os trabalhos nesse trecho do canteiro não foram incluídos em vários anos de atividade. Fundamental para facilitar a vida dos passageiros, o acesso oeste parecia relegado a uma segunda etapa de obras.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Segundo a estatal, as obras estão focadas na construção do”o acesso oeste e o pátio de estacionamento de trens”, que ficará após a estação.
Além disso, a CPTM afirmou que já foram concluídas as readequações viárias e remanejamento da rede elétrica da região.
Sobrevoo mostra o que falta para estação ficar pronta
O canal parceiro iTechdrones esteve no local recentemente e focou nos itens pendentes. O que chama a atenção é que o novo acesso ainda está no trabalho de fundações, ou seja, deve levar algum tempo até ficar pronto.
Outro ponto a destacar é que, diferente de Mendes-Vila Natal, estação anterior a Varginha, a CPTM neste caso quer inaugurar a estação mais completa possível. Mendes-Vila Natal foi inaugurada em 2021 com muitas obras a serem terminadas e ficou em operação assistida por 1 ano.
A extensão operacional, onde ficará um estacionamento de trens, está recebendo trilhos e aparelhos de manobra de via, além de infraestrutura de alimentação elétrica. Porém, o trecho logo após o fim da plataforma não mostra sinais de atividade.
Diferentemente de Mendes-Vila Natal, inaugurada ainda incompleta pela gestão anterior, a estação Varginha deverá estar em condições mais próximas da conclusão, o que pode torná-la útil em breve aos futuros usuários.
Ela será a única expansão da malha metroferroviária neste ano e possivelmente também em 2025 já que não outros projetos em estágio final de construção.
Tem o aeromóvel, e a linha 2 do VLT de Santos pra esse ano
Tem a expansão da Linha 11 até Palmeiras-Barra Funda que segundo as previsões será entregue nesse 2º semetre de 2024
Pra 2024, ainda tem a expansão da linha 11 para Barra Funda
A Linha Tronco da Estrada de Ferro Sorocabana foi construída em 3 anos, em 1872 até 1875, 110km de estrada de ferro entregues, um feito da engenharia. Hoje, em 2024, 5,5km de linha está mais de 12 anos para ser concluída e com o orçamento infinitamente maior. O que houve, será que regredimos?
Quando há dinheiro, a obra sai rápido.
A extensão para Varginha briga por recursos desde 2014. Ela não é uma obra prioritária e ainda por cima possui restrições para financiamento por estar na região de Mananciais..
Nada pra você é prioritário, Ivo. E tudo pra você é desculpa para que não haja obra de mobilidade urbana… “ah, mas falta dinheiro”… “ah, mas tem represa perto”… “ah, mas não tem demanda”… poxa, se todo mundo andasse de jegue, seria mais barato e menos poluente, né?
Quem decidiu o que é prioritário foi o governo do estado. Entre financiar a expansão da Linha 2 e levar o trem para Varginha, o que o governo priorizou?
E para financiar obras em área de Mananciais é preciso provar tecnicamente que o projeto não vai contribuir para a degradação do meio ambiente. Muitos bancos de fomento sequer permitem discutir o financiamento de projetos controversos como esse.