A BYD SkyRail, fabricante chinesa de veículos elétricos e sistemas de transporte de massa, está participando da 27ª edição da Intermodal South América, em São Paulo. A empresa é responsável pelo fornecimento dos trens de monotrilho do “VLT do Subúrbio”, em Salvador, e da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo.
Nesta terça-feira, 28, dia de abertura do evento, a BYD surpreendeu ao divulgar que mostraria um “protótipo” bem similar ao monotrilho da Linha 17 em seu estande. A informação acabou repercutida por vários veículos, entre eles a Folha de São Paulo, que destacou em sua matéria que a empresa levaria o “protótipo para evento do setor em São Paulo”.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A afirmação causou estranheza já que não é comum levar veículos reais a eventos fechados como esse, ainda mais sendo o monotrilho um produto que está em testes na China.
Este site questionou a assessoria de imprensa da BYD que então corrigiu a informação. Tratava-se apenas de uma maquete em pequena escala mostrando o SkyRail, o modelo de monotrilho desenvolvido por ela. Os trens reais seguem longo do Brasil, seja o da Bahia ou de São Paulo, até onde se sabe.
O erro de interpretação da empresa é compreensível, mas talvez tenha sido uma oportunidade perdida para que a BYD mostrasse uma maquete em escala real do seu trem. É algo que faz a Marcopolo Rail com seu modelo Prosper e o que ocorreu com o Innovia 300, o monotrilho produzido pela Bombardier (hoje Alstom) para ser usado na Linha 15-Prata.
Diante das dificuldades enfrentadas pela BYD para levar a equipe do Metrô até sua fábrica em Guang’na, na China, a fim de aprovar o envio do primeiro SkyRail, mostrar um modelo em tamanho real, com um interior semelhante, poderia ter sido um bom prenúncio do que vem por aí.
E também aliviaria um pouco a descrença geral sobre o futuro da Linha 17-Ouro após mais de uma década de promessas.
Monotrilho do padrão da Linha 15-Prata de alta demanda já está decidido que não deverá mais ser planejado e construído para o Brasil pois não foi uma boa escolha, já os monotrilhos padrão Scomi / BYD Linha 17-Ouro poderiam ser úteis em regiões de média demanda.
Uma vez que estamos falando em BYD SkyRail e o fato do projeto do trem ter sido adaptado para o padrão Scomi das vigas da Linha 17 seguindo o gabarito das vigas-trilho projetadas pela Scomi que já haviam sido montadas, o que requereu uma adequação do dimensional, como será que está o andamento das obras daquele monotrilho soteropolitano na Bahia?
Será que terminam antes desta Linha-17 Ouro, pois pelo cronograma já deveriam estar em operação!? E assim poderemos ver os veículos em funcionamento?
Não é q o monotrilho da Linha 15 foi uma má escolha, era a única escolha, era o único modal viável pra região, era isso ou deixar a população se ferrando com ônibus
Até agora não vi uma reportagem com pessoas que moram perto da linha 15 do monotrilho para perguntar como o monotrilho melhorou a mobilidade.
Por ser uma região periférica, existe um certo “preconceito”, veja se fosse em bairro como Pinheiro, Bela Vista, ja teria 200 mil reportagens sobre o assunto, e um belo exemplo de desigualdade social
Pra q a pressa? Não vai terminar tão cedo a obra desse negócio, chegada do trem é o de menos
Acabou de passar uma reportagem no SPTV 2 edição da Globo, e ninguém perguntou o que aconteceu com os últimos trabalhadores desse contrato, ninguém perguntou mas eu falo todos ficaram sem o pagamento do mês de janeiro de 2023 e sem receber as verbas rescisórias. Os trabalhadores estão com dificuldade financeira pô não terem recebido seus devidos direitos. Quem vai se responsabilizar por esses trabalhadores?