Próximo Trem: ViaMobilidade lança aplicativo para acompanhar trens em tempo real

Recurso é o primeiro em São Paulo a ser disponibilizada aos passageiros. Acesso ao aplicativo é feito por meio de QR Codes nas estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda
QR Code do aplicativo "Próximo Trem" (Jean Carlos)
QR Code do aplicativo “Próximo Trem” (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, implantou um sistema de monitoramento de trens que permite ao passageiro saber o tempo de espera para a próxima composição.

O sistema “Próximo Trem” foi desenvolvido pelas equipes da concessionária e permite ao usuário saber a previsão de chegada do trem em qualquer estação das linhas 8 e 9. A função é uma das promessas de melhoria do atendimento promovidas pela concessionária.

Tempo de espera dos trens na Estação Grajaú (ViaMobilidade)
Tempo de espera dos trens na Estação Grajaú (ViaMobilidade)

Para ter acesso a aplicação é necessário fazer a leitura de um QR Code que geralmente fica disponível nas plataformas das estações. Nele, o passageiro é direcionado para a plataforma com as informações.

É possível visualizar o horário previsto para a chegada dos trens por sentido. No caso da Linha 8-Diamante é possível visualizar o próximo trem no sentido Júlio Prestes e Itapevi, já na Linha 9-Esmeralda constam os trens no sentido Osasco e Mendes-Vila Natal.

Tempo de espera dos trens na Estação Barra Funda (ViaMobilidade)
Tempo de espera dos trens na Estação Barra Funda (ViaMobilidade)

Nas estações de integração como em Osasco e Presidente Altino é possível selecionar a linha de embarque.

A aplicação é atualizada automaticamente conforme a movimentação dos trens ocorre, sendo possível obter informações da posição dos trens ao longo do trecho.

Seleção de Linha nas estações com integração (ViaMobilidade)
Seleção de Linha nas estações com integração (ViaMobilidade)

Quando o trem chega até a estação um aviso surge para o passageiro. Anexo ao aviso consta uma informação de segurança sobre o uso do celular. Na aplicação a plataforma de embarque fica com tonalidade verde

A aplicação da ViaMobilidade é a primeira disponibilizada aos passageiros por meio de plataforma online que permite visualizar a posição dos trens. O Metrô de São Paulo chegou a disponibilizar um sistema semelhante que apenas funcionava para acompanhar o “trem natalino”.

Trem chegando na estação (ViaMobilidade)
Trem chegando na estação (ViaMobilidade)

Nas estações do Metrô e CPTM é possível visualizar o tempo de espera, mas apenas estando na região de embarque.

Sugestões de melhorias

O aplicativo está em sua fase inicial de funcionamento. Ele atende bem ao seu propósito nesta etapa inicial.

Aviso de segurança: Atenção ao celular (ViaMobilidade)
Aviso de segurança: Atenção ao celular (ViaMobilidade)

Algumas melhorias que podem ser adotadas são a indicação do número da plataforma de embarque, principalmente nas estações de maior porte com mais de duas áreas de embarque.

Outra melhoria seria possibilidade de anexar as informações junto ao site e aplicativo móvel da concessionária, facilitando o acesso das informações aos passageiros sem depender unicamente do QR Code.

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6 comments
  1. Na teoria é lindo, mas na prática quero ver funcionar.
    Quem usa o serviço sabe que o intervalo dos trens é completamente bagunçado, não tem padrão.
    Sem contar os trens que avariam e atrasam toda a circulação

  2. Enquanto isto, MP investiga fraudes no bilhete único que já geraram prejuízo de R$ 360 milhões ao Metrô e CPTM!?

    SP2 e g1 flagraram em várias estações falsários vendendo créditos do bilhete único por valores mais baratos que o preço da passagem nas bilheterias. Investigação do MP foi determinada pela Justiça contra a SPTrans em 2019, a pedido das próprias empresas prejudicadas. Cinco anos depois, fraudes continuam.

    Não existirá prejuízo algum para as concessionárias, e sim para o Estado, pois através de um mecanismo chamado “Câmara de Compensação”, onde os valores arrecadados por todas as operadoras (públicas e privadas) são depositados. Depois, esses valores são distribuídos entre as empresas, mas as concessionárias privadas sempre possuem prioridade no saque dessas receitas. E como as empresas privadas recebem valores maiores, elas acabam tirando mais do que depositaram.

    E o saldo quando sobrar, acaba sendo repartido entre as empresas públicas, no caso o Metrô e a CPTM retirarem.

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