A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, implantou um sistema de monitoramento de trens que permite ao passageiro saber o tempo de espera para a próxima composição.
O sistema “Próximo Trem” foi desenvolvido pelas equipes da concessionária e permite ao usuário saber a previsão de chegada do trem em qualquer estação das linhas 8 e 9. A função é uma das promessas de melhoria do atendimento promovidas pela concessionária.
Para ter acesso a aplicação é necessário fazer a leitura de um QR Code que geralmente fica disponível nas plataformas das estações. Nele, o passageiro é direcionado para a plataforma com as informações.
É possível visualizar o horário previsto para a chegada dos trens por sentido. No caso da Linha 8-Diamante é possível visualizar o próximo trem no sentido Júlio Prestes e Itapevi, já na Linha 9-Esmeralda constam os trens no sentido Osasco e Mendes-Vila Natal.
Nas estações de integração como em Osasco e Presidente Altino é possível selecionar a linha de embarque.
A aplicação é atualizada automaticamente conforme a movimentação dos trens ocorre, sendo possível obter informações da posição dos trens ao longo do trecho.
Quando o trem chega até a estação um aviso surge para o passageiro. Anexo ao aviso consta uma informação de segurança sobre o uso do celular. Na aplicação a plataforma de embarque fica com tonalidade verde
A aplicação da ViaMobilidade é a primeira disponibilizada aos passageiros por meio de plataforma online que permite visualizar a posição dos trens. O Metrô de São Paulo chegou a disponibilizar um sistema semelhante que apenas funcionava para acompanhar o “trem natalino”.
Nas estações do Metrô e CPTM é possível visualizar o tempo de espera, mas apenas estando na região de embarque.
Sugestões de melhorias
O aplicativo está em sua fase inicial de funcionamento. Ele atende bem ao seu propósito nesta etapa inicial.
Algumas melhorias que podem ser adotadas são a indicação do número da plataforma de embarque, principalmente nas estações de maior porte com mais de duas áreas de embarque.
Outra melhoria seria possibilidade de anexar as informações junto ao site e aplicativo móvel da concessionária, facilitando o acesso das informações aos passageiros sem depender unicamente do QR Code.
mais um motivo pra galera se distrair no celular e não prestar atenção no fluxo
rapaz tudo é crítica, a função é simples, apenas parar no canto da estação, ver o tempo de espera e aguardar
Na teoria é lindo, mas na prática quero ver funcionar.
Quem usa o serviço sabe que o intervalo dos trens é completamente bagunçado, não tem padrão.
Sem contar os trens que avariam e atrasam toda a circulação
Muito bom. A EMTU e a SPtrans já possuem esse serviço, só faltava a ferrovia.
Algo que Metrô e a Via Quatro já possuíam nas estações, que é bem mais útil.
Enquanto isto, MP investiga fraudes no bilhete único que já geraram prejuízo de R$ 360 milhões ao Metrô e CPTM!?
SP2 e g1 flagraram em várias estações falsários vendendo créditos do bilhete único por valores mais baratos que o preço da passagem nas bilheterias. Investigação do MP foi determinada pela Justiça contra a SPTrans em 2019, a pedido das próprias empresas prejudicadas. Cinco anos depois, fraudes continuam.
Não existirá prejuízo algum para as concessionárias, e sim para o Estado, pois através de um mecanismo chamado “Câmara de Compensação”, onde os valores arrecadados por todas as operadoras (públicas e privadas) são depositados. Depois, esses valores são distribuídos entre as empresas, mas as concessionárias privadas sempre possuem prioridade no saque dessas receitas. E como as empresas privadas recebem valores maiores, elas acabam tirando mais do que depositaram.
E o saldo quando sobrar, acaba sendo repartido entre as empresas públicas, no caso o Metrô e a CPTM retirarem.