Com a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, o governo do estado pretende revitalizar algumas das estações ferroviárias com maior demanda de passageiros. É o caso da Estação Luz.
O Empreendimento EST 003 – Reforma da Estação Luz tem como objetivo a realização de pequenas adequações na estação histórica.
A estação atualmente tem dois acessos, um na Praça da Luz e outro na Rua Mauá. Sua área é de 26,5 mil m² e atende 118,9 mil passageiros por dia.

As premissas para o projeto devem incorporar a segregação da comunicação visual para os serviços da Linha 11-Coral e Expresso Aeroporto. A estação também receberá sistema para contagem de passageiros entre linhas.
As reformas e alterações deverão ter aval dos três órgãos de preservação do patrimônio, o Conpresp, Condephaat e Iphan.

Obras
A Estação Luz não deverá sofrer grandes intervenções. A maioria das melhorias em curso, como o túnel entre CPTM e ViaQuatro, além de novas escadas na plataforma central, já está em fase de implantação pela estatal.
Na região dos acessos deverão ser readequadas as rotas táteis e as rampas de acessos. No interior da estação, as melhorias são bastante semelhantes, incluindo a implantação de bloqueios acessíveis, reparos simples em escadas fixas.

As áreas internas dedicadas aos funcionários deverão passar por melhorias com o rearranjo dos ambientes. Os vestiários e sanitários deverão ser adaptados dentro das normas de acessibilidade, assim como a copa para alimentação.
A comunicação visual deverá ser revista. O projeto será desenvolvido pela concessionária. A obtenção de licenças também está prevista.
O prédio da estação apresenta alguns problemas de pequeno porte como rachaduras e infiltrações que deverão ser tratadas. Vidros quebrados e portas danificadas deverão ser reparadas. Melhorias mais intensas precisam ser realizadas nas guaritas na no setor de manutenção de escadas rolantes e sinalização
A concessão das linhas 11, 12 e 13 tem previsão para ser realizada no primeiro trimestre de 2025. Confira também as matérias das demais estações:
A mais linda das estações da SPR (seguida muito proximamente pela segunda de Paranapiacaba, extinta pela construção do sistema cremalheira e pelo incêndio no início dos anos 80). Merece sim todo cuidado e carinho da sucessora estadual mas, espero, mantendo suas belíssimas linhas originais. Parabéns ao, no meu ver, o mais belo cartão postal da cidade de São Paulo
na teoria essa concessão vai ser igual aqueles folhetos de testemunha de Jeová.
na prática vai ser uma realidade terrível, como ocorre nas linhas 8 e 9.
vão retirar obrigações do contrato, vai atrasar obras e outras cairão no esquecimento.
tudo pela sanha privatista de Tarcísio e o mercado financeiro.
a conta já chegou, os impostos estão aumentando. Tarcisio vai aumentar de 3,2 para 12 % o ICMS de restaurantes
a Sabesp privatizada vai aumentar a conta e o CEO da empresa já disse q quem faz benefício social é governo, agora a realidade é outra.
paulista não aprende. daqui a pouco aparece os defensores desses contratos sinistros
Para, algo que poderia ser colocado seria uma ligação entre as estações Luz e Júlio Prestes, talvez um túnel entre ambas as estações não seja possível, mas se pegasse parte do estacionamento da Sala São Paulo, principalmente aquela parte que divide o muro entre o estacionamento e a linha 10-turquesa, embaixo do estacionamento, fizessem um túnel conectando a estação Júlio Prestes até aquele “Boulevard” Maestro João Carlos Martins (aquele que dá justamente no estacionamento da Sala São Paulo),cobrisse totalmente a área do “Boulevard” para proteção contra chuvas, retirassem as catracas da estação luz, e no lugar criasse um acesso ao subsolo da estação da Luz, especialmente porque ficaria próximo do novo túnel que conecta a luz a linha 4- amarela, seria muito mais eficaz principalmente para aqueles que querem acessar diretamente a linha8-diamante ou a linha 4-amarela, sem precisar fazer baldeação na estação Palmeiras/Barra-funda ou na Estação Da Luz.