Quais serão as mudanças previstas na Estação Luz após a concessão das linhas 11, 12 e 13

Estação receberá melhorias em acessibilidade e renovação de comunicação visual. Grandes intervenções já estão em curso pela CPTM
Estação da Luz terá melhorias de acessibilidade (Jean Carlos)
Estação da Luz terá melhorias de acessibilidade (Jean Carlos)

Com a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, o governo do estado pretende revitalizar algumas das estações ferroviárias com maior demanda de passageiros. É o caso da Estação Luz.

O Empreendimento EST 003 – Reforma da Estação Luz tem como objetivo a realização de pequenas adequações na estação histórica.

A estação atualmente tem dois acessos, um na Praça da Luz e outro na Rua Mauá. Sua área é de 26,5 mil m² e atende 118,9 mil passageiros por dia.

Lista de intervenções (SPI)
Lista de intervenções (SPI)

As premissas para o projeto devem incorporar a segregação da comunicação visual para os serviços da Linha 11-Coral e Expresso Aeroporto. A estação também receberá sistema para contagem de passageiros entre linhas.

As reformas e alterações deverão ter aval dos três órgãos de preservação do patrimônio, o Conpresp, Condephaat e Iphan.

Visão geral da Estação Luz (SPI)
Visão geral da Estação Luz (SPI)

Obras

A Estação Luz não deverá sofrer grandes intervenções. A maioria das melhorias em curso, como o túnel entre CPTM e ViaQuatro, além de novas escadas na plataforma central, já está em fase de implantação pela estatal.

Na região dos acessos deverão ser readequadas as rotas táteis e as rampas de acessos. No interior da estação, as melhorias são bastante semelhantes, incluindo a implantação de bloqueios acessíveis, reparos simples em escadas fixas.

Intervenções na Estação Luz (SPI)
Intervenções na Estação Luz (SPI)

As áreas internas dedicadas aos funcionários deverão passar por melhorias com o rearranjo dos ambientes. Os vestiários e sanitários deverão ser adaptados dentro das normas de acessibilidade, assim como a copa para alimentação.

A comunicação visual deverá ser revista. O projeto será desenvolvido pela concessionária. A obtenção de licenças também está prevista.

O prédio da estação apresenta alguns problemas de pequeno porte como rachaduras e infiltrações que deverão ser tratadas. Vidros quebrados e portas danificadas deverão ser reparadas. Melhorias mais intensas precisam ser realizadas nas guaritas na no setor de manutenção de escadas rolantes e sinalização

A concessão das linhas 11, 12 e 13 tem previsão para ser realizada no primeiro trimestre de 2025. Confira também as matérias das demais estações:

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1 comment
  1. A mais linda das estações da SPR (seguida muito proximamente pela segunda de Paranapiacaba, extinta pela construção do sistema cremalheira e pelo incêndio no início dos anos 80). Merece sim todo cuidado e carinho da sucessora estadual mas, espero, mantendo suas belíssimas linhas originais. Parabéns ao, no meu ver, o mais belo cartão postal da cidade de São Paulo

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