Após um adiamento motivado por instabilidades, a Acciona executará uma das etapas mais delicadas da construção da Linha 6-Laranja de metrô neste domingo, 8 de setembro.
Trata-se da escavação do túnel pelo Tatuzão Sul passando abaixo da Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro.
A atividade causará a interrupção do ramal metroviário entre as estações Paulista e Luz já no sábado, a partir das 21 horas, por uma medida de segurança.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Mas afinal como será esse procedimento e por que é preciso interromper a circulação de trens na Linha 4?
As precauções são indispensáveis nesse tipo de trabalho, isso porque a tuneladora é uma máquina de grande porte, que avança em um ritmo bastante elevado e por isso é preciso monitorar qualquer oscilação em seu entorno.
Agora imagina-se esse trabalho passando próximo a uma linha de metrô super movimentada. Não é por menos que as duas concessionárias, a Linha Uni (Linha 6) e ViaQuatro, trabalharão em conjunto durante a execução da montagem dos aneis de concreto.
Qual a distância entre o túnel da Linha 4 e o tatuzão?
Segundo a Linha Uni, o Tatuzão Sul passará apenas 7 metros abaixo do túnel da Linha 4-Amarela, equivale a uma residência de dois pisos. Embora seja uma distância segura para quando trens circularem simultaneamente nos dois túneis, no caso do tatuzão é prudente acompanhar o desenrolar do avanço.
A tuneladora da Linha 6 está indo em direção à São Joaquim e passará pela região da Rua da Consolação a uma profundidade de 44 metros.
Pouco depois de cruzar a Linha 4, ela chegará à futura estação Higienópolis-Mackenzie, a mais profunda da América Latina, com 69 metros abaixo da superfície.
Segundo a concessionária, o Tatuzão Sul e o Tatuzão Norte, que escava em direção à Brasilândia, já montaram mais de 9,5 km de túneis. A Linha 6-Laranja terá 15,3 km de extensão operacional e 15 estações na primeira fase.
A previsão é que seja inaugura uma primeira etapa entre Brasilândia e Perdizes em outubro de 2026. O trecho completo é previsto para o segundo semestre de 2027.
Queria ser surpreendida e lançassem a primeira fase em 2026 ligando até o mackenzie, seria um sonho
Não sei como será agora… a 14 bis está atrasadissima.
essa estaçao HigiMack vai ser gigante muita escada rolante. mas e fundamental a conexão da linha 6 com a linha 4 assim como mais pra frente a conexão com a linha 1 em sao Joaquim.