Quatro consórcios apresentam propostas para projeto básico da Linha 20-Rosa do Metrô

Mais de 20 empresas participam de processo que visa selecionar a proposta mais vantajosa para execução do projeto básico da linha que ligará Santo André à Santa Marina. Propostas técnicas deverão ter peso decisivo na seleção do consórcio vencedor
Linha 20-Rosa deverá ter projeto básico selecionado (Jean Carlos)
Linha 20-Rosa deverá ter projeto básico selecionado (Jean Carlos)

O Metrô de São Paulo recebeu nesta quarta-feira, 24, as propostas técnicas e comerciais para a licitação de desenvolvimento do projeto básico da Linha 20-Rosa que atenderá o trecho entre Santo André e Santa Marina.

O projeto básico é uma das etapas mais importantes do ciclo de vida do empreendimento. É através da conclusão desta série de trabalhos que o Metrô poderá, concretamente, iniciar o processo de licitação de obras ou concessão do ramal.

A primeira etapa da licitação se limitou ao recebimento das propostas técnicas e econômicas. O julgamento deverá levar em consideração a média ponderada entre valor de proposta e capacidade técnica. O projeto foi dividido em dois lotes, o primeiro para o trecho entre Santa Marina e Abraão de Morais e o segundo entre Abraão de Morais (exclusive) e Santo André.

Traçado final da Linha 20-Rosa (CMSP)
Traçado final da Linha 20-Rosa (CMSP)

Será fator primordial a capacidade técnica das empresas, cujo peso equivale a 70% da nota final do consórcio. As equipes profissionais deverão atender às seguintes disciplinas:

1 – Gestão
2 – BIM
3 – Arquitetura
4 – Estruturas
5 – Geotecnia
6 – Via Permanente
7 – Sistemas Auxiliares
8 – Sistemas Elétricos
9 – Sistemas de Telecomunicações
10 – Sistemas de Sinalização e Controle.

A avaliação técnica de todos os profissionais considera os seguintes critérios:

1 – Tempo de experiência  em liderança e coordenação de projetos
2 – Experiência multidisciplinar em projetos de grande porte com complexidade equivalente.
3 – Experiências específicas por disciplina
4 – Nível de pós-graduação (Latu-senso, MBA, Mestrado e Doutorado)

Os quatro consórcios participantes da licitação que enviaram propostas são:

Consórcio L20 Projetista
– Systra Engenharia E Consultoria Ltda.
– Gpo Sistran Engenharia Ltda
– Tylin Brasil Ltda
– Geocompany Tecnologia Engenharia e Meio Ambiente Ltda
– Outec Engenharia Ltda
– Estratégica Engenharia Ltda
– Copem Engenharia Ltda
– Tecnifer Engenharia de Sistemas Ltda

Consórcio MNEPI Linha 20
– Maubertec Tecnologia em Engenharia Ltda
– Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A
– Pólux Engenharia Ltda
– Intertechne Consultores SA

Consórcio Sener Setepla – Egis – Setec
– Sener Setepla Tecnometal Engenharia e Sistemas Ltda
– Egis Engenharia e Consultoria Ltda
– Setec Hidrobrasileira Obras e Projetos Ltda

Consórcio CAS L20 — Civil — Arquitetura — Sistemas
– Engecorps Engenharia SA
– EGT Engenharia Ltda
– CJC Engenharia e Projetos Ltda
– Jugend Engenharia e Tecnologia Ltda
– Tetraarq Arquitetura e Projetos Ltda
– Smz Consultoria em Automação e Controle Ltda
– Tekhnites Consultores Associados Ltda

Foram abertas preliminarmente as propostas técnicas e verificado o número de páginas. O consórcio que apresentou o documento mais denso foi o consórcio Sener Setepla – Egis – Setec com 388 páginas. Já a mais curta foi do consórcio Mnepi Linha 20 com 183 páginas.

Propostas comerciais das empresas (CMSP)
Propostas comerciais das empresas (CMSP)

As documentações agora vão passar por análise técnica das equipes do Metrô que vão avaliar as notas de cada consórcio. As propostas comerciais serão abertas posteriormente e informadas pela companhia em momento posterior.

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6 comments
  1. Qual motivo desta linha não ir até o paço municipal de SBC, que não conta até hj com metro ?
    Tremendo desaforo essa inflexão para Santos André, que já conta com trem.

  2. para a população do abc essa linha já nasceu morta
    mataram o monotrilho e colocaram no lugar essa aberração chamada BRT que visa dar lucro apenas ao monopolio criado pelo João dória chamado next mobilidade
    pense comigo: para atender plenamente a população de são Bernardo( santo André ainda tem o trem que ajuda muito)essa linha teria que no mínimo ir até o centro de São Bernardo( o ideal seria até a área verde para atender a grande demanda da região do alvarenga)porém,o interesse político e empresarial fala mais alto,pois sobreporia as linhas da next,eliminando um bocado delas na região central de SBC,o que para o monopólio next,br7 seria intolerável
    enquanto isso políticos do abc fazem campanha alegando que o metrô e a salvação da região
    acorda povo!!!

    1. Dá para atenuar um pouco do estrago se a futura linha 14-Ônix terminar no Terminal Ferrazópolis, em SBC, ao invés da Vila Luzita/Jardim Irene. Pena que nenhum dos pré-candidatos do município sequer tocam no assunto. Pelo contrário, o Alex Manente, a sobrinha do prefeito e o ex-deputado federal que conseguiu perder o mandato em meses, disputam para ver quem é o maior “papagaio de pirata” do Tarcísio (e não estou aqui falando bem ou mal do governador, que fique claro).

  3. já que a linha é importante pro metrô, ou seria para os políticos? porque não começa pelo lado de Sto André e SBC.. ao invés de começar por Santa Marina???
    .
    está parecendo o caso L2 , que era uma só continuação de VP Vila Prudente até a Dutra,…. Tempos depois fatiaram em 2 fases (lotes né 😏) , agora 2a fase (justamente o mais necessário) lado Guarulhos, só começa algo, quando finalizar a primeira parte.

    coitada da L20 , depois de Abraão Morais , ano 2055 tá pronta..

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