Aquém do minimamente necessário, a rede metroferroviária brasileira crescerá 50 km em 2016. Quem diz isso é a ANTP, a Associação Nacional de Transportadores de Passageiros por Trilhos, entidade que reúne empresas do setor. Desse total, nenhum mísero quilômetro será inaugurado na Grande São Paulo, de longe a região com mais linhas e que transporta mais pessoas diariamente no Brasil.
A triste situação não é uma exceção: em 2015, a Grande São Paulo também não ganhou nenhum quilômetro extra de trilhos ou mesmo uma nova estação, sintoma do atraso de diversos projetos tocados pelo governo do estado. Para sermos mais precisos, a rede não cresce desde 2014 quando a estação Adolfo Pinheiro foi aberta e acrescentou cerca de 800 metros à Linha 5 – Lilás, e a Linha 15 passou a operar de forma parcial.
Os novos trechos previstos para 2016 pela ANTP estão no Rio de Janeiro (Linha 4 e VLT), Salvador (Linha 2) e Santos (extensão do VLT). Já no ano passado, quando apenas 10,4 km foram adicionados, apenas o VLT da baixada santista e a Linha 1 do metrô soteropolitano contribuíram.
Novidades em 2017
O fim do período de vacas magras do sistema paulista deve acabar em 2017. É quando está programada a entrega de três estações da Linha 5 – Lilás, que devem acrescentar pouco mais de 3 km aos 78 km da rede do metrô.