Reta Final: Estação Ambuitá da Linha 8-Diamante segue em estado avançado de obras

Empreendimento é realizado pela Cahenri Engenharia e faz parte dos investimentos da concessão da ViaMobilidade. Nova estação será entregue no começo de 2025
Estação Ambuitá em dezembro/2024 (Erik Oliveira)
Estação Ambuitá em dezembro/2024 (Erik Oliveira)

As obras da Estação Ambuitá da Linha 8-Diamante estão chegando à reta final. Com previsão de entrega no começo de 2025, a nova estação será totalmente acessível.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a futura em fase avançada de construção. O acesso principal já recebeu itens como pisos paraciclos. Vidros, brises e rotas táteis estão sendo implantadas.

Estação Ambuitá em dezembro/2024 (Erik Oliveira)
Estação Ambuitá em dezembro/2024 (Erik Oliveira)

A região das plataformas está estruturalmente finalizada. A cobertura, que será montada através de estruturas metálicas, está em fase de construção. O sistema de iluminação está sendo implantado.

A estação terá plataformas laterais. Para permitir a acessibilidade dos passageiros um conjunto de elevadores estará disponível para facilitar o deslocamento.

Estação Ambuitá em dezembro/2024 (Erik Oliveira)
Estação Ambuitá em dezembro/2024 (Erik Oliveira)

A construção da Estação Ambuitá é uma reivindicação antiga de Itapevi e foi incluída no contrato de concessão da ViaMobilidade. Esta será a primeira estação construída pelo Grupo CCR em São Paulo desde que assumiu a operação sob trilhos no estado.

A obra da Estação Ambuitá está sendo executada pela Cahenri Engenharia, a mesma empresa que implantou o acesso sul da Estação Barueri.

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  1. Com a Estação Ambuitá, a ViaMobilidade vai ter que colocar pelo menos dois trens da extensão da Linha 08 e usar as duas vias da extensão, claro, não somente uma como atualmente e terá que suprimir as passagens de nível para pedestres e pedir ao governo que tire os ônibus que fazem o mesmo trajeto do trem desde quando a extensão foi interditada e inaugurada pela CPTM e até hoje mantiveram os ônibus por lá com os trens circulando vazios até hoje! O ideal seria fazer umas baias perto da nova estação e levar uma ou outra linha de ônibus da região até lá e fazer a demanda do trem subir e até colocar um trem a mais na extensão, senão o desperdício que ela representa vai continuar e com uma nova estação isso não pode acontecer!

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