Circular pelas avenidas Washington Luis e Roberto Marinho, na região sul de São Paulo, foi por muitos anos se acostumar às “ruínas” da Linha 17-Ouro.
O ramal de monotrilho, que começou a ser construído em abril de 2012 com a fictícia meta de inauguração em 2014, passou por tantos problemas e construtoras que “apreciar” estruturas abandonadas no tempo se tornou corriqueiro.
Há pouco mais de um ano, no entanto, o cenário começou a mudar e nos últimos meses essa transformação está ganhando velocidade à medida que a linha metroviária se aproxima da sua estreia em junho de 2026.
Uma imagem publicada pelo governo do estado na semana passada dá a exata medida desse novo panorama.
Feita por um drone, a foto mostra o Pátio Água Espraiada, onde os 14 trens da BYD será mantidos, e também a estação Washington Luis.
Ao menos três pontos chamam a atenção. O primeiro ao fundo é o lançamento das vigas-guia no piso superior do pátio pelo método de treliça lançadeira (estruturas na cor laranja).
Já é possível ver várias vias de estacionamento instaladas para um trabalho que teve início há poucas semanas.
À direita, nota-se também a via em rampa que permitirá ao monotrilho subir e descer de nível. Ela importante para que os testes tenham início na área operacional a partir de janeiro de 2025.
Metal e vidros
As outras estruturas que estão passando por uma metamorfose são o edifício administrativo da Linha 17 e a estação ao seu lado.
O primeiro passou a receber os vidros da fachada frontal, conferindo uma nova impressão à construção.
Já a estação Washington Luis ganhou bastante atenção da construtora Agis, responsável pelas obras civis. Com suas plataformas laterais, a parada não antecipava como ficará atraente.
A enorme cobertura metálica ‘abraçou a estrutura em concreto e já recebeu boa parte do telhados e vidros no eixo central. Ainda resta a instalação da longa passarela, mas o avanço é bastante impressionante.
Nove meses para conclusão das obras
A despeito de um aditivo que prorrogou o prazo em cinco meses, as obras civis da Linha 17 têm previsão de serem concluídas em agosto de 2025.
Portanto, um período de nove meses para que a Agis acabe com todos os resquícios do triste passado do ramal de monotrilho.
Impossível terminarem as obras até agosto do ano que vem. Apesar do avanço, ainda falta MUITO, o pátio ainda tem muita coisa por fazer, e estações como Vila Cordeiro estão bem atrasadas.
Se você for ver q a obra bruta das estruturas estão prontas, oq sobra são coisas simples e de fácil construção, dá tempo sim
Papel aceita tudo !!! Especialidade desses governos de SP, é enganar a nós paulistanos !!!
acredito que nos pior dos cenários a linha é inaugurada parcialmente em 2026, mas acho difícil esse pátio ficar apto pra testar o trem em janeiro, acho que fica pra março esses testes na via
muito bom. passo todo dia e é nítido o avanço. Que o governador consiga após 2026 tornar essa linha ainda mais útil retomando o projeto original até o metrô Jabaquara.
Sonha, o povo já fica todo contente mesmo sem o cara ter entregado nada ainda. E tenho minhas dúvidas se essa linha vai ser entregue mesmo no mandato do Tarcísio.
A impressão que dá e que os governos do PSDB sempre se utilizaram dos transportes como “funding” para se manterem no poder. Vide metrô e o “rouboanel”, que não termina nunca.
Assim, quando chega alguém como o novo governador, mais pragmático e tecnocrata, simplesmente as coisas voltam a andar (menos mal).
Deve ser inaugurada na marra, com muito ainda por fazer. Certamente terá custado várias vezes o esperado e haverá acidentes que poderiam ter sido evitados.
Já vimos esse filme várias vezes. Pena. poderíamos ser uma potência se não fossem os nossos “representantes” a nos boicotar o tempo todo, principalmente no âmbito federal.
A volta dessa obra não é nenhum grande feito do governador atual, até pq o maior problema dela foi as construtoras abandonarem as obras mesmo tendo o dinheiro na mão, Tarcísio deu sorte de pegar o desfecho da obra depois de uma década de obras lentas e arrastadas, o feito é mais da empresa que honrou o compromisso e n do governo q a contratou
Voltam a andar? Então cadê a estação Varginha da linha 9? Tarcísio até agora não entregou nada pra população, só entregou patrimônio público para amigos!
Varginha é resultado da lambança da CPTM, os funcionários públicos já jogaram a toalha com as noticias das concessões.
Ih, você tá desatualizado, a linha 9 já está há anos com a ViaMobilidade. Em todo caso, temos um governador omisso.
choro eh livre ow fake 🙂
haterzinho do tarcisio nao sabe votar 😂😂😂
Parabéns Tarcísio está fazendo um ótimo trabalho