A Aerom, fabricante do Aeromovel, veículo movido a propulsão pneumática do People Mover do Aeroporto de Guarulhos, passou a realizar um teste importante no sistema.
Trata-se da simulação de carregamento de passageiros nos trens de dois carros que ligarão o aeroporto à Linha 13-Jade da CPTM.
Mas em vez de humanos, o veículo transporta sacos de areia com peso equivalente ao de uma pessoa.
O primeiro desses testes ocorreu com o nível “AW1” de carga, que significa que o trem circulou com “pessoas sentadas”.
Uma imagem compartilhada nas redes sociais mostra os “passageiros” a bordo do Aeromovel.
Os testes devem prosseguir com uma lotação cada vez maior de sacos de areia. Segundo a indústria ferroviária, há outros três níveis de lotação:
- AW2 – inclui passageiros sentados e em pé com uma ocupação de 4 pessoas por m².
- AW3 – inclui passageiros sentados e em pé com uma ocupação de 6 pessoas por m².
- AW4 – inclui passageiros sentados e em pé com uma ocupação de 8 pessoas por m².
No Brasil, normalmente os cálculos de capacidade consideram a lotação de 6 pessoas por m². Os trens do Aeromovel devem levar 2.00 pessoas por hora/sentido, vale lembrar.
Testes com rampa de 5%
Outra informação importante envolve o teste com carga sendo realizado em rampa de 5% de inclinação, existente em alguns trechos da via de 2,7 km.
É um marco significativo já que mostra que a tecnologia foi capaz de superar um dos pontos mais críticos de um projeto de “Automated People Mover”.
O AeroGRU, consórcio que implanta e irá operar o sistema, está realizando testes pré-operacionais e planeja realizar viagens experimentais com passageiros a partir de fevereiro.
A expectativa é que o Aeromovel comece a operar de fato em março.