Sacos de areia são os ‘primeiros passageiros’ do Aeromovel de Guarulhos

Consórcio AeroGRU iniciou viagens que simulam presença de pessoas no People Mover, parte do processo de certificação
Os sacos de areia que simulam passageiros sentados no Aeromovel
Os sacos de areia que simulam passageiros sentados no Aeromovel (Reprodução)

A Aerom, fabricante do Aeromovel, veículo movido a propulsão pneumática do People Mover do Aeroporto de Guarulhos, passou a realizar um teste importante no sistema.

Trata-se da simulação de carregamento de passageiros nos trens de dois carros que ligarão o aeroporto à Linha 13-Jade da CPTM.

Mas em vez de humanos, o veículo transporta sacos de areia com peso equivalente ao de uma pessoa.

O primeiro desses testes ocorreu com o  nível “AW1” de carga, que significa que o trem circulou com “pessoas sentadas”.

O People Mover terá três unidades, duas delas em operação simultânea (rebU)

Uma imagem compartilhada nas redes sociais mostra os “passageiros” a bordo do Aeromovel.

Os testes devem prosseguir com uma lotação cada vez maior de sacos de areia. Segundo a indústria ferroviária, há outros três níveis de lotação:

  • AW2 – inclui passageiros sentados e em pé com uma ocupação de 4 pessoas por m².
  • AW3 – inclui passageiros sentados e em pé com uma ocupação de 6 pessoas por m².
  • AW4 – inclui passageiros sentados e em pé com uma ocupação de 8 pessoas por m².

No Brasil, normalmente os cálculos de capacidade consideram a lotação de 6 pessoas por m². Os trens do Aeromovel devem levar 2.00 pessoas por hora/sentido, vale lembrar.

O Aeromovel na estação do Terminal 3 após percorrer trecho de grande inclinação (Reprodução)

Testes com rampa de 5%

Outra informação importante envolve o teste com carga sendo realizado em rampa de 5% de inclinação, existente em alguns trechos da via de 2,7 km.

É um marco significativo já que mostra que a tecnologia foi capaz de superar um dos pontos mais críticos de um projeto de “Automated People Mover”.

O AeroGRU, consórcio que implanta e irá operar o sistema, está realizando testes pré-operacionais e planeja realizar viagens experimentais com passageiros a partir de fevereiro.

A expectativa é que o Aeromovel comece a operar de fato em março.

 

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