São Paulo deverá contar com três Trens Intercidades até 2034, prevê governo

Além da linha para Campinas, prevista para 2031, gestão estadual acredita que outros dois projetos possam ficar prontos logo em seguida
Trem Intercidade apenas na década de 30 (JoachimKohler-HB)
Trem Intercidade apenas na década de 30 (JoachimKohler-HB)

O governo do estado pretende viabilizar a operação de três linhas de trens intercidades no começo da década de 2030. Campinas, Sorocaba e São José dos Campos seriam as prioridades.

A informação foi dada por Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos de São Paulo, durante o podcast realizado pela Revista Ferroviária.

Durante a conversa, Benini expôs um cronograma sobre as entregas dos próximos trens regionais de passageiros no estado.

O TIC entre São Paulo e Campinas (Eixo Norte) será o primeiro a sair do papel, como esperado. A previsão é de que o serviço possa operar em 2031.

A TIC Trens, operadora do novo serviço, demonstrou interesse em acelerar etapas do projeto.

Informações sobre os empreendimentos (TIC Trens)
Informações sobre os empreendimentos (TIC Trens)

O TIC entre São Paulo e Sorocaba (Eixo Oeste) deverá ser o próximo a ser leiloado. A expectativa do governo é entrar no novo serviço entre os anos de 2031 e 2032.

O projeto já consta das prioridades da Secretaria de Parcerias em Investimentos, inclusive.

Já o TIC entre São Paulo e São José dos Campos (Eixo Leste) virá na sequência. A estimativa do governo é de operação em meados de 2033 e  2034.

A ferrovia é considerada adequada para trens de média velocidade, mas ainda não há uma decisão quanto ao melhor trajeto até o Vale do Paraíba.

A estação terminal na capital também pode ficar entre Penha, favorita, e Gabriela Mistral, dependento do percurso escolhido.

Benini, no entanto, não fez previsões para o TIC Santos, que é o mais complexo de sair do papel. O projeto passa por avaliações sobre a tecnologia para vencer a Serra do Mar e chegar ao litoral.

Concessão do TIC Sorocaba (Jean Carlos)
Concessão do TIC Sorocaba (Jean Carlos)

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Malha ociosa e padronização

O secretário ainda revelou o interesse do estado de São Paulo na malha ferroviária ociosa, ou seja, aquela que não tem mais tráfego de trens de carga.

As conversas com o governo federal poderiam levar ao repasse da posse destes trechos considerados antieconômicos pelas empresas de carga, viabilizando serviços ferroviários de passageiros.

Outro ponto de interesse é a padronização do sistema Intercidades. Segundo Benini será adotado como padrão a bitola larga de 1,60 m em toda a rede ferroviária do estado.

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8 comments
  1. A única coisa que acho mal planejada nesses projetos é que não há integração física entre as linhas (entendo a não ter por falta de espaço), mas faz falta.

  2. Três Trens Intercidades até 2034? Sei não…
    Mesmo que o atual governador se reeleja, o segundo mandato terminará em 2030. Então ele pode prometer o que quiser, que não haverá como cobrá-lo depois.
    Questões políticas à parte, caso estes Trens saiam mesmo do papel, seria importante garantir conexão imediata entre as diferentes Linhas em um única estação Central.
    Pensem nisso agora, senhores planeladores, pra que não tenhamos de ficar desfazendo e refazendo as coisas no futuro.

  3. Deveriam pensar em expandir a linha 8 até Mairinque e ter trens de passageiros entre Mairinque e Campinas. Além disto poderiam pensar em ter uma linha de trens metropolitanos entre Santos e Cubatão.

  4. impossível ter uma estação central porque não há espaço para ter trens vindo de Sorocaba campinas SJC , baixada santista num local só

  5. Sabe quantas linhas intercidades haverão em 2034?
    Nenhuma!
    isso é só desculpa para entregar todas as linhas públicas que foram modernizadas pelo estado para um grupinho de empresários ganhar muito dinhero

  6. Enquanto Países de Primeiro Mundo agregam mais ferrovias e em especial as de Alta Velocidade ficamos aqui esperando um projeto de Média Velocidade tudo para agradar ao Lobby das empresas de avião.
    isso teria uma mudança na gentrificação especialmente em São Paulo pois facilitaria e muito as pessoas morarem mais afastado com melhor qualidade de vida.

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