O Metrô de São Paulo está avançando na instalação das portas de plataforma na Linha 3-Vermelha. A estação Carrão, após meses de obras, já está com os equipamentos instalados.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A implantação das portas segue uma série de etapas que vão da preparação das plataformas para receber os módulos e a instalação dos mesmos durante as madrugadas.
No começo de dezembro, tanto a fachada sentido Corinthians-Itaquera como a fachada sentido Palmeiras-Barra Funda estavam instaladas, sendo necessários apenas complementos do acabamento em vidro em uma das extremidades da estação
Além disso, os quatro painéis de controle manual, também conhecidos pela sigla PCM, foram instalados nas extremidades de cada plataforma.
A próxima etapa será o conclusão do acabamento dos equipamentos e instalação da fiação elétrica que permitirão o início dos testes. Atualmente, as portas de plataforma da Linha 3-Vermelha funcionam através de sensores.
No futuro, quando o sistema CBTC estiver ativo, as portas deverão funcionar de forma automatizada, diminuindo consideravelmente o tempo de aberturas e fechamentos, tornando a operação mais fluida.
Enquanto isso, a de Corinthians – Itaquera quase 1 ano parada.
Lembro de ter lido um tempo atras que as portas de República, Marechal Deodoro e Anhangabaú já estavam a caminho para serem instaladas e as próximas seriam Liberdade, S. Joaquim e Vergueiro… que surpresa o cronograma atrasar. Tava até num ritmo bom na L3, algo bem raro pra obras desse tipo…