O consórcio Monotrilho Ouro, formado pelas empresas KPE e Coesa, colocou em funcionamento a segunda treliça lançadeira na semana passada. O equipamento está sendo usado no lançamento das vigas-trilho da Linha 17-Ouro, do Metrô, no trecho da Marginal Pinheiros.
A operação agora conta com duas frentes de trabalho, a primeira na altura da Rua da Paz e que já havia lançado 16 vigas, e agora a segunda, cuja entrada das estruturas se dá próximo à Ponte do Morumbi.
A primeira viga-trilho dessa nova fase foi lançada no dia 11 de junho, conforme vídeo postado pelo consórcio nas redes sociais (veja abaixo).
A gravação mostra com bastante clareza como é o processo de movimentação da treliça, que desliza sobre suportes erguidos provisoriamente nas colunas e vigas do monotrilho. A estrutura então se posiciona sobre o local de fixação e a encaixa na área demrcada.
Após o lançamento, as vigas passarão por um processo de concretagem para que seja criada uma via contínua onde os pneus dos monotrilhos possam se apoiar.
Segundo o Metrô, serão lançadas 130 vigas-trilho nos cerca de 2 km de vias ao lado da Marginal Pinheiros. Ou seja, o trabalho acaba de atingir 13% desse total, mas acredita-se que as duas frentes devam acelerar o ritmo de lançamentos nas próximas semanas.
Considero que agora seria o momento ideal em avançar na questão das vigas trilho. Tendo em vista que terá as festas de fim do ano e a diminuição das pessoas na capital.