A ViaMobilidade, operadora da Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, confirmou nesta quarta-feira (16) que colocou a segunda composição da Série 8900 na operação comercial.
A segunda unidade do trem, também conhecido também como “Série Alfa”, chegou ao Pátio de Presidente Altino na última semana de junho, depois de um longo período da entrega do primeiro trem, que ocorreu em fevereiro.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O trem recepcionado no pátio passa inicialmente pelo processo de encarrilhamento, acoplamento mecânico e acoplamento elétrico antes de iniciar suas atividades.
Inicialmente, o novo trem passa por uma bateria de testes para verificar seu desempenho e realizar ajustes pertinentes. Sistemas de diversas naturezas são verificados garantindo a segurança da composição.
O primeiro trem da Série 8900 entrou em operação após aproximadamente 14 semanas de comissionamento. A segunda composição conseguiu ter melhor desempenho, sendo liberada para operação assistida com sete semanas de comissionamento.
A explicação para a velocidade nesta etapa é o amadurecimento do processo de liberação dos trens. Geralmente os primeiros trens de uma série passam por ajustes de maior complexidade que são repassados, ainda em fábrica, para os demais trens, evitando retrabalhos.
A composição deverá operar, como referido, em caráter de operação assistida. Isso significa que uma equipe de técnicos da Alstom, fabricante francesa dos novos trens, deverá acompanhar o trem a bordo para prestar o suporte técnico.
Com isso a ViaMobilidade ainda tem como compromisso realizar a entrega de mais 34 trens, sendo que a terceira composição já está em comissionamento em Presidente Altino.
Caso consiga imprimir a mesma velocidade de comissionamento do trem Alfa 02, a composição AlfAlstoa 03 deverá ser entregue a partir da terceira semana de setembro.
Que agora comecem a devolver os trens da CPTM
Esses trens da ViaMobilidade são muito feios, nasceram com designer datado e de uma maneira muito ruim, não possuem o charme dos velhos da série 2100 e não são estiloso como os novos trens da CPTM série 2500 e 9500.
Sua opinião, eu acho eles os trens mais bonitos de São Paulo!
Ta de brincadeira… Trens horríveis. Tu tem um mau gosto imensurável
Esse negocio de acelerar o comissionamento não é bom, pois a CPTM e o metrô testam exaustivamente antes de colocar em operação….e eles tem Know-how
Querer colocar o trem em operação antes de estar devidamente pronto e bem testado para mostrar algo, ainda vai dar ruim
a pressa é inimiga da perfeição!
pensei a mesma coisa
Não é um processo de aceleração, isso é normal. O primeiro trem chamado de Cabeça de Série tem os testes mais exaustivos para a validação do sistema. Uma vez validado, alguns testes não precisam ser refeitos nos demais trens. Isso acontece no metrô, na cptm também