O segundo trem da Linha 17-Ouro, do Metrô, chegou no Porto de Santos no último sábado, 21, vindo da China. A composição foi retirada do navio no domingo, 22, e aguarda a liberação aduaneira para o início da operação logística de transporte até o Pátio Água Espraiada.
No pátio, passará pela montagem final e testes para obtenção do certificado de segurança e licença para operação. O Metrô prevê a chegada ao Pátio Água Espraiada até antes do dia 31.
Os trens da Linha 17 são fabricados na China pela empresa BYD. Ainda restam chegar mais 12 trens que devem desembarcar no Brasil durante 2025.
O governo do estado publicou nas suas redes sociais, no sábado, o primeiro trem da Linha 17, realizando testes dinâmicos no Pátio Água Espraiada.
Além de marcar a primeira movimentação do monotrilho, a atividade também visava abrir espaço nas vias para a chegada da segunda composição.
A meta é que o trem SkyRail possa realizar testes operacionais nas vias principais no início de 2025. Para isso é preciso viabilizar o caminho que inclui uma rampa no pátio, onde há vários aparelhos de mudança de via.
Com previsão de conclusão da obra bruta até o final de 2025, a Linha 17-Ouro deve ser inaugurada em 2026, ligando o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos.