A CPTM realizou na quinta-feira, 10, o terceiro leilão de inservíveis deste ano e conseguiu arrecadar R$ 5,16 milhões. Dos 62 lotes disponíveis, foram arrematados 54, com ágio de 13% do preço de venda em relação ao valor inicial previsto.
“Este terceiro leilão obteve uma taxa de sucesso de 87%, o que proporcionou uma importante receita acessória para a companhia. E ainda representa benefícios ambientais em razão da reutilização e reciclagem de materiais que já não são mais úteis para o nosso negócio”, disse Leandro Capergiani, gerente de logística da companhia.
Entre os vários itens oferecidos estavam 48 carros da Série 2000, que arrecadaram cerca de R$ 2,17 milhões, ou R$ 360 mil por trem, já que cada um é formado por seis carros.
A Série 2000 foi fabricada entre 1997 e 2002, portanto, são trens relativamente novos e ainda dentro da vida útil. No entanto, seriam obsoletos para os padrões da companhia atualmente.
Além dos seis trens que já estavam baixados, a CPTM mantém nove composições em serviço na Linha 12-Safira.
Eles foram produzidos por um consórcio formado pelas empresas CAF, Alstom, Bombardier e Adtranz e tem algumas caractetísticas distintas de outras séries como as portas com mecanismo de abertura para fora e o material das caixas, feito de aço carbono em vez de aço inox.
Adeus meu velho amigo, adeus…
A contá está correta. Mas cada composição inteira (trem completo) da série 2000 é formada(o) por 8 carros, e não 6.
Ou 4 carros por cada TUE, já que cada trem da série 2000 é/era formado por 2 TUE.
Erraram no termo, são 6 composições de 8 carros cada.
Por que vendem esses trens como sucata? Por que não enviam para outros estados? Fora de São Paulo eles poderiam ser utilizados por muitos e muitos anos.
Porque ninguém usa e nem compra.