Parte do consórcio Move São Paulo, responsável pela Linha 6-Laranja, a Odebrecht Transport se desfez nesta semana de duas operações, o BRT do Rio e sua parcela ViaQuatro em São Paulo. O objetivo foi arrecadar recursos para seguir com seus 17 projetos no setor, entre eles a nova linha do Metrô de São Paulo.
Mas o presidente da empresa da Odebrecht fez um alerta: “As obras estão dentro do cronograma. Mas, com recursos próprios e empréstimos-ponte, mas não se faz metrô”, disse. Segundo ele, apenas os empréstimos de longo prazo podem manter os investimentos nessas obras, mas o braço de transporte da Odebrecht até agora não conseguiu destravar um empréstimo do BNDES para viabilizar esses projetos, que inclui também o Aeroporto do Galeão, onde é sócia na concessionária RioGaleão.
A dificuldade estaria relacioanada ao envolvimento do grupo na operação Lava Jato, que investiga desvios na Petrobras, mas Cesena diz que a Odebrecht Transport não foi denunciada e não deveria arcar com esse problema.
Inauguração em 2021
A Linha 6-Laranja é a primeira PPP plena na área de transporte ferroviário no Brasil. O contrato foi assinado em 2014, mas as obras, de fato, começaram no ano passado. O ritmo está aumentando, mas as dificuldades iniciais com desapropriações já colocaram a data de inauguração para 2021, um ano depois do previsto. O receio é que, sem dinheiro, o consórcio acabe reduzindo esse ritmo ou desistindo do projeto.