A situação econômica do país e, consequentemente, do estado de São Paulo, podem levar o Metrô a perder duas novas linhas já licitadas e com contrato assinado. O monotrilho da Linha 18 e a extensão da Linha 2 – Verde, que é praticamente uma nova linha, estão congeladas por falta de recursos, embora ‘prontas’ para começar as obras.
A companhia tenta obter alguns adiamentos para que a licitação não perca a validade, mas os obstáculos no caminho são bem complexos.
Sem verba federal
O monotrilho da Linha 18 – Bronze, que atenderá o ABC paulista, está licitado desde 2014. No entanto, a falta de dinheiro para pagar as desapropriações travou o sinal verde para início das obras. Como é de responsabilidade do governo, o processo de desapropriação exige recursos do estado, mas a gestão Alckmin ficou sem um prometido repasse do governo federal dentro do PAC.
Mesmo depois que desistiu de obter esse valor, de cerca de R$ 400 milhões, o governo do estado ainda tenta aprovar um financiamento internacional, porém, novamente a União impede que o negócio siga em frente ao não liberar a autorização para o empréstimo – responsabilidade do Cofiex, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.
O contrato assinado com o consórcio ABC Integrado (formado pelas empresas Primav, CR Almeida, Cowan, Encalso e Benito Roggio) vence em agosto e por isso o governo tenta prolongar sua vigência enquanto não encontra uma solução.
Enquanto isso, o consórcio diz que trabalha nos projetos executivos da obra a fim de ganhar tempo.
Desafogo para a Linha 3
Extensão de importância vital para que a rede metroferroviária se equilibre, a nova fase da Linha 2 – Verde está congelada até o final deste ano. A licitação para construção de mais 14,4 km de vias e 13 estações foi contratada em setembro de 2014 e no mês seguinte as primeiras ordens de serviço (autorização efetiva para início dos trabalhos) foram emitidas para parte dos oito lotes.
No entanto, sem verba para obra, o governo decidiu congelar o projeto até dezembro deste ano. O financiamento existente acabou repassado para outras obras mais adiantadas.
A questão é que parte das construtoras vencedoras do certame está envolvida na operação Lava Jato e com dificuldades para obter crédito no mercado. É o caso da Mendes Junior que venceu quatro deles, incluindo o que envolve a operação dos tatuzões.
Recentemente, a Mendes Junior foi condenada em âmbito federal e não poderá participar de licitações nos próximos dois anos. Resta saber se haverá condições de assumir esses lotes caso eles sejam “descongelados”.
A extensão da Linha 2 fará dela a maior linha do Metrô, com quase 29 km e uma missão vital: desafogar a Linha 3, a mais lotada do sistema. Como fará conexão com ela na estação Penha, o Metrô espera que parte dos passageiros opte por seguir pela linha Verde no sentido da Avenida Paulista e da Zona Sul da cidade.
Por enquanto, esse cenário parece bastante incerto.
Quem Vive em São Bernardo do Campo Tem Que Protestar Contra a Carência de Transporte Sobre Trilhos
E Tem Que Fazer o Mesmo em Guarulhos
Quem Vive em São Bernardo do Campo e Guarulhos Vai Ter Que Protestar Contra o Boicote da Extensão da Linha 2 Verde (Térrea) e da Implantação da Linha 18 Bronze (em Monotrilho)