O elogiado Serviço 710, que integra a operação das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, deverá ser encerrado em setembro, afirmaram alguns veículos de imprensa, mas sem citar fontes.
Este site questionou a CPTM sobre a data, mas recebeu como resposta um texto que não cita um prazo para o fim do serviço.
“Com a reestruturação, a Linha 7-Rubi passará a operar no trajeto Jundiaí/Palmeiras-Barra Funda, enquanto a Linha 10-Turquesa fará o trajeto Luz/Rio Grande da Serra. A CPTM iniciou, em dezembro de 2024, a operação assistida da Linha 11-Coral até a Estação Palmeiras-Barra Funda, como uma das opções para atender aos passageiros da Linha 7-Rubi, que também vão contar com o Expresso Aeroporto e a Linha 3-Vermelha do Metrô“, disse a companhia.
O encerramento do Serviço 710 já era previsto desde que o governo decidiu leiloar a Linha 7 dentro do contrato de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte (São Paulo-Campinas).
Como a Linha 7 passará a ser operada pela iniciativa privada, não será possível mais que os passageiros utilizem apenas um trem até Rio Grande da Serra e vice-versa.
Além da separação da Linha 10-Turquesa, que continuará nas mãos da CPTM, a Linha 7 também será encurtada, circulando entre Jundiaí e Barra Funda em vez de seguir até a estação Luz.
Para seguir viagem no trecho Barra Funda-Luz, os passageiros terão como opção a Linha 11-Coral justamente a partir de setembro, quando a CPTM espera concluir a operação assistida.
TIC Trens assume a partir de novembro
A transição da operação da Linha 7-Rubi entre CPTM e TIC Trens teve início no final do ano passado e deve durar até 26 de novembro, quando a concessionária assumirá a operação.
Esse prazo pode mudar já que o contrato prevê que a fase seja estendida caso o processo ainda não esteja completamente seguro.
Pelo que se desenha, portanto, a CPTM deve apenas esperar pela operação plena da Linha 11 em Barra Funda para encerrar o Serviço 710, algumas semanas antes de repassar a Linha 7 à TIC Trens.
Ridículo isso, é como trocar 6 por meia dúzia, estendem uma Linha até a Barra Funda e removem outra, quem vem da Linha 10 vai se lascar com isso, terão que fazer baldeação adentrando um trem lotadíssimo para chegar a Barra Funda, e o inverso no período da tarde para chegar até a Luz.
Queria entender, qual seria o problema de fazer os trens da Linha 10 chegar ao menos até a Barra Funda…
As plataformas da estação Barra Funda já estão totalmente ocupadas, ainda mais que a estação Barra Funda será o ponto final do TIM e TIC Norte.
É pior que trocar 6 por meia dúzia.
O eixo L7xL10 é de tráfego direto entre elas, muita gente segue viagem sem ter que parar em barra funda/luz/Brás, uma parada dupla agora vai ser obrigatória para esse fluxo.
L7>L11>L10 (ou vice-versa), serão 2 paradas com espera a mais entre um trem e outro.
A L11 já está no limite operacional de fluxo de passageiros, apenas estender até barra funda já seria um erro sem aumentar consideravelmente a oferta (o que não vai acontecer), imagina forçar o fluxo das L7 e 10 a circularem juntas com o fluxo nativo e já sobrecarregado da L11
Não tem como não dar errado.
L11 não suporta esse fluxo de passageiros, já está superlotada, vai ficar mais ainda com a simples extensão até barra funda (isso sem servir de ponte entre a 7 e a 10).
Isso é um erro, vai aumentar drasticamente o tempo de viagem e piorar muito a qualidade das 3 linhas, vai ser o caos, se duvidar morre gente nisso aí.