A Siemens foi contratada pelo Grupo Agis para participar do projeto de modernização e expansão de sistemas da Linha 2-Verde, do Metrô de São Paulo.
A empresa ficará a cargo de implementar sistemas de média tensão, tração e baixa tensão, além de toda a automação e proteção do sistema de energia.
A Siemens fará o projeto executivo, fornecimento, montagem, comissionamento e início de operação desses sistemas.
A empresa fornecerá subestações retificadoras, que converterão a corrente alternada em corrente contínua, necessária para o funcionamento dos trens e as subestações auxiliares que garantirão a alimentação energética para sistemas dentro das estações, como iluminação, elevadores, escadas rolantes, sistemas de alarme e ventilação.
“A automação do sistema de ventilação, por exemplo, é fundamental para manter as estações ventiladas em temperaturas adequadas e para a segurança dos passageiros em emergências, como um incêndio dentro do túnel, onde o sistema automaticamente funciona como exaustor contribuído para extrair a fumaça”, explicou a empresa.

Inauguração parcial em 2027
A Agis foi a única empresa a oferecer proposta para equipar os 8,4 km de trilhos da extensão da Linha 2-Verde até Penha.
Estão no escopo das atividades da empresa uma ampla gama de atividades que inclui implantar, adequar e integrar sistemas de alimentação elétrica, telecomunicações, portas de plataforma, elevadores e escadas rolantes e ventilação. Pelo serviço ela receberá R$ 2 bilhões.
De acordo com a Siemens, a implantação do projeto será feita em fases, à medida que estações sejam concluídas.

O plano do Metrô é inaugurar o trecho com oito estações em duas fases. A primeira, contando com as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa, deve ficar pronto em 2027.
A segunda etapa, prevista para 2028, acrescentará as estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.
O Metrô também está iniciando as obras da última parte da extensão, entre Penha e Dutra, em Guarulhos, com cinco estações e um pátio.
Nesse caso, será preciso contratar outra empresa para realizar os serviços.
Faltou falar do cartel que a Siemens participou na década passada e que foi abafado
Deveriam ter contratado a WEG, que é uma empresa brasileira e com o mesmo portfólio de produtos da Siemens.
Weg não dispõe de soluções Metroferroviárias..