Siemens fará parte do projeto de modernização e expansão da Linha 2-Verde

Empresa alemã atuará na implantação de sistemas de energia e automação do ramal de metrô, em conjunto com o grupo Agis
Estação Penha da Linha 2-Verde (iTechdrones)
Estação Penha da Linha 2-Verde (iTechdrones)

A Siemens foi contratada pelo Grupo Agis para participar do projeto de modernização e expansão de sistemas da Linha 2-Verde, do Metrô de São Paulo.

A empresa ficará a cargo de implementar sistemas de média tensão, tração e baixa tensão, além de toda a automação e proteção do sistema de energia.

A Siemens fará o projeto executivo, fornecimento, montagem, comissionamento e início de operação desses sistemas.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

A empresa fornecerá subestações retificadoras, que converterão a corrente alternada em corrente contínua, necessária para o funcionamento dos trens e as subestações auxiliares que garantirão a alimentação energética para sistemas dentro das estações, como iluminação, elevadores, escadas rolantes, sistemas de alarme e ventilação.

“A automação do sistema de ventilação, por exemplo, é fundamental para manter as estações ventiladas em temperaturas adequadas e para a segurança dos passageiros em emergências, como um incêndio dentro do túnel, onde o sistema automaticamente funciona como exaustor contribuído para extrair a fumaça”, explicou a empresa.

Tuneladora Cora Coralina, da Linha 2-Verde
Tuneladora Cora Coralina, da Linha 2-Verde (Jean Carlos)

Inauguração parcial em 2027

A Agis foi a única empresa a oferecer proposta para equipar os 8,4 km de trilhos da extensão da Linha 2-Verde até Penha.

Estão no escopo das atividades da empresa uma ampla gama de atividades que inclui implantar, adequar e integrar sistemas de alimentação elétrica, telecomunicações, portas de plataforma, elevadores e escadas rolantes e ventilação. Pelo serviço ela receberá R$ 2 bilhões.

De acordo com a Siemens, a implantação do projeto será feita em fases, à medida que estações sejam concluídas.

A extensão da Linha 2-Verde
A extensão da Linha 2-Verde até Dutra (CMSP)

O plano do Metrô é inaugurar o trecho com oito estações em duas fases. A primeira, contando com as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa, deve ficar pronto em 2027.

A segunda etapa, prevista para 2028, acrescentará as estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha.

O Metrô também está iniciando as obras da última parte da extensão, entre Penha e Dutra, em Guarulhos, com cinco estações e um pátio.

Nesse caso, será preciso contratar outra empresa para realizar os serviços.

Total
0
Shares
3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Grupo Comporte (Jean Carlos)

Grupo Comporte se tornará maior operadora de trilhos em São Paulo após assumir linhas da zona leste

Next Post
Trens das linhas 12-Safira e 11-Coral (Jean Carlos)

Veja os próximos passos da concessão das linhas 11, 12 e 13

Related Posts