A CPTM firmou na quinta-feira, 17, o primeiro termo aditivo ao contrato de prestação de serviços técnicos especializados para supervisão do projeto, fornecimento e instalação da sinalização CBTC e telecom nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral. O prazo para implantação também foi prorrogado.
Segundo o termo disponibilizado no Diário Oficial, haverá readequação da planilha de quantidades de preços, bem como do respectivo cronograma físico-financeiro. As atividades serão majoradas em R$ 3,5 milhões.

O sistema de sinalização CBTC está em implantação no trecho entre Luz e Suzano na Linha 11-Coral e entre Luz e Rio Grande da Serra na Linha 10-Turquesa. O objetivo do sistema é reduzir os intervalos para três minutos no horário de pico e melhorar o desempenho energético dos trens.
O prazo para a finalização do sistema também foi prolongado. A previsão de conclusão do CBTC, segundo a CPTM, é estimada para o segundo semestre de 2028. O custo da nova sinalização é de € 169,6 milhões.
CBTC com vida curta ou morto durante a gestação?
Utilizado nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 15-Prata, o sistema CBTC é considerado de ponta, entretanto, pode ter vida curta ou nem mesmo entrar em operação nos dois ramais.
O motivo é que o governo do estado decidiu adotar uma nova tecnologia, o ETCS, que será implantada em toda rede de trens metropolitanos, entre outros serviços.
A grande diferença entre o CBTC e o ETCS é que o segundo possui arquitetura aberta e portanto pode ser mantido e atualizado por qualquer empresa. Já o CBTC é uma tecnologia proprietária, cujo fornecedor detém a exclusividade sobre suporte e serviços.
A Linha 11-Coral foi concedida dentro do Lote Alto Tietê, vencido pelo Grupo Comporte, que criou a Trivia Trens para operá-la juntamente com as linhas 12-Safira e 13-Jade. Já a Linha 10-Turquesa será leiloada no final do ano em conjunto com a Linha 14-Ônix, de VLT.

Resposta da CPTM
O site questionou a CPTM sobre os prazos e a utilidade do sistema mas recebeu como resposta que não explica porque a empresa segue com o projeto se ele não está no planos da gestão estadual. Veja íntegra da resposta:
“O prazo de conclusão contratual da implantação do novo sistema de sinalização nas Linhas 10-Turquesa e 11-Coral é novembro de 2028. O período de execução da supervisão contratual é de 36 meses, porém são considerados 38 meses dentro do cronograma físico-financeiro (medições) para o cumprimento de todas as obrigações contratuais.
O sistema CBTC agrega vários benefícios ao transporte sobre trilhos pela segurança e eficiência operacional, entre eles a capacitação do sistema para redução do intervalo entre trens, bem como a melhoria da confiabilidade com a implantação de equipamentos mais novos e atualizados tecnologicamente.
O CBTC também permite a implementação de automatismos, como abertura e fechamento automático de portas, o controle de frenagem e aceleração, melhor regulagem da circulação dos trens e economia de energia de tração.”

O contrato para supervisão da implantação do sistema foi firmado junto a Pólux Engenharia Ltda em janeiro de 2023. O prazo do contrato aumentou para 38 meses e o custo original era de R$ 17,6 milhões. Com o reajuste o valor sobe para R$ 21,2 milhões.
O contrato do CBTC das Linhas 10 e 11 foi assinado em outubro de 2009.
Ou seja, a CPTM levará 19 anos para concluir esse contrato. E ainda corre o risco de nem ser utilizado.
Para comparação:
A Fepasa levou 16 anos para concluir o ATC em suas linhas (1976-1992).
E o ATC da Fepasa só foi totalmente substituído em 2024 pela ViaMobilidade.
E é essa a CPTM que alguns aqui defendem e comparam com o Metrô?
Sistema de controle de trens demora pra ser implantado por todas as empresas, o mesmo contrato q foi assinado em 2009 pra botar CBTC no metrô, tbm foi assinado lá em toronto no Canadá pela alstom, e adivinhe só ambos os sistemas só foram ser concluídos de 2021 pra frente, então n é um problema da CPTM em si, é do mercado de fornecimento de sistema de controle q parece ser absurdamente lento, ou mto bem aparelhado prs gerar aditivos contratuais
o contrato do cbtc da linha 3 vermelha do metrô foi assinado em 2008 e tem previsão de ser entregue pela Alstom em 2027
a única coisa que a viamobilidade fez foi concluir a mudança no domínio 2 da linha 8. os domínios 1, 3, 4 e 5 já tinha sido feitos pela CPTM. a linha 9 já tinha sistema microprocessado faz tempo. a linha de teste do pátio de presidente Altino já conta com esse sistema faz tempo.
o ETCS é só para inglês ver. nunca será trocado o cbtc ou qualquer outro sistema pelo ETCS. qualquer pessoa com conhecimento sabe disso.
mais uma vez o Ivo jogando pra torcida, achando que falando desse modo engana alguém.
a CPTM alugou um prédio inteiro na mente desse sujeito.. deveria procurar terapia