Distante do centro da capital, Cidade Tiradentes é uma das regiões que mais aguarda por alternativas de transporte mais eficientes, no caso as linhas 15-Prata e 16-Violeta.
Os dois ramais de metrô que deverão ser implantadas no extremo da Zona Leste, no entanto, poderão começar a operar na região apenas em 2050.
A informação consta do “Estudo de Demanda e Receitas Acessórias” da concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, que inseriu as previsões de extensão da rede futura.
No documento, a extensão da Linha 15-Prata para Cidade Tiradentes, com 5,6 quilômetros, aparece como concluída dentro de 26 anos. Atualmente as obras estão em curso até a estação Jacú Pêssego.
Já a Linha 16-Violeta, que ligará Oscar Freire até Cidade Tiradentes, que anteriormente poderia ser implantada em fase única em 7 anos de obras, deverá ser segregada em duas fases.
A primeira delas entre Oscar Freire e Abel Ferreira está prevista para ser entregue em 2035. Este é o chamado trecho prioritário.
A segunda fase, no extremo leste de São Paulo, entre Abel Ferreira e Cidade Tiradentes, poderá entrar em funcionamento também em 2050.
Em comparação com as previsões do Metrô, a implantação da Linha 16-Violeta, sob modelagem pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, terá duração de 22 anos.
A concessão da Linha 16-Violeta deverá ter 30 anos de duração. O tempo para operação do novo trecho seria de apenas oito anos, insuficiente para uma amortização de valores em caso de investimento direto da concessionária.
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Fato é, de acordo com as simulações de demanda, o extremo leste da cidade de São Paulo precisará esperar por quase três décadas para ter um transporte de qualidade. Tempo para que possivelmente filhos e netos já estejam em idade para trabalhar.
@Jean Carlos as expectativas do Metrô diziam 7 anos para implantar 32 km. Numeros plausiveis? Numeros realistas?
O Metrô conseguiu enquanto líder de projeto replicar este tipo de velocidade de implementação na Linha 4, Linha 5 e agora na Linha 2 certo?
O Metrô nunca implementou 1km de Linha em 7 anos quanto mais 32Km.
Talvez haja uma confiança desmesurada em PowerPoints bonitos porque a precedência é estatal…
2050, se a obra não atrasar ..
Uma pergunta:
essa falta de um pequeno rabicho da L5, de Bom Pastor até a Estação Ipiranga (pelo menos), faz parte de algum “jogo dos 7 erros” que a turma mal-intencionada do governador quer lançar?
Se é para fazer isso, e ainda só em 2050, melhor deixar a L5 quieta.
Mas tenho esperança de que, mudando o governo, projetos originais (do Metrô mesmo inclusive) retornem, de modo que a L5 seja levada sim pelo menos até o Ipiranga (e bem antes de 2050), nem que seja preciso fazer acordos nas concessões que já terão sido feitas pelo governo atual.
Pelo menos a L15 pode (e deveria) chegar bem antes até a Cidade Tiradentes.
De qualquer modo, eu penso que deveria ser implantada uma linha de ônibus totalmente GRATUITA ligando o Term. C.T. até a L15 (e vice-versa), enquanto a L15 não chega até lá de fato, assim como fizeram entre a V. Sônia e Taboão da Serra.
É o mínimo que a região merece e precisa.
Ônibus gratuito não rola, mas uma nova linha que só parasse nas paradas junto ao local das futuras estações restantes e que tivesse, aí sim, integração gratuita na estação Jacu Pêssego, poderia ser uma solução paliativa.
Linha 5 terminando em Bom Pastor e não Ipiranga? Que palhaçada é essa?