Só em 2050? Metrô em Cidade Tiradentes aparece distante em estudo do governo

Linhas 15-Prata e 16-Violeta são incluídas na rede projetada para o ano de 2050. Metrô diz que cenário não tem relação com o cronograma real do monotrilho
Trem Innovia 300
Trem Innovia 300 (Jean Carlos)

Distante do centro da capital, Cidade Tiradentes é uma das regiões que mais aguarda por alternativas de transporte mais eficientes, no caso as linhas 15-Prata e 16-Violeta.

Os dois ramais de metrô que deverão ser implantadas no extremo da Zona Leste, no entanto, ainda estão distantes de se tornarem realidade já que há fases prioritárias em ambos.

Na Linha 15, os trabalhos hoje se concentram em três estações, Boa Esperança, Jacu Pêssego e Ipiranga, além de um pátio, enquanto a Linha 16 deverá ser implantada primeiro em sua parte central, entre Oscar Freire e Abel Ferreira.

Mas um documento recente do governo, que mostra um estudo bastante amplo da expansão sobre trilhos, produzido com a participação de Banco Mundial e do BNDES, a chegada à Cidade Tiradentes aparece apenas no cenário de2050.

A informação consta do “Estudo de Demanda e Receitas Acessórias” da concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, que inseriu as previsões de extensão da rede futura como fonte de demanda.

Extensão da Linha 15 e 16 devem chegar em Cidade Tiradentes apenas em 2050 (SPI)
Extensão da Linha 15 e 16 devem chegar em Cidade Tiradentes apenas em 2050 (SPI)

No documento, a extensão da Linha 15-Prata para Cidade Tiradentes, com 5,6 quilômetros, aparece concluída apenas no limite do estudo.

Não está claro se 2050 seria o ano de inauguração, mas na melhor das hipóteses isso ocorreria em 2046 já que um ano antes o trecho não consta do mapa.

Já a Linha 16-Violeta, que ligará Oscar Freire até Cidade Tiradentes, que anteriormente poderia ser implantada em fase única em 7 anos de obras, deverá ser segregada em duas fases.

Cronograma original do Metrô (CMSP)

A primeira delas entre Oscar Freire e Abel Ferreira está prevista para ser entregue em 2035. Este é o chamado trecho prioritário.

A segunda fase, no extremo leste de São Paulo, entre Abel Ferreira e Cidade Tiradentes, poderá entrar em funcionamento até 2050.

O documento, no entanto, parece conter um erro já que um mapa do ano de 2045 mostra o ramal em Cidade Tiradentes.

Estudo de demanda

O estudo, que é usado como material de consulta para interessados na concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, foi concluído em setembro, portanto, trata-se de algo recente.

As datas, segundo consta na descrição do documento, referem-se aos estudos de demanda, que visam trazer uma noção aproximada de como a rede sobre trilhos pode ficar nos próximos 25 anos.

Ou seja, embora seja uma referência, ele não é a única avaliação que o governo faz e que inclusive deixou outro projetos de fora desse estudo.

Um sinal disso é a comparação com as previsões do Metrô a respeito da implantação da Linha 16-Violeta, sob modelagem pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, que terá duração de 22 anos.

A concessão da Linha 16-Violeta deverá ter 30 anos de duração. O tempo para operação do novo trecho seria de apenas oito anos, insuficiente para uma amortização de valores em caso de investimento direto da concessionária.

Com tantas mudanças, é difícil apontar uma data segura para que algumas extensões ou projetos novos fiquem prontos. Pode ser mais cedo, mas também mais tarde ou nunca ocorrer.

Linha 15 e 16 apenas em 2050 em Cidade Tiradentes (SPI)
Linha 15 e 16 apenas em 2050 em Cidade Tiradentes (SPI)

Outro lado

A Secretaria de Parcerias em Investimentos, responsável pelo projeto da Linha 16-Violeta, segue no processo de modelagem do novo trecho, inclusive com a abertura de uma consulta pública. Os prazos deverão ser definidos no edital que está em fase inicial de elaboração e, a depender do governo, o período de implantação pode sofrer alterações.

O Metrô de São Paulo enviou uma nota ao site reforçando que a expansão da Linha 15-Prata está dentro do planejamento da companhia. O cronograma de implantação segue por uma projeção distinta dos estudos de demanda encomendados pela SPI.

“A expansão da Linha 15-Prata até Cidade Tiradentes está inserida no planejamento do Metrô, que mantém tratativas com a Prefeitura de São Paulo para a desapropriação de novas áreas e ampliação das vias que vão permitir a implantação dos pilares e vigas do monotrilho. O ano de 2050 que consta em estudo publicado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), compreende um cenário de projeção de demanda, sem qualquer relação com o cronograma de implantação deste trecho.”

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30 comments
  1. @Jean Carlos as expectativas do Metrô diziam 7 anos para implantar 32 km. Numeros plausiveis? Numeros realistas?

    O Metrô conseguiu enquanto líder de projeto replicar este tipo de velocidade de implementação na Linha 4, Linha 5 e agora na Linha 2 certo?
    O Metrô nunca implementou 1km de Linha em 7 anos quanto mais 32Km.

    Talvez haja uma confiança desmesurada em PowerPoints bonitos porque a precedência é estatal…

  2. Uma pergunta:
    essa falta de um pequeno rabicho da L5, de Bom Pastor até a Estação Ipiranga (pelo menos), faz parte de algum “jogo dos 7 erros” que a turma mal-intencionada do governador quer lançar?

    1. Se é para fazer isso, e ainda só em 2050, melhor deixar a L5 quieta.

      Mas tenho esperança de que, mudando o governo, projetos originais (do Metrô mesmo inclusive) retornem, de modo que a L5 seja levada sim pelo menos até o Ipiranga (e bem antes de 2050), nem que seja preciso fazer acordos nas concessões que já terão sido feitas pelo governo atual.

  3. Isso é um absurdo sem tamanho, como morador de São Mateus fico indignado com isso, a estação Cidade Tiradentes tera uma demansa de 70 MIL PESSOAS, demanda q deveria ser suprida pra agora, não pra 2050!

  4. Pelo menos a L15 pode (e deveria) chegar bem antes até a Cidade Tiradentes.

    De qualquer modo, eu penso que deveria ser implantada uma linha de ônibus totalmente GRATUITA ligando o Term. C.T. até a L15 (e vice-versa), enquanto a L15 não chega até lá de fato, assim como fizeram entre a V. Sônia e Taboão da Serra.

    É o mínimo que a região merece e precisa.

    1. Ônibus gratuito não rola, mas uma nova linha que só parasse nas paradas junto ao local das futuras estações restantes e que tivesse, aí sim, integração gratuita na estação Jacu Pêssego, poderia ser uma solução paliativa.

  5. Poderiam construir primeiro o trecho São Carlos – Cidade Tiradentes. Como o tatuzão da linha 6 deve ser usado pra ela, ele partiria direto de SC até a CT sem precisa ser desmontado, após o término da escavação da linha 6.

    A linha 2 não ficaria mais lotada saturada em Anália Franco, pq em SC terá integração com a linha 6 e o 710, a partir daí, os passageiros podeiram ir para as linhas 1, 3 e 4.

    “Ain mais linha 5 lilás e bla, bla, bla” a linha 5 é um caso completamente diferente, já q ela se integrava aoenas com 1 linha da CPTM, nesse caso q eu expliquei a linha 16 se integraria com 3 linhas

    Sem falar q o Benini disse q a linha Rosa ia começar pelo ABC, e provavelmente ir até Saúde, um único ponto de baldeação, q deixara a linha Azul ainda mais saturada, enquanto a linha 16 teria 2 nesse caso, se integrando com 3 linhas

    1. “q deixara a linha Azul ainda mais saturada”…

      L1 saturada onde? Desde quando? Qual a base para afirmar isso?

      🤔🤔🤔

        1. Mais MOVIMENTADA sim (em transporte de passageiros diários), por conta da sua baixa pendularidade em ambos os sentidos, em praticamente qualquer horário (o que, na verdade, é o melhor dos mundos, é o que toda linha gostaria de ser).

          Mas está bem longe de ser a mais CARREGADA (em número de passageiros embarcados nos trens por hora e por sentido de deslocamento) nos horários de pico, que é o que efetivamente vai dizer se uma linha está ou não saturada (como você disse).

          De fato, por volta do ano de 2010, a Linha 1 estava sim saturada, mas a expansão da rede beneficiou e desafogou bastante esta linha nos horários de pico.

          Para se ter uma ideia, na hora de pico da manhã, entre as linhas 1, 2, 3, 4 e 5, a Linha 1–Azul hoje é a de MENOR carregamento de todas estas (já considerando o seu sentido mais carregado neste horário, que é o Jabaquara).

          Mesmo no pico da tarde/noite, quando seu carregamento é um pouco maior, ainda assim não passa da faixa de 35-36 mil passageiros/hora no sentido mais carregado (Tucuruvi neste horário). Ou seja, nada extravagante para um horário de rush, tendo em mente que os trens desta linha podem levar, aproximadamente, de 1350 a 1600 pessoas (variando a densidade de lotação entre cerca de 5 e até 6 pessoas em pé/m²).

          Não podemos nos esquecer também de que a expansão da Linha 2 vai reduzir o carregamento no sentido mais carregado da Linha 1, bem como a Linha 19 também pode fazer isto (reduzindo a demanda no trecho norte da L1).

          E quanto à Linha 20, ela vai injetar demanda (aliás, nem todo mundo irá para o centro) no sentido MENOS carregado da L1, o qual, no pico matutino (por exemplo), é o Tucuruvi, cujo carregamento máximo hoje atinge em torno de apenas 22 mil passageiros/hora (pico manhã, sentido Tucuruvi), entre Santa Cruz e Ana Rosa. E a Linha 6 ainda roubará demanda da L1 (neste sentido, de manhã) em São Joaquim.

          Melhor nos preocuparmos mesmo com o que realmente vai superlotar futuramente, como a Linha 2–Verde.

    1. Deve ser só para atender a imensa demanda do Museu do Ipiranga e do SESC… aí já satura (em pleno contrafluxo aliás) e não pode mais atender L10 e L15 em Ipiranga…

      [contém ironia]

  6. onde está o respeito as pessoas deste bairro, porque não coloca um VLT ou mesmo uma extensão de Guaianazes a Tiradentes não dá 3 estações , não é o descaso,mas na hora do voto vão lá prometendo ,se eles governo seja estadual e o municipal se esquecem da população desfavorecida de empregos e por ser longe porque não priorizar o que Cidade Tiradentes é desprezado quando se fala em mobilidade, nem direita e nem esquerda e nada é uma palhaçada e ri com a desgraça de quem leva 4 horas dentro da condução.

  7. chega a ser engraçado isso kkkkkk
    esse desgoverno paulista tá de brincadeira com a população do extremo leste, isso não é possível não, põe gente trabalhando 24 horas pra ver se não dá jeito, muitos países quando realmente querem fazer, fazem um trabalho honesto e rápido, mas no Brasil sabemos a enrolação que é

  8. o grande problema da cidade de Tiradentes são as avenidas que levam para lá alguns pedaços são grandes em outras partes somente duas pistas com várias casas do lado

    1. Nada impossível de se fazer, a própria Ragueb recebeu alargamento no trecho que estão construindo. Avenida Hebe Camargo onde a Linha 17 vai passar, era uma quebradinha com rua simples.

  9. Se o proprio governo diz que é só é 2050, podemos prever que não será neste século que vai acontecer.

  10. como podemos acreditar em trem regional, linha 20, 30, 40, 50 se esse @do não consegue fazer a parte mais fácil do trabalho numa linha que já existe…sem escavar 1 metro de túnel?
    Tenho muito orgulho do grande não que o bairro deu a esse projeto de governo que sempre o mau tratou, nas eleições de 2022.
    Governos vão e vem. Amanhã é outro dia e as instituições ficam.
    Espero que a CMSP consiga resistir a esses tempos e manter o seu planejamento original

  11. Gente vamos ser realistas e racionais.
    Não vamos nos iludir com esperanças tolas!
    Todos esses projetos NUNCA sairão do papel.

    O melhor a fazermos, é estudar e se qualificar para melhorar as nossas vidas para trabalhar e se mandar para cidades bem pequenas no interior onde realmente existe qualidade de vida. E nos dias de hoje isso é possível graças ao home office e também aos grandes avanços dos setores ligados a gestão ambiental, agropecuária e agroindústria.

  12. Qual a verdadeira capacidade desta Linha 15-Prata, que hoje conta com 140 mil/dia, mas que de acordo com colocado na época é de 400 mil!? Já que tem sua extensão confirmada até a Jacu-Pêssego pelos atuais gestores.
    Com relação ao desempenho técnico Monotrilho Linha 15-Prata, por ser um protótipo de alta capacidade, deveria ser finalizado e comprovado sua eficácia antes de se especificar este modal deste porte para quaisquer outras linhas.

    Que “Replanejamento ridículo é este da rede de transportes e promover maior qualidade aos deslocamentos minimizando o número de transbordos pode ser possível se uma gestão unificada for adotada no âmbito dos transportes coletivos” em que se fez a concessão da Linha-7 Rubi para um grupo que se tem mostrado incapaz e despreparado de gerenciar linhas mais simples como o Metrô de BH, e continuaria com os cargueiros da MRV, além de extinguir a Linha Integradora-710 comprovadamente a Linha de maior demanda superior em 21% a Linha 11-Coral (dados atuais), se interconectando diretamente com TODAS as Linhas do Metrô e CPTM sem exceção, e em contrapartida esdruxula se planeja construir a Linha-20 Rosa em paralelo com finalização no mínimo para vinte anos com terminais na Lapa e em Sto André por conta de uma concessão de um TIC para Campinas com baixíssima demanda semelhante a atual Linha 13-Jade!

    1. A Linha 15 não é protótipo, é modelo consolidado de tecnologia consagrada há mais de 100 anos como transporte público.

      1. Qual afinal é a verdade, em quantos países existem, e com que capacidade estão trafegando com a demanda deste modelo INOVIA 300 (não confundir com os de menor porte da BYD) e desde quando o que foi colocado por ocasião do seu lançamento que era para Copa de 2014 que possuía uma capacidade no mínimo do dobro da atual demanda, se sua capacidade como você mesmo afirmou que tem, por que esperar até ~2050 para leva-lo até a cid. Tiradentes!?

  13. Na verdade eles sabem se o monotrilho for expandido até a cidade Tiradentes entrará em colapso. Não conseguindo atender a demanda de passageiros da região de Cidade Tiradentes. O monotrilho só pode chegar a Cidade Tiradentes junto ao outro ramal do metrô, no caso a linha Violeta. então amigos monotrilho na Cidade Tiradentes vai demorar muito.

    1. A L15 já chegou a S. Mateus/Jd. Colonial e atingiu ~40% da demanda e do carregamento de pico de passageiros previstos.

      Não duvido que, mesmo chegando até o Hosp. Cidade Tiradentes, ainda assim, não atinja o que era previsto inicialmente para a operação atual (até Jd. Colonial).

      Lembrando também que fizeram a Estação São Mateus com aquela estrutura toda, com 3 vias (algo que seria tão necessário quanto, ou até mais, na Vila Prudente, mas não foi feito), justamente para a linha chegar à Cidade Tiradentes e operar um loop interno a partir de São Mateus, para melhorar o atendimento da demanda a partir deste ponto.

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