Só em 2050: Cidade Tiradentes pode ter de esperar 26 anos para ter Metrô

Linhas 15-Prata e 16-Violeta deverão operar até o extremo da Zona Leste apenas no ano de 2050, segundo estudos encomendados pelo governo
Trem Innovia 300
Trem Innovia 300 (Jean Carlos)

Distante do centro da capital, Cidade Tiradentes é uma das regiões que mais aguarda por alternativas de transporte mais eficientes, no caso as linhas 15-Prata e 16-Violeta.

Os dois ramais de metrô que deverão ser implantadas no extremo da Zona Leste, no entanto, poderão começar a operar na região apenas em 2050.

A informação consta do “Estudo de Demanda e Receitas Acessórias” da concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM, que inseriu as previsões de extensão da rede futura.

Extensão da Linha 15 e 16 devem chegar em Cidade Tiradentes apenas em 2050 (SPI)
Extensão da Linha 15 e 16 devem chegar em Cidade Tiradentes apenas em 2050 (SPI)

No documento, a extensão da Linha 15-Prata para Cidade Tiradentes, com 5,6 quilômetros, aparece como concluída dentro de 26 anos. Atualmente as obras estão em curso até a estação Jacú Pêssego.

Já a Linha 16-Violeta, que ligará Oscar Freire até Cidade Tiradentes, que anteriormente poderia ser implantada em fase única em 7 anos de obras, deverá ser segregada em duas fases.

Cronograma original do Metrô (CMSP)

A primeira delas entre Oscar Freire e Abel Ferreira está prevista para ser entregue em 2035. Este é o chamado trecho prioritário.

A segunda fase, no extremo leste de São Paulo, entre Abel Ferreira e Cidade Tiradentes, poderá entrar em funcionamento também em 2050.

Em comparação com as previsões do Metrô, a implantação da Linha 16-Violeta, sob modelagem pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, terá duração de 22 anos.

A concessão da Linha 16-Violeta deverá ter 30 anos de duração. O tempo para operação do novo trecho seria de apenas oito anos, insuficiente para uma amortização de valores em caso de investimento direto da concessionária.

Linha 15 e 16 apenas em 2050 em Cidade Tiradentes (SPI)
Linha 15 e 16 apenas em 2050 em Cidade Tiradentes (SPI)

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Fato é, de acordo com as simulações de demanda, o extremo leste da cidade de São Paulo precisará esperar por quase três décadas para ter um transporte de qualidade. Tempo para que possivelmente filhos e netos já estejam em idade para trabalhar.

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7 comments
  1. @Jean Carlos as expectativas do Metrô diziam 7 anos para implantar 32 km. Numeros plausiveis? Numeros realistas?

    O Metrô conseguiu enquanto líder de projeto replicar este tipo de velocidade de implementação na Linha 4, Linha 5 e agora na Linha 2 certo?
    O Metrô nunca implementou 1km de Linha em 7 anos quanto mais 32Km.

    Talvez haja uma confiança desmesurada em PowerPoints bonitos porque a precedência é estatal…

  2. Uma pergunta:
    essa falta de um pequeno rabicho da L5, de Bom Pastor até a Estação Ipiranga (pelo menos), faz parte de algum “jogo dos 7 erros” que a turma mal-intencionada do governador quer lançar?

    1. Se é para fazer isso, e ainda só em 2050, melhor deixar a L5 quieta.

      Mas tenho esperança de que, mudando o governo, projetos originais (do Metrô mesmo inclusive) retornem, de modo que a L5 seja levada sim pelo menos até o Ipiranga (e bem antes de 2050), nem que seja preciso fazer acordos nas concessões que já terão sido feitas pelo governo atual.

  3. Pelo menos a L15 pode (e deveria) chegar bem antes até a Cidade Tiradentes.

    De qualquer modo, eu penso que deveria ser implantada uma linha de ônibus totalmente GRATUITA ligando o Term. C.T. até a L15 (e vice-versa), enquanto a L15 não chega até lá de fato, assim como fizeram entre a V. Sônia e Taboão da Serra.

    É o mínimo que a região merece e precisa.

    1. Ônibus gratuito não rola, mas uma nova linha que só parasse nas paradas junto ao local das futuras estações restantes e que tivesse, aí sim, integração gratuita na estação Jacu Pêssego, poderia ser uma solução paliativa.

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