Sondagens de subsolo são vistas em trecho da Linha 16-Violeta

Local próximo à futura estação Parque da Aclimação tem equipes realizando coleta de material, segundo relatos. Ação ocorre dias após Acciona declarar interesse em assumir ramal metroviário
Local onde sondagens foram vistas na Rua Pedra Azul
Local onde sondagens foram vistas na Rua Pedra Azul (Google)

Apenas duas semanas após a construtora Acciona declarar seu interesse na Linha 16-Violeta do Metrô, uma equipe de sondagens de subsolo foi vista em um possível ponto onde o ramal passará.

Relato em rede social mostrou equipamentos na Rua Pedra Azul, próximo à esquina da Rua Ximbó, a poucos metros de onde poderá ser construída a estação Parque da Aclimação.

O local coincide com a revisão do traçado proposta pela empresa espanhola, que afastou a Linha 16 da extensão da Linha 6-Laranja até a Mooca.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

No mapa divulgado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o túnel por onde circularão os trens da linha cruzará justamente esse ponto.

Local onde foram avistadas sondagens coincide com trajeto da Linha 16
Local onde foram avistadas sondagens coincide com trajeto da Linha 16

A imagem vista pelo site não revela qualquer identificação da equipe que trabalha no local, portanto, há a possibilidade de as atividades não terem relação com o ramal metroviário.

Contatamos a SPI para confirmar se a Acciona já está realizando os estudos de campo previstos na MIP e atualizará a nota quando tiver uma resposta.

A Linha 16-Violeta teve um projeto diretriz preparado pelo Metrô há alguns anos. Nele, o traçado foi estabelecido entre Oscar Freire e Cidade Tiradentes, com 32 km de extensão.

O estudo sugeriu que o ramal fosse implantado em fases e uso de tecnologias inéditas como tuneladoras de grande diâmetro capazes de escavar o corpo das estações, vias mais inclinadas para reduzir a profundidade das estações e até mesmo a implementação de elevadores de grande capacidade em algumas paradas.

Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona
Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona

A Acciona, no entanto, deverá apresentar uma proposta diferente ao governo, em que aproveita os dois tatuzões hoje usados na Linha 6 além de priorizar um traçado de 16 km mais central, entre Oscar Freire e Abel Ferreira.

A ideia é que a Linha 16-Violeta deixe de percorrer um traçado muito próximo ao da Linha 6-Laranja, e atender regiões mais ao sul, conectando-se com as linhas 1-Azul e 2-Verde em Ana Rosa em vez de Paraíso.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
8 comments
  1. Com certeza as sondagens são referentes ao metrô. Moro na região e vi a mesma sondagem na rua Prof. Camilo Bergenson correspondente a estação Basilio da Cunha. Vi outra idêntica em frente ao ex Itaú do lado do parque da independência. Os dois batem com o mapa divulgado

    1. Vi também na Coronel Diogo. Estavam fazendo na calçada de uma distribuidora de gás e agora estão fazendo atrás de uma drogaria

  2. As sondagens na Cerro Corá (extensao linha verde / integracao linha Rosa), também já tiveram início. Estão na esquina com a Rua Paumari.

  3. Afinal, quando do lançamento da linha 15-Prata, o projeto original se dizia ser capaz de atingir até 450mil passageiros dia! Porém atualmente chegou a 140mil por dia, isto resulta em somente 30% do projetado!
    Qual é a finalidade de se anunciar esta linha 16-Violeta em paralelo para utilização para após no mínimo daqui a 20 anos. O ritmo desta expansão da Linha-15 como as demais linhas segue de acordo com as dificuldades e verbas brasileiras, e não como aquelas falaciosas promessas de se entregar na Copa de 2014, uma vez que garantem que possui plena capacidade de chegar a Cidade Tiradentes, deveriam continuar o prolongamento antes de iniciar a futura Linha 16-Violeta assim como muitas outras com maiores prioridades ainda só estão no papel, e o atual governador cujo mandato termina em 2026 e quer privatizar antes que debande!?

    Com a palavra os defensores de concessões comprovadamente perniciosas ao Estado e principalmente a população que é mal servida, e ainda paga dividendos para os acionistas e bajuladores de plantão?

  4. As sondagens também foram realizadas na rua Frei Eusébio soleidade e rua gaspar Lourenço próxima a estação Ana Rosa do metrô

  5. Acredito que o metrô tem que atender a necessidade da população e não meramente a questão comercial, visto que atender o extremo leste é uma necessidade real, face a quantidade da população que mora na região e trabalha nas regiões central e oeste da cidade.

  6. Espero que a linha 16, chegue a bairro/distrito Cidade Líder, como estava proposto no projeto original.
    O bairro Cidade Líder, está precisando da linha férrea porque os moradores tem que ir para Itaquera ou Arthur Alvim para conseguir o transporte de metrô.
    Com a linha 16, haverá melhor qualidade de transporte para os moradores.

Comments are closed.

Previous Post
People Mover de Guarulhos em testes

Primeiros veículos Aeromovel do People Mover perto de serem comissionados

Next Post
Poço do novo túnel entre Paulista e Consolação

Poço de acesso do túnel entre Paulista e Consolação ultrapassa 70% da profundidade prevista

Related Posts