Apenas duas semanas após a construtora Acciona declarar seu interesse na Linha 16-Violeta do Metrô, uma equipe de sondagens de subsolo foi vista em um possível ponto onde o ramal passará.
Relato em rede social mostrou equipamentos na Rua Pedra Azul, próximo à esquina da Rua Ximbó, a poucos metros de onde poderá ser construída a estação Parque da Aclimação.
O local coincide com a revisão do traçado proposta pela empresa espanhola, que afastou a Linha 16 da extensão da Linha 6-Laranja até a Mooca.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
No mapa divulgado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o túnel por onde circularão os trens da linha cruzará justamente esse ponto.
A imagem vista pelo site não revela qualquer identificação da equipe que trabalha no local, portanto, há a possibilidade de as atividades não terem relação com o ramal metroviário.
Contatamos a SPI para confirmar se a Acciona já está realizando os estudos de campo previstos na MIP e atualizará a nota quando tiver uma resposta.
A Linha 16-Violeta teve um projeto diretriz preparado pelo Metrô há alguns anos. Nele, o traçado foi estabelecido entre Oscar Freire e Cidade Tiradentes, com 32 km de extensão.
O estudo sugeriu que o ramal fosse implantado em fases e uso de tecnologias inéditas como tuneladoras de grande diâmetro capazes de escavar o corpo das estações, vias mais inclinadas para reduzir a profundidade das estações e até mesmo a implementação de elevadores de grande capacidade em algumas paradas.
A Acciona, no entanto, deverá apresentar uma proposta diferente ao governo, em que aproveita os dois tatuzões hoje usados na Linha 6 além de priorizar um traçado de 16 km mais central, entre Oscar Freire e Abel Ferreira.
A ideia é que a Linha 16-Violeta deixe de percorrer um traçado muito próximo ao da Linha 6-Laranja, e atender regiões mais ao sul, conectando-se com as linhas 1-Azul e 2-Verde em Ana Rosa em vez de Paraíso.
Com certeza as sondagens são referentes ao metrô. Moro na região e vi a mesma sondagem na rua Prof. Camilo Bergenson correspondente a estação Basilio da Cunha. Vi outra idêntica em frente ao ex Itaú do lado do parque da independência. Os dois batem com o mapa divulgado
Vi também na Coronel Diogo. Estavam fazendo na calçada de uma distribuidora de gás e agora estão fazendo atrás de uma drogaria
As sondagens na Cerro Corá (extensao linha verde / integracao linha Rosa), também já tiveram início. Estão na esquina com a Rua Paumari.
Afinal, quando do lançamento da linha 15-Prata, o projeto original se dizia ser capaz de atingir até 450mil passageiros dia! Porém atualmente chegou a 140mil por dia, isto resulta em somente 30% do projetado!
Qual é a finalidade de se anunciar esta linha 16-Violeta em paralelo para utilização para após no mínimo daqui a 20 anos. O ritmo desta expansão da Linha-15 como as demais linhas segue de acordo com as dificuldades e verbas brasileiras, e não como aquelas falaciosas promessas de se entregar na Copa de 2014, uma vez que garantem que possui plena capacidade de chegar a Cidade Tiradentes, deveriam continuar o prolongamento antes de iniciar a futura Linha 16-Violeta assim como muitas outras com maiores prioridades ainda só estão no papel, e o atual governador cujo mandato termina em 2026 e quer privatizar antes que debande!?
Com a palavra os defensores de concessões comprovadamente perniciosas ao Estado e principalmente a população que é mal servida, e ainda paga dividendos para os acionistas e bajuladores de plantão?
E a população que se lasque nos ônibus…
As sondagens também foram realizadas na rua Frei Eusébio soleidade e rua gaspar Lourenço próxima a estação Ana Rosa do metrô
Acredito que o metrô tem que atender a necessidade da população e não meramente a questão comercial, visto que atender o extremo leste é uma necessidade real, face a quantidade da população que mora na região e trabalha nas regiões central e oeste da cidade.
Espero que a linha 16, chegue a bairro/distrito Cidade Líder, como estava proposto no projeto original.
O bairro Cidade Líder, está precisando da linha férrea porque os moradores tem que ir para Itaquera ou Arthur Alvim para conseguir o transporte de metrô.
Com a linha 16, haverá melhor qualidade de transporte para os moradores.