Tarcísio autoriza estudos para conceder todas as linhas da CPTM

Anúncio vai em linha com declarações anteriores do governo. Concessão envolverá quatro dos cinco ramais atuais e também a futura Linha 14-Ônix, ainda em projeto
Trens mais novos da CPTM (Jean Carlos)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou nesta segunda-feira, 10, ter autorizado a contratação e realização de estudos para a concessão de todas as linhas da CPTM remanescentes. O anúncio foi feito durante apresentação de realizações e projetos futuros dos seus 100 primeiros dias de governo.

O trabalho será supervisionado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, sob responsabilidade de Rafael Benini. A pasta tem assumido o protagonismo que antes era da Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

O estudo englobará a concessão das linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e a futura Linha 14-Ônix, que deve ligar a região do ABC a Guarulhos e ainda está em projeto.

Apenas a Linha 7-Rubi não foi citada por já fazer parte do projeto do Trem Intercidades Eixo Norte, cuja licitação está marcada para 28 de novembro (leia aqui).

Linha 14-Onix (STM)

Suspeitas de sabotagem

O governo anterior já havia transferido as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda para a iniciativa privada, que são operadas pela concessionária ViaMobilidade desde 27 de janeiro de 2022. No entanto, a empresa tem enfrentado vários problemas à frente dos ramais repassados pela CPTM.

A ViaMobilidade, que faz parte do grupo CCR, está na mira do Ministério Público por conta das inúmeras falhas e acidentes nos dois ramais. Somente em 2023, foram três descarrilamentos que felizmente não causaram ferimentos aos passageiros.

Nos últimos dias, a concessionária levantou a hipótese de que ações de invasores podem envolver tentativas de sabotagem na operação de ambos os ramais (veja aqui).

Na madrugada desta segunda-feira, três pessoas foram detidas, suspeitas de vandalismo na Linha 9-Esmeralda. Segundo a ViaMobilidade, agentes de segurança que trabalham no ramal flagraram três pessoas com ferramentas específicas para corte e uma corda no pátio de Presidente Altino, em Osasco. Não houve furto.

Trem da Série 7000 usado pela ViaMobilidade (Jean Carlos)

O governador Tarcísio de Freitas reforçou a impressão de que os atos não envolvem a tentativa de levar cabos já que por serem de fibra ótica não têm valor no mercado.

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O Sindicato dos Metroviários anunciou a realização de uma audiência pública nesta terça-feira, 11, na Assembléia Legislativa para discutir a privatização dos ramais metroferroviários. A entidade é contra o plano do governo do estado não apenas pela concessão dos ramais como a terceirização de várias atividades no Metrô.

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13 comments
  1. Supervia is coming… Via Imobilidade já está dando uma amostra do que vai virar os trens metropolitanos de SP.

  2. Que dia triste para São Paulo! Todos os lugares que a iniciativa privada colocou a mão ficou pior. Pior para o passageiro, pior para o empregado, e sensação de poder público ausente, e desleixado.

    Antes as pessoas cobravam o Governo do Estado por melhoras; agora o estado quer se ausentar, pra deixar o serviço piorar e o povo não ter a quem reclamar.

    Se o estado fosse firme e sério, empresas como a ViaMobilidade estariam sendo pressionadas pro melhoras em suas operações. Esse Tarcísio é o novo Celso Pitta em escala estadual.

    A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, é um exemplo de como pegar uma estrutura precária, e deixá-la pelo menos de forma digna. Olhem como eram os trens de SP 15 anos atrás e olhem como é hoje. A CPTM tem de TUDO pra ser uma Renfe ou Deutsche Bahn da vida. A CPTM tem sim seus problemas, mas é um motivo pra todos nós nos orgulharmos, e a defendermos com unhas e dentes. Se é ruim com ela, é pior sem ela; olhemos para as linhas 8 e 9.

  3. Outra coisa suspeita é essa obsessão do governador pela CPTM.
    Por que ele não está dando essa atenção ao Metrô também?

  4. Isso já era previsível, Tarcísio seguirá a mesma linha do “gestor”, dilapidação do patrimônio público em prol destas máfias chamadas consórcios.
    Fim da CPTM é questão de tempo, infelizmente.

  5. Depois do “gestor”, o “técnico”. E nessa onda de antipolítica vão se elegendo aventureiros bizarros sem o menor compromisso com fazer o estado funcionar de maneira decente. Quem será o próximo governador? Kim Kataguiri? Fernando Holiday? Mamãe falei?

  6. se vc gosta de mais estado, dê o SEU dinheiro diretamente pro seu politico de estimação, não me obrigue a isso.

  7. Ah não vão ganhar nada né? Apenas doação por benevolência dos empresários na campanha e uma ajudinha aos parentes dele contratando as empresas para prestarem serviços só isso.

    R…

  8. Atualmente o povo de São Paulo está acreditando de tudo o que vem pelo ar, pois elegeram um Astronauta para o senado Marcos Pontes e um Paraquedista para governador Tarcísio, além do retrocesso, e se implantar um sistema obsoleto (BRT) que no estado de origem do governador o Rio de Janeiro se desejam remover!
    Com relação ao governador eleito indicado pelo presidente derrotado que já está junto com Rodrigo Garcia não fez absolutamente nada de relevante por São Paulo enquanto foi Ministro dos Transportes por quatro anos, lembrando que São Paulo possui 31,2% da arrecadação nacional ficou o último (27º) em investimentos, e será uma reedição do PSDB maquiado com muitas promessas inexequíveis e poucas realizações inclusive com o esquecimento da revitalização e expansão das ferrovias paulistas de cargas prometidas em campanha e já falou que vai manter o projeto do BRT para a Linha 18-Bronze, mesmo em seu estado de origem que possui o número maior que São Paulo, enquanto isto lá já decidiram que substituíram tudo por VLT, de acordo com o plano da Prefeitura do Rio de Janeiro de expandir o sistema de VLT na cidade. Em agosto, o prefeito Eduardo Paes anunciou que pretende ligar, por meio de bondes, os bairros da Gávea a Botafogo, na Zona Sul, em parceria com a iniciativa privada. O outro plano é substituir o atual sistema BRT (Bus Rapid Transit), que opera principalmente nas zonas Oeste e Norte do Rio e que enfrenta uma série de problemas, com os corredores de ônibus Transcarioca e Transoeste sendo gradativamente transformados em sistemas de VLT, em rede com mais de 250 km de extensão. Instalação de sirenes em São Sebastião a exemplo que ocorre em Petrópolis e não resolver a questão com a desocupação das encostas, e finalização do Viadutos inacabados na Rio Santos. Retirar a câmera dos policiais para igualar aos padrões carioca de abordagem sem testemunhas para dificultar o rastreamento. Privatizar a SABESP com padrão de qualidade CEDAE com aumento imediato de custo para os consumidores, e concessões dos trens metropolitanos da CPTM sem consultar a população que passaram a ter o padrão SUPERVIA ou VIAMOBILIDADE como queiram!

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