Tarcísio dá luz verde para projeto executivo da Linha 2-Verde até Guarulhos (Dutra)

Governador do estado afirmou que trecho final da extensão será retomado a partir de Penha. Tuneladora deve começar a escavar os túneis entre quarta e quinta-feira
A tuneladora Cora Coralina nesta terça-feira (Jean Carlos)

A esperada extensão da Linha 2-Verde até a futura estação Dutra, em Guarulhos, deve começar a sair do papel nos próximos meses.

Durante o evento de inicio das escavações pelo tatuzão “Cora Coralina” nesta terça-feira, 21, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou ter aprovado o início do projeto executivo do trecho a partir de Penha, a chamada fase 2.

Esse trecho inclui as estações Penha de França, Tiquatira, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, além do Pátio Paulo Freire. Os lotes já foram licitados em 2013 mas os contratos com os consórcios estão suspensos desde então.

O ex-governador João Doria (na época no PSDB) chegou a afirmar que daria a ordem de execução da fase 2 ainda em 2019, mas não houve ações nesse sentido.

O caminho das desapropriações da Linha 2 em Guarulhos

Questionado sobre prazos do novo trecho, Tarcísio afirmou que “durante o projeto executivo teremos uma ideia do cronograma de execucação dessa obra”. Ele manteve a previsão de inaugurar a primeira fase em duas etapas, a primeira em 2026 (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) e a segunda em 2027 (Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha).

Tatuzão partirá entre quarta e quinta-feira

Embora a cerimônia de partida da tuneladora Cora Coralina esteja sendo realizada nesta terça-feira, o início das escavações deverá ocorrer entre amanhã (22) e quinta-feira (23), afirmou o governador.

Governador Tarcísio de Freitas: início da fase da Linha 2-Verde (Jean Carlos)

A máquina fabricada na China ainda não estava no emboque do Complexo Rapadura, como se vê na imagem que abre este artigo.

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Com o início dos trabalhos, São Paulo terá pela primeira vez três tatuzões de grande porte escavando simultâneamente o subsolo da capital. Já houve uma situação semelhante em meados da década passada, quando a Linha 5-Lilás foi expandida, porém, se tratavam de um TBM duplo e dois singelos, estes que escavam túneis de menor diâmetro.

A tuneladora da Linha 2, por sua vez, se somará aos dois tatuzões que estão em atividade na Linha 6-Laranja, entre Brasilândia e São Joaquim.

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  1. Pergunta: em obras metroviárias desse porte é possível primeiro escavar os túneis com o tatuzão e só depois escavar os poços das estações com os túneis ja escavados e concretados?

    1. Depende muito do caso, mas é muito mais simples do ponto de vista construtivo deixar as unidades construtivas prontas e só ir passando a tuneladora para diminuir o número de conflitos entre a estrutura da UC com a da tuneladora (anéis segmentados). Fora do país temos alguns exemplos de pequenos poços de ventilação que foram construídos acima da estrutura já pronta do túnel executado com a tuneladora, mas são casos bem particulares e numa escala de dimensão bem menor do que uma estação. É muito mais simples projetar a estrutura das estações, saída de emergência e ventilação considerando a passagem da tuneladora pra garantia da estabilidade/segurança. Acaba gastando muito menos com reforços e tratamentos necessários (visto que estações são monstruosas e você gastaria um bom tanto de elementos pré-moldados de concreto (aduelas) que iriam pro lixo depois. Enfim, depende muito e não é tão viável economicamente.

    2. Não, pois os poços das estações podem ser usados para fazer manutenção no tatuzão antes de prosseguir para a próxima estação.

    3. Um absurdo pensar em expandir a linha verde pós Penha …
      Só daria certo se construísse a linha celeste antes…
      Vai ser pior que a linha vermelha no horário de pico 🤦🏼‍♂️

      1. Melhor uma linha verde lotada com a galera chegando em casa em poucos minutos do que ir lotado da mesma forma num ônibus e demorando horas pra chegar no destino.

  2. Não tem dinheiro para levar o metrô até Guarulhos. O governo Tarcísio foi com o pires na mão pedir dinheiro federal e inscreveu o projeto no novo PAC. Apesar das propagandas de Lula na TV anunciando a obra, até agora nenhum real foi liberado.

    1. Dinheiro federal? São Paulo paga um terço desse “dinheiro federal”… Tarcísio só está tentando reaver um pouco desse dinheiro Paulista…

      1. Tarcísio têm negado recursos federais em diversas áreas, só inscreveu esse projeto no PAC por falta de opção.
        O governo paulista está perdendo recursos federais por incapacidade de Tarcísio.

  3. está obra de extensão até guarulhos, vai virar promessa igual a polícia penal, só papo furado kkk

    1. Não faz sentido nenhum. O Bosque Maia será tendido na Linha 19 – Celeste. Essa sim deveria ser estendida para além do Bosque Maia, chegando em Cecap, da Linha 13 – Jade

      1. Também acho que a linha 19 celeste deveria ir até o Parque Cecap e integrar com a linha 13 jade, que deveria ser expandida até Aruja ou Santa Isabel.

  4. nao acredito mais no brasil, o metro de superficie de congonhas esta tudo parado,trecho norte
    do rodoanel tenho quase certeza oarado pois
    nao a noticia dessa obra palavras nao sao
    obras sei que alguma coisa esta sendo feita mas e os prazos

  5. Acho que a linha 1 azul do metrô deveria ser expandida até o terminal da Vila Galvão, isto iria reparar, parcialmente, um erro histórico que foi a extinção do Tramway da Cantareira.

  6. Concordo.
    Falando de extinção do tranway, ainda acho que o trecho noroeste (partindo de santana) era muito mais prioritário.
    Fazer um “Y” sentido Mandaqui (hospital), Lauzane e Cachoeirinha (terminal de onibus) tem seria uma boa ideia. Somente a linha 1 até Tucuruvi não atende. E a linha 6 ainda demora para atender. Quem mora na região do Imirim, Casa Verde vai continuar sem metrô perto de casa.

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