O contrato do Trem Intercidades Eixo Norte (São Paulo-Campinas) será mesmo assinado na próxima quarta-feira, 29 de maio, assim como este site antecipou. A confirmação partiu do governador do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos) em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.
Tarcísio, no entanto, foi além e revelou que nesse mesmo dia haverá o anúncio do programa “SP nos Trilhos”, que pretende viabilizar 13 projetos metroferroviários nos próximos anos.
Na conta estão obras já contratadas como o citado TIC Eixo Norte e também novidades como trens regionais entre São José dos Campos e Taubaté, Sorocaba para Campinas e extensões até Araraquara e Ribeirão Preto.
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Os projetos com maior potencial de serem lançados em breve são a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, que o governador diz que terá o leilão ocorrendo entre o final deste ano e o começo de 2025.
Outro projeto apontado como “adiantado” é a concessão do Trem Intercidades Eixo Oeste, entre a capital paulista e Sorocaba, que já está sendo estudado e deve ir a leilão em breve, segundo ele.
Linha 20-Rosa começando pelo ABC
O governador também abordou o transporte sobre trilhos no ABC afirmando há outro estudo bem adiantado para a concessão da Linha 10-Turquesa, a última da CPTM, junto com a Linha 14-Ônix, um ramal que ligará Guarulhos a Santo André.
Segundo ele, o projeto será implantado em três fases, mas não explicou por onde o ramal começará a funcionar. Em compensação, Tarcísio contrariou os estudos até aqui afirmando que a Linha 20-Rosa do Metrô terá sua primeira fase iniciada por Santo André, no ABC.
Como já havia sido revelado anteriormente, as quatro linhas operadas pelo Metrô serão leiloadas em pares com projetos metroviários em desenvolvimento. A Linha 20 em conjunto com a Linha 1-Azul, a Linha 19-Celeste (Guarulhos-São Paulo) com a Linha 2-Verde e a Linha 16-Violeta com a Linha 3-Vermelha.
O monotrilho da Linha 15-Prata, que já foi leiloado mas teve a licitação anulada pela Justiça, não foi citado pelo governador. Porém, a Linha 22-Marrom, que partirá de Cotia em direção ao bairro do Sumaré, em São Paulo, apareceu na entrevista.
Sobre as extensões das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, o mandatário previu que irão operar a partir de 2029.
Investidores estrangeiros
Diante do questionamento sobre o número elevado de projetos bilionários, o governador reconheceu que não será possível leiloá-los de uma vez. “Eu consigo fazer dois, três leilões por ano. Mais do que isso, vai faltar capacidade para o mercado absorver”, disse.
Para tirá-los do papel, a atual gestão aposta em grupos estrangeiros, fruto das turnês realizadas na Ásia, Europa e Estados Unidos. Tarcísio disse que “players” europeus estão estudando a concessão das linhas 11, 12 e 13. A despeito do otimismo, é fato que os últimos leilões não tiveram grandes concorrentes como foi o caso do TIC Eixo Norte, com apenas um proponente.
Sobre os projetos que foram qualificados na quinta-feira (dois VLTs e dois Trens Intercidades), o governador afirmou acreditar que serão leiloados em 2027.
Um deles, o Trem Intercidades Eixo Sul, entre São Paulo e Santos, é considerado o mais complexo por conta da Serra do Mar e o desnível de 700 metros entre o Planalto e o litoral.
O governador voltou a comentar sobre as alternativas estudadas que incluem uso da cremalheira, que reduz a distância mas torna a viagem lenta, uma rota de descida pela Zona Sul de São Paulo passando por Mongaguá e uma terceira opção, acompanhando o traçado da Rodovia dos Imigrantes e posteriormente utilizando um trecho da antiga ferrovia Santos-Cajati.
Ao todo, os projetos do programa “São Paulo Sobre Trilhos” envolvem mais de 890 km de extensão, o que colocaria o estado em um patamar semelhante ao de grandes metrópoles do primeiro mundo.
Faltou, contudo, o governador do estado explicar como o poder público bancará tamanho investimento (ele reconheceu que o setor privado não tem condições para fazer isso sozinho) e sobretudo a remuneração pelo serviço de tantas concessionárias operando a rede.
Um ponto que não pode ser ignorado se deve ao fato que a área na qual o pátio da Linha 20 – Rosa será construído é objeto de um empreendimento gigantesco de uma empresa australiana, a Goodman, a qual pretende construir no local galpões de logística, com investimentos estimados em 400 milhões de reais. Isso com certeza irá gerar uma grande discussão sobre o valor da indenização para a área, ainda mais pelo fato que sem sombra de dúvidas a empresa irá questionar os ganhos que deixou de ter e os custos de mobilização que realizou na região, além de provavelmente os custos relacionados a descontaminação do solo, que são gastos elevadíssimos. Essa linha tem uma capacidade de ser mais cara ainda do que de fato já mensuraram.
propaganda que nao tem um fundo de realidade.que ele entregue o minimo ou seja as linhas que estao em obras e pare de inventar projeto a rodo se o trem intercidades estiver operando em 2031 ja vai ser um milagre.
Isso lembra muito o tal programa “Pró-Trilhos” lançado pelo então Ministro de Infraestrutura Tarcísio.
Em 2022 ele anunciou que o ministério havia assinado acordos com 27 grupos interessados em construir ferrovias no Brasil, resultando em um investimento projetado de R$ 133,24 bilhões em 9,9 mil quilômetros de novas ferrovias.
Dois anos depois, quantos desses projetos efetivamente saíram do papel?
Pois é, Tarcísio só tem gogó, promete e não cumpre.
Projetos e mais projetos as custas do estado, pra iniciativa privada lucrar, metrô imvestindo praticamente somente em novas linhas e esse vagabundo quer acabar com a empresa q é referência mundial com a desculpa de que vai agilizar construções sendo q todas as concessões a iniciativa privada investiu um mínimo de dinheiro, não podemos deixar esse turista acabar com o legado dessas empresas q mesmo com pouco dinheiro operam e projetam melhor doq todas as empresas ferroviárias do país
Acredito que você sabe que a grande maioria das ferrovias de SP foram construídas pela iniciativa privada. (Mogiana, Sorocabana, Santos-Jundiaí, São Paulo Railway, entre outras) Inclusive as linhas da CPTM. Se esse pensamento de “ninguém pode ter lucro” prevalecesse no século passado, não existiria um km de trilho se quer no país.
vc está comparando alhos com bugalhos. fora de contexto seu comentário.
a situação na época era muito diferente. as ferrovias surgiram por necessidade de transportar de maneira mais rápida e econômica os commodities produzidos na época, por isso o investimento quase que todo privado.
hoje temos uma situação onde não há quase nenhum interesse da iniciativa privada em construir nada por conta própria, apenas de ter um contrato de concessão do governo para receber por aquilo que o governo deveria fazer. o que eles querem de fato é poder do dinheiro público.
se vc entendesse mesmo do conceito, saberia que são Paulo railway era detentora da estrada de ferro santos a Jundiaí, e não companhias diferentes como colocou em seu texto
Por que fora de contexto? Você assim como muitos leitores dessa página condenam a participação da iniciativa privada em ferrovias, sendo que praticamente todas foram praticamente construídas assim. Ah mas a motivação era outra. E qual a motivação do estado agora? A única coisa construída foram os poucos quilômetros da linha 13. Justiça seja feita, a CPTM trabalhou e muito bem na modernização das linhas herdadas, mas isso não exclui a iniciativa privada na construção das mesmas.
Quanto os suposto “erro” que vc mencionou, apenas coloquei para diferencias as ferrovias, não faz a menor diferença na discussão colocada.
Só conversa até agora so projetos para faturar, até o momento nenhuma obra do governo dele .ou é do Doria ou do governo federal
aliás ele passou 4 anos no governo federal fez o que ?qual obra de vulto
se quiserem a linha Sorocaba até São Paulo está livre, só colocar um trem s 70 por hora acabam os congestionamento na Castelo ,o resto é papo furado
Projetos interessantes, porém deveria focar esforços nos principais. Ou seja nos 4 eixos do TIC e assim já estaríamos em outro patamar. Se sair do papel. De resto é tudo folclore, a começar pelos VLTs. A título de curiosidade, a linha da EMTU com mais usuários no interior é a 5114 Jacareí x SJC pela Dutra. A terceira de maior movimento é a 5116 Jacareí x SJC “por dentro”. Já existe um projeto de VLT pronto ligando essas duas cidades e nem assim saiu do papel. Um dos maiores movimentos pendulares entre duas cidades conturbadas é neste trecho. A população das duas é de quase 1 milhão de habitantes. E mesmo assim tudo parado. Enfim, como eu disse , tomara que pelos mesmos os 4 eixos saiam do papel.
E nem mesmo uma licitação no transporte intermunicipal do Vale do Paraíba, que está vencida há mais de 15 anos, eles fazem. Assim tem que se conviver com aberrações como a Pássaro Marron isolar Jacareí do restante da região.
É urgente ter melhorias no deslocamento entre Jacareí e São José dos Campos, assim como no TIC Leste, uma estação em Jacareí é necessária.
uma coisa que ninguém comenta é que esse governo só anuncia, anuncia, anuncia, e anúncio atrás de anúncio. As únicas coisas que ainda devem sair do papel é a linha 2 e a linha 6
Eixo Leste, dependendo da configuração, pega Guarulhos, Mogi das Cruzes. Jacareí, São José dos Campos e em uma ampliação, Taubaté e Aparecida. Como que é nada tá pouca coisa?
Saia da sua bolha, meu caro.
ele não falou nada disso kkkkkkk
Pergunta de alguem que nao entende nada sobre o assunto: Poderiam reverter o trecho de serra da Imigrantes antiga, apenas para trens, usando os tuneis? Ou o declive mesmo assim e demasiadamente acentuado para trens?
Acho que não meu caro, trem não pode ter muito declive, tanto que a linha de trem de carga que vai pela serra utiliza um sistema de cremalheira para reduzir esse declive, por isso o túnel proposto é muito caro.
Promessas e mais promessas, em 2060 tudo deve estar operando como ele planejou
E a estação Varginha??
oba, funicular na serra do mar
/s
Uma coisa que me incomoda profundamente, se o estado vai bancar, então porque cacetes quem vai operar é o privado?
O ônus é público, o bônus é privado, aaah para né, ou é 100% privado ou 100% público, um ganha enquanto o outro gasta é sacanagem. Já vai sair do estado o dinheiro mesmo, então toca o barco caceta.
Nao acredito mais em nenhum destes políticos, seja qual for, esse Tarcísio quer ser presidente não está preocupado com SP, igual ao Doria.
fala tudo bem? vou dar uma ideia que voce com seu conhecimento e influente com os orgão eu sempre mando msg p dep. governador etc… tipo na Fernão dias poderia levar o metro azul tucuruvi ate a Fernão dias e la fazer um terminal rodoviario para os onibus de cidades pararem ai do que ir ate a rodoviaria do Tiete! e ao lado desta rodoviaria fazer um estacionamento de veiculos tipo predio pois muita gente as vezes vai de carro das cidades e precisa pegar metro! dai as pessoas não precisam mais entrar na dutra e marginal! expandindo essa teoria de mini rodoviarias nas principais entradas de São |Paulo tipo anhanguera, castelo, dutra, imigrantes, ate mesmo no rodoanel! essa solução resolve muita coisa! O problema é saber o interesse oculto das empresas de onibus, taxi, etc ….. tucuruvi em linha reta da 1.4km ate a Fernão, não sei o porque que não fizeram isso ! imaginou que isso resolveria muita coisa ! passa para frente isso para os orgãos ! so arruma o texto pois to escrevendo do celular ! abração tudo de bom !
Cara, isso é com a ouvidora do governo do estado de São Paulo.
Link da Ouvidoria: https://www.ouvidoria.sp.gov.br/Portal/Default.aspx
Terminal Bresser foi construído pra desafogar o Tietê. Foi extinto em cerca de 20 anos pela baixa demanda.
Termjnal Bresser foi construído pra desafogar o Tietê. Foi extinto em cerca de 20 anos pela baixa demanda.
Uma rodoviária na Fernão Dias não iria diminuir o fluxo nem do Tietê e nem do Barra Funda.
O projeto da Linha 4 – Amarela é de 1940 e nem está concluída ainda! Precisa falar mais alguma coisa?
Se não deram jeito nem na linha 17 ouro que ta essa enrolação desde 2014 imagina tudo isso aí, vai sair do governo e não entregpou nem um km de metro.
Prometeram pra Copa do Mundo Masculina, vao entregar na Feminina. Mas e Copa do Mundo tambem!!!
O Brasil optou pelo Rodoviariasmo, e nos últimos 60 anos nenhuma ferrovia relevante foi implantada, a última foi a Norte Sul que ainda não chegou a São Paulo.
Se alguém tivesse a curiosidade de pesquisar antes de votar no candidato Tarcísio 171 indicado pelo ex. presidente fascista que já está junto com Ricardo Nunes, iria facilmente constatar que boicotou São Paulo de forma descarada no período que foi Ministro dos Transportes por quatro anos, lembrando que São Paulo possui 31,2% da arrecadação nacional porém por conta do confronto com Dória e a mando do Mito forjou um atestado de residência em SJC e nem sabia seu local de votação, além de colocar em o último (27º) em investimentos e nem finalizou os dois Viadutos inacabados na Rio Santos em São Sebastião sendo uma reedição do PSDB maquiado com muitas promessas inexequíveis e poucas realizações inclusive com o esquecimento da revitalização e expansão das ferrovias paulistas de cargas com a construção com fechamento do Ferroanel prometidas em campanha e já falou que vai manter o projeto do BRT para substituir a Linha 18-Bronze, mesmo em seu estado de origem que possui o número maior que São Paulo.
E a última deste falastrão forasteiro indicado pelo Bozo, é a mudança da sede do Palácio dos Bandeirantes para o dos Campos Elísios na região da cracolandia, que segundo ele é para facilitar e economizar nos deslocamentos, pois veio aqui só para entregar tudo do nosso patrimônio, haja vista estar dando desconto de ~90% em terras invadidas do Estado pelos ricos fazendeiros na região do Pontal do Paranapanema. De assunção dos riscos pela operadora privada, agora o governo absurdamente finalizou com 90% das receitas do TIC-Campinas!
Recentemente ele até tentou subir o tom ao criticar o Ministério Público por fiscalizações pertinentes e denunciar com clareza estas inumeráveis irregularidades comprovadas por tentar “governar” o Estado.
Para o atual governador loquaz, a prioridade são as concessões atabalhoadas com dispêndios crescentes permanente para o Estado não se importando com rombos financeiros futuros próximos quando não estará mais lá e o número de usuários beneficiados conforme já demonstrados por inúmeros sites.
Acho ótimo que esse projetos, vários deles por muito tempo engavetados em pastas de projetos do Metro (linha 19, 20, 22 e extensões das linhas 4 e 5) e da CPTM (extensão da linha 12 até Suzano e linha 13 até Cezar Souza, além dos vários projetos de trens regionais, principalmente os que contornam sp), mas fico preocupado com a falta de um esforço, visto por muitos como fundamental, para elaborar um arcabouço jurídico e econômico integrado que viabilize a sustentabilidade desses projetos a longo prazo. Para mim essas promessas, apesar dos seus ganhos sociais, se feitas da forma que estão sendo feitas só irão endividar ainda mais o estado, que já tem uma divida maior que o próprio PIB.
A ver se será verdadeira essa inversão do início das obras da Linha 20-Rosa. Faz sentido inverter, pois só de haver uma ligação direta da linha 10-Turquesa (especialmente se tivermos efetivamente um início das obras da linha 14-Ônix) diretamente com a Linha 1-Azul, já irá desafogar um pouco a Linha 3-Verde, que já estará saturada com a extensão até a Penha.
Nas linhas urbanas, eu pessoalmente priorizaria as “pequenas extensões”, mas que já seriam de grande ajuda: Linha 2 até Cerro Corá, Linha 5-Lilás, tanto o lado do Jardim Ângela, quanto a ligação até a linha 10 na estação Ipiranga (outra obra subestimada, que será de grande ajuda para aliviar um pouco a linha 2).
De resto, muito projeto “requentado”, mas se sair, já é um avanço.