A autorização para que o governo do estado busque um financiamento de até R$ 2,72 bilhões para viabilizar a expansão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela tornou-se lei nesta quarta-feira, 26.
O governador Tarcísio de Freitas promulgou a Lei nº 18.147, que havia sido aprovada pela Assembléia Legislativa em votação ocorrida em 11 de março.
Com isso, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) poderá fechar contratos de empréstimos com “instituições financeiras nacionais, organismos multilaterais ou bilaterais de crédito, agências de fomento, bancos privados nacionais, agência multilateral de garantia de financiamentos”, como consta na lei.
A maior parte dos recursos, no entanto, virão da Caixa Econômica Federal (CEF), com previsão de um montante de R$ 1,74 bilhão por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Os recursos, no entanto, não cobrirão todo o investimento necessário para levar a Linha 5 de Capão Redondo até Jardim Ângela.
Com quase 5 km e duas estações, a extensão deve custar ao menos R$ 3,5 bilhões em valores antes da mudança do projeto.
A responsabilidade pela implantação será da ViaMobilidade, concessionária que opera o ramal de metrô. A previsão de início das obras é no segundo trimestre e a conclusão, em 2029.
finalmente!
depois de tanto… !
Custo muito alto para um benefício minúsculo. A conta não fecha
Até pq a extensão precisa ser hipermegalotada para ser útil, né…
Com o mesmo valor, o Metrô poderia atender a mais pessoas na mesma região e com uma solução de média capacidade com maior extensão e estações.
mais um capítulo de “estado mínimo, privatizando o governo deixa de gastar”.
ainda estou esperando o ICMS e outros impostos estaduais baixar com tanto investimento privado e redução do custo do estado