O governo do estado está debruçado em tirar do papel quatro projetos de Trem Intercidades em São Paulo e que estão em gestação há vários anos.
O primeiro, o TIC Eixo Norte (SP-Campinas), já tem contrato assinado e a concessionária responsável, TIC Trens. A previsão é que o trem regional (expresso) comece a operar em 2031.
O segundo será o TIC Eixo Oeste (da capital até Sorocaba) e que terá os trâmites para o leilão ocorrendo neste ano. Na sequência virão o TIC Eixo Leste (até São José dos Campos) e o mais desafiador TIC Eixo Sul (para Santos).

Mas o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já trabalha para que os trens regionais sejam implantados em outras partes do estado. São sete projetos que já fazem parte oficialmente dos estudos.
O site MetrôCPTM mostrou a maior parte deles em novembro passado, mas há outros projetos incluídos.
São eles o Trem Intercidades Campinas-Araraquara, São José dos Campos-Taubaté e Santos-Cajati.

Volta da ferrovia na Baixada Santista e Vale do Ribeira
O primeiro sugere aproveitar o eixo ferroviário que passa por cidades como Sumaré, Limeira, Rio Claro e São Carlos até chegar à Araraquara.
A extensão entre São José dos Campos e Taubaté é pequena e totalmente viável após a primeira fase do TIC Eixo Leste.
Já o terceiro trata-se do resgate da antiga ferrovia Santos-Cajati, que ligava a Baixada Santista ao Vale do Ribeira.

Esse projeto teria um grande potencial turístico além de ajudar a região a se desenvolver. A ferrovia, que operou com passageiros até 1997, foi desativada em 2003 também para o transporte de cargas.
Além dos citados, a gestão estadual planeja o Trem Intercidades Marília-Sorocaba, passando por Botucatu e Bauru, o serviço Sorocaba-Campinas via Itu, Salto e Indaiatuba, e o Campinas-Ribeirão, com uma extensão até Franca.
Contudo, com tantos empreendimentos na fila para serem leiloados, é de se esperar que esses projetos de trens regionais só sejam viabilizados a partir da próxima década.
E com esse modelo de expansão ficamos com uma malha segregada, ramificada e sem possibilidade de conexões diretas. Quem quiser vir de araraquara até são paulo passando por campinas vai ter que usar dois serviços diferentes e provavelmente segregados com uma baldeação ou, no pior dos casos, duas estaçoes diferentes com necessidade de pegar um onibus para ir de uma a outra.
Mas como não existe planejamento de longo prazo por todos e quaisquer tipos de governo, ficamos com uma malha fragmentada que sairá nas pressas de prantos e barrancos, e com a impossibilidade de viabilizar algo melhor ou mais visionario no futuro, pelomenos até o fim das concessões.
Teria sido muito melhor um modelo parecido com a europa, onde o estado gerencia a infraestrutura e as operadoras gerenciam a frota e operação, pagando uma tarifa pelo uso das vias. Permitindo que uma unica operadora possa atravessar diferentes linhas ferreas, diferentes paises e regiões, facilitando a vida do passageiro.
Isaac, grande parte do seu comentário se baseia em fatos que não estão na matéria.
Sim, de fato, acho que foi mais uma reflexão ao que ficar atento e a como esse modelo da malha poderá sair no pior dos casos. Não sabemos ainda ao certo como será essa implantação (e se de fato ocorrerá), e pode muito bem haver esperança dos sistemas usarem ETCS e permitirem o compartilhamento de vias de diferentes operadoras. Só o tempo dirá.
Antigamente para se inaugurar uma obra, era necessário se construir a infraestrutura e entregá-la operante.
Agora “obra” é qualquer projeto entregue em concessão, independente de quando e como será construída, e se é que será mesmo construída.
Esse é o “jeito Tarcisio” de governar…
ja faz tempo que se criam projetos para esses trens de passageiros. Sorte dessas empresas de projetos que faturam muito dinheiro. Nada e executado mas no proximo govêrno novos projetos aparecerão. O melhor e esquecer esses trems de oassageiris e investir nos trens de carga. E muito mais viavel economicamente.
No passado as ferrovia eram construída sem a tecnologia de hoje foi e é usada at6 hoje
Agora até pra construir ferrovia de papel demora uma eternidade vai sonhando que vai ter licitação
Só papo furado
Quantos mandatos Tarcísio precisa para implementar tudo isso!? Sonhar é bom mas já está parecendo mais utopia …
Quem disse que o Tarcísio precisa estar no governo para se concretizar, basta os governadores seguintes darem continuidade ao projeto. o legado fica para os próximos. O importante é desenvolver o Estado.
mas não é tão simples assim Raphael, pq quando muda a gestão e quem tá no poder, realizar um plano de uma gestão passada e recente acaba virando propaganda política pra gestão anterior, supostamente.
seria incrível se eles tivessem o foco no desenvolvimento do estado, mas no fim o foco geralmente está em outros assuntos.
vai ter trem até a lua ….
pode acreditar, essa notícia vem do mesmo cara q que asfaltou 10 metros de rodovia no DNIT, que não construiu um centímetro de ferrovia quando ministro, e agora vai fazer dezenas de trens intercidades e trem para tudo q é lado num passe de mágica.
quem quiser q compre essa ideia ….
Criar projetos nao é um novidade desse governo, todos fazem a mesma coisa, ja foram inauguradas a maquete da ponte santos-guaruja e o projeto do trem bala SP-RJ, Angra 3, Transamazônica…, apenas para citar alguns abrangendo vários governos, A diferença é que agora alguns estao saindo, linha 17, linha 6 e extensão da linha 2 e 15 prata o próprio tic SP-Campinas ja começa a ser bem encaminhado. Se continuar assim o futuro parece promissor.
Este portal ainda da bola para essas lorotas.
Tem muito anúncio pra pouca obra em, já li esse ano uns 10 projetos de tudo quanto é coisa e até agora só temos a Linha 2 Verde, Linha 6 Laranja e linha 17 Ouro que são obras de governos passados ainda. Anunciar até jornal anuncia….povo quer ver acontecer.
Esse ano deve começar as obras da nova expansão da Linha 2 até Guarulhos, expansão da Linha 4 e expansão da Linha 5…e possivelmente +2 expansões da Linha 6, TIC-Sorocaba e a Linha 16
Pensando na integração regional e no atendimento das principais cidades do Interior Paulista, o ramal sul, entre Sorocaba e Marília, deveria ser estendido até Presidente Prudente. Além disso, mais uma linha interligando Araçatuba, Bauru, Jaú, Araraquara, Ribeirão Preto e Franca. Por fim, a extensão do ramal de Araraquara até São José do Rio Preto.
Cruz credo! Quanto pessimismo nos comentários…
Pessoal reclama dos gestores, mas quando resolvem fazer planejamento de longo prazo, confundem as coisas. Planejamento de longo prazo é assim mesmo, cheio de incertezas e mudanças, mas é preciso ser feito.
Eu considero essa estratégia vai potencializar as grandes cidades do interior, tornando-as mais atrativas para investimentos públicos e privados. Junto a isso, vai desconcentrando da RMSP.
Certamente já sabem do “custo Grande São Paulo” e o quanto deixa de gerar de riqueza por ter trânsito congestionado, pessoas levando duas horas chegar ao trabalho, etc.
Já passou da hora de virar a chave e fazer o interior crescer e trazer uma nova dinâmica econômica e social para o nosso estado.
Sim, não é a solução perfeita, mas vai trazer grandes melhorias.
Outra coisa que adicionaria a estes projetos seriam dois trens de interestaduais:
– SP/Curitiba (provavelmente ligando no novo ramal em Cajati)
– SP/Sul de Minas (passando pelo Circuito das Águas/Malhas até Poços de Caldas/MG)
Não há planejamento estatal em São Paulo desde o fim da Emplasa, EMTU, Dessa, do esvaziamento da Secretaria de transportes metropolitanos.
Todos esses projetos são requentados e não possuem força para desenvolver o interior.
Torço para que o Estado de SP inteiro esteja integrado por trem. Imagina você trabalhar na capital e morar em Presidente Prudente, com um trem de alta velocidade isso já é possível. Ou morar em Presidente Prudente e ir curtir uma praia e no mesmo dia voltar pra casa? Só trem de alta velocidade resolve isso.
A linha 8 poderia ser expandida até Mairinque podendo ser integrada à linha que ligaria Sorocaba a Campinas.